Política

Pesquisa Futura: saiba o que pensa o eleitor sobre saúde pública no ES

Levantamento encomendado pela Rede Vitória à Futura Inteligência mostra os desejos de melhorias dos eleitores do Espírito Santo para os próximos anos

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

A pandemia da covid-19 mostrou à população mundial a importância de uma boa infraestrutura em hospitais e profissionais qualificados na área da saúde. No Brasil, o atendimento das pessoas pode ser realizado em postos de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais públicos.

Um levantamento realizado pela Futura Inteligência a pedido da Rede Vitória aponta algumas melhorias que podem ser realizadas neste segmento. A maioria dos eleitores do Espírito Santo ouvidos pela pesquisa desejam aumento no número de profissionais (37,8%) para atender a população. 

Aumentar os investimentos na área (29,0%) e melhorar a qualidade do atendimento (21,7%) foram outros pontos apontados pelos eleitores. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Para o doutor em Saúde Pública e professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Thiago Dias Sarti, a pesquisa reflete a preocupação da população capixaba com o atendimento cotidiano.

"O eleitor está preocupado, de forma muito prática, com o que ele vai encontrar no serviço de saúde quando precisar. Ele está preocupado com o dia a dia, se a necessidade dele será atendida ou não", disse.

Veja abaixo dados da pesquisa: 

Com envelhecimento da população, atenção aos serviços públicos de saúde é essencial

Thiago afirma que os três principais fatores pontuados pelas pessoas ouvidas na pesquisa refletem justamente o que os estudos de especialistas na área apontam como fundamentais para desenvolvimento do segmento. 

Ele lembra ainda que, com o envelhecimento da população, a atenção aos serviços de saúde é primordial e, por isso, é tão importante debater e colocar ações para melhoria da saúde pública em prática. 

"As pessoas pontuaram três coisas importantes na pesquisa: aumentar financiamento; aumentar o número de profissionais; e aumentar a qualidade do cuidado. Quando a gente estuda, observa que, de fato, esses são os gargalos do serviço público. Mesmo já tento investimentos elevados, a gente sabe que a população, que está envelhecendo e sofre cada vez mais de doenças cronicas, precisa de atendimento de saúde de qualidade."

LEIA TAMBÉM: Pesquisa Futura: eleitor do ES quer professor qualificado que ganhe salário maior

O levantamento ouviu 600 moradores do Espírito Santo com 16 anos ou mais entre os dias 05 e 10 de setembro deste ano. As entrevistas foram realizadas por telefonia assistida por computador. As pessoas ouvidas puderam escolher mais de uma opção dentre as apresentadas.

O índice de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pontos moeda