Política

Presidente da comissão declara aberta reunião que votará texto do teto de gastos

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente da Comissão Especial que analisa a PEC do teto de gastos, deputado Danilo Forte (PSB-CE), declarou pouco depois das 11h desta quinta-feira, 6, aberta a reunião que votará o texto da proposta. O relatório foi apresentado por Darcísio Perondi (PMDB-RS) na última terça-feira (4). Apesar disso, o resultado deve ser conhecido apenas no início da noite, após as discussões. "Essa sessão não tem hora para acabar. Se emendar hoje e amanhã (sexta-feira), não tem problema", disse Forte.

Principal medida de ajuste fiscal do governo do presidente Michel Temer, a PEC 241, que institui um teto de gastos pelos próximos 20 anos, passa nesta quinta-feira pelo primeiro teste. O governo espera vitória na comissão e já prepara o terreno para que o texto seja aprovado no plenário durante a votação em primeiro turno, no próximo dia 10, e em segundo turno, dia 24.

Líderes da base e o próprio presidente Temer têm feito esforço para garantir vantagem no resultado, até porque o primeiro turno de votação da PEC antecede um feriado, e o segundo turno, as eleições municipais.

Pelo menos sete partidos da base aliada já fecharam questão pela aprovação do teto no plenário da Câmara: PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PTB e PSC. Com isso, o governo espera ter 266 votos dos 308 necessários. Há ainda a expectativa de que DEM e Solidariedade declarem apoio da bancada. O PSB não fechou questão, mas 75% dos deputados devem votar pela aprovação do texto.

Pontos moeda