Eleições 2022

Política

Pesquisa Futura: capixaba quer mais ônibus e saúde como prioridade de novo governador

Levantamento encomendado pela Rede Vitória à Futura Inteligência mostra os desejos de melhorias dos eleitores do Espírito Santo para os próximos anos

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

O período eleitoral é importante para ouvir as propostas dos candidatos para o desenvolvimento do país e do Estado. Uma pesquisa encomendada pela Rede Vitória mostra os desejos dos eleitores do Espírito Santo para os próximos quatro anos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O levantamento realizado pela Futura Inteligência aponta que, entre os desejos do eleitor capixaba, estão melhorias na área da saúde, educação e segurança.

Aos entrevistados, foi apresentada uma lista com diversas áreas sociais. Questionados sobre quais delas deveriam ser consideradas as três prioridades do Governo do Estado, os eleitores apontaram, em primeiro lugar, a saúde (76,7%). Em seguida, aparecem educação (66,5%) e segurança pública (61,2%).

A presidente da Comissão de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo, Clenir Sani Avanza, explica que a pandemia ajudou a população a entender a importância das políticas públicas na área da saúde.

"Se você não tiver saúde, não precisa de educação, não precisa de segurança. A população que conviveu com a pandemia entendeu que ela precisa priorizar a saúde. É um absurdo o tempo de espera e ausência de acesso à algumas especialidades", afirmou.

>> Clique aqui e acompanhe a cobertura das eleições de 2022

Para a especialista, algumas ações já conhecidas precisam ser colocadas em prática. 

"O próximo governador precisa pensar na saúde pública com soluções possíveis. É preciso ter uma gestão mais célere e menos burocrática. Os procedimentos na saúde não podem esperar. O segundo ponto que deve ser priorizado pelo governante é reduzir a dificuldade de acesso aos especialistas. Também é preciso organizar a regularização da ação do Estado para que pacientes não saiam do interior para serem atendidos na Capital", pontuou.

Transporte público: frota maior é um dos pedidos dos eleitores do ES

Quando o assunto é transporte público, a maioria dos eleitores do Espírito Santo acreditam que a propriedade do próximo governo deve ser o aumento da frota de coletivos.

A maioria, cerca de 38,8%, acredita que o aumento no número de ônibus disponíveis pode ajudar a resolver os problemas no transporte. Ampliar o número de linhas e os horários de circulação também deve ser prioridade.

Foram ouvidos 600 moradores do Espírito Santo com 16 anos ou mais entre os dias 05 e 10 de setembro deste ano. As entrevistas foram realizadas por telefonia assistida por computador. As pessoas ouvidas puderam escolher mais de uma opção. 

O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pontos moeda