Política

Frente Brasil Popular reúne 700 manifestantes em Belo Horizonte

Redação Folha Vitória

Belo Horizonte - A Frente Brasil Popular reuniu hoje cerca de 700 manifestantes, conforme a Polícia Militar, em protesto na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, ao mesmo tempo contra e a favor do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

A frente, que reúne o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a União Nacional dos Estudantes (Une), a Central Única dos Trabalhadores (Cut) e integrantes de partidos da base da presidente, se coloca contra a tentativa da oposição de tentar o impeachment de Dilma, mas também faz fortes críticas à política fiscal do Palácio da Liberdade.

O protesto foi também em defesa da Petrobras, segundo os organizadores. A estatal completou ontem 62 anos. "Querem usar os problemas encontrados na empresa para justificar sua privatização. Não é assim. O caminho é fazer com que a empresa cresça. É isso é possível, principalmente por conta do pré-sal", avalia o deputado estadual Rogério Correia (PT). "Em um momento como esse, a data (aniversário da Petrobras) não pode passar em branco. O parlamentar é um dos integrantes do partido da presidente que defendem a saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. "Acho que a política fiscal do governo tem que mudar e, nesse sentido, o ministro tem que sair", avaliou o parlamentar.

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Marcelino Rocha, afirmou que daqui em diante a frente irá para as ruas com frequência, contra o impeachment da presidente mas, também, para pressionar o governo a não adotar medidas, dentro do ajuste fiscal, que retirem direitos dos trabalhadores. "Faremos manifestações sempre que avaliarmos que a ordem constitucional está em risco e a qualquer momento em que o governo, a Câmara Federal ou o Senado ameaçarem cortar direitos da classe trabalhadora.

A Frente Brasil Popular foi criada em Belo Horizonte em 5 de setembro e reúne, além de movimentos sociais e centrais sindicais, partidos da base da presidente Dilma como o PT e o PC do B. No início da tarde, os manifestantes fizeram passeata até a Praça Sete, também na Região Central de Belo Horizonte.

Pontos moeda