Locutor busca apoio em Brasílai para aprovar PEC que garante mais poder ao Legislativo

Política

Locutor busca apoio em Brasílai para aprovar PEC que garante mais poder ao Legislativo

Durante o dia o capixaba se reuniu com Eduardo Cunha, com o ministro Gilberto Kassab, com o relator Antônio Anastasia, com outros senadores tucanos e com o também capixaba Ricardo Ferraço

Locutor cumpriu agenda com diversas lideranças em Brasília Foto: Divulgação/Assembleia

O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual Sandro Locutor (PPS), cumpriu uma agenda extensa nesta terça-feira (13) para tentar aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta as prerrogativas dos legislativos estaduais.

Durante todo o dia o parlamentar capixaba se reuniu com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, com o senador relator da PEC, Antônio Anastasia (PSDB), com os senadores também tucanos Aécio Neves, José Serra e Aloísio Nunes e com o senador capixaba Ricardo Ferraço (PSDB).

“Embora a matéria ainda esteja no Senado, eu e o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), que também preside o Colegiado de Presidentes de Assembleias, conversamos com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), que disse que poderemos contar com o apoio dele”, contou Locutor.

Sandro Locutor esteve com o ministro das Cidades em um almoço na Embaixada do Líbano e dele teria ouvido que se esforçaria em aglutinar apoios.

“O ministro das cidades ficou de conversar com membros do PSD para que seja aprovada a nossa PEC”, disse o presidente da Unale.

Segundo Sandro Locutor, a proposta ampliaria a responsabilidade dos legislativos estaduais em assuntos como trânsito, assistência social e direito agrário, entre outros.

O presidente da Unale explicou que a PEC foi assinada por 16 assembleias legislativas, o que segundo preceito constitucional é passível de apresentação.

“Devo salientar que mesmo que a PEC seja aprovaga, os deputados estaduais querem trabalhar com a mesma estrutura e sem aumento de custo desafogando o Congresso Nacional nas matérias em que forem concorrentes”, frisou Locutor.

Ainda na agenda do dia, Sandro Locutor e Fernando Capez se reuniram com o vice-presidente Michel Temer, que é um constitucionalista.

Os parlamentares Vicentinho Alves (PR-TO) e Sérgio Petecão (PSD-AC) também se encontraram com Locutor. E com Capez estiveram reunidos Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS) 

Nesta quarta-feira haverá uma paralisação nos legislativos estaduais para que parlamentares possam se juntar à Unale. Do Espírito Santo confirmaram presença na Capital Federal os deputados Janete de Sá (PMN), Da Vitória (PDT) e Cacau Lorenzoni (PP)