Eleições 2022

Política

Posso votar? Saiba se o seu título está regular!

O eleitor pode verificar a regularização do título por meio do portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título

Foto: Divulgação

Faltando apenas 12 dias para o 1° turno das eleições de 2022, muita gente ainda não sabe se estão aptas a exercer um dos mais importantes papéis de cidadão: votar. 

Para realizar a consulta é necessário acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral. É preciso do nome completo, número do título de eleitor ou CPF.

Além da opção do portal, também é possível verificar através do aplicativo e-Título, que também é válido como um título eleitoral digital e está disponível gratuitamente.

Pode ser acessado apenas com o número de CPF, então não é preciso saber o número do seu título de eleitor. O aplicativo pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Quer saber se está regular? Clique aqui 

Existem três situações que podem determinar se você está elegível ou não para as eleições. Saiba os status existentes abaixo:

Regular: Você poderá votar nas próximas eleições;
Cancelado: Você não poderá votar.
Suspenso: você não poderá votar e o título permanecerá suspenso até o cumprimento da restrição legal imposta. 

Além dessas três situações, o título também pode estar quite ou sem quitação. Mas o que isso significa? Quite indica que o eleitor não contém nenhuma multa eleitoral a pagar. Já sem quitação, nesta situação, significa que o eleitor deve pagar uma multa eleitoral.

Após a consulta, se o título estiver com o status cancelado, a partir de 8 de novembro o eleitor poderá entrar em contato com a Justiça Eleitoral para regularizar o seu título de eleitor.

*Texto da residente Gabriela Ribeiro, sob a supervisão de Daniella Zanotti



Pontos moeda