Política

TCU confirma análise de contas de Dilma na próxima quarta-feira

argumento principal é que a presidente cometeu crime de responsabilidade ao permitir manobras como as pedaladas fiscais, caracterizadas como irregulares pela área técnica do TCU

Redação Folha Vitória
TCU fará análise técnica das contas da presidente Foto: Divulgação

Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou nesta sexta-feira, 02, que os ministros da corte vão se reunir na próxima quarta-feira, 7, para emitir o parecer prévio sobre as contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. A votação ocorrerá em sessão extraordinária, a partir das 17 horas. O ministro relator do processo, Augusto Nardes, já distribuiu seu voto e o relatório da unidade técnica. Conforme adiantou o jornal O Estado de S.Paulo, Nardes recomendou a rejeição das contas. Os demais ministros podem seguir ou não a proposta do relator.

O argumento principal é que a presidente cometeu crime de responsabilidade ao permitir manobras como as pedaladas fiscais, caracterizadas como irregulares pela área técnica do TCU.

Em junho último, o TCU fez um primeiro pedido de esclarecimentos sobre as contas de 2014, com prazo de 30 dias para resposta. O prazo foi estendido em duas oportunidades, após inclusão de novos fatos ao processo.

A análise técnica das contas do governo é realizada anualmente pelo TCU e faz parte de uma atribuição definida na Constituição de 1988. Após sua conclusão, o parecer é enviado ao Congresso Nacional, que tem a competência para emitir o julgamento das contas. A oposição conta com a rejeição para que abra um processo de impeachment contra a presidente Dilma.

Pontos moeda