Eleições 2018

Política

Após resultado das urnas, candidatos ao governo agradecem apoio dos capixabas

Os candidatos não eleitos no pleito deste ano também destacaram que o serviço em prol da população capixaba continua

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória

Renato Casagrande, candidato do PSB ao governo do Espírito Santo, foi eleito neste domingo (07), no primeiro turno das eleições. Com 100% das urnas apuradas, o socialista foi escolhido por 1.072.224 capixabas, o que corresponde a 55,49% dos votos válidos. O novo mandato de Casagrande será referente aos anos de 2019 a 2022.

Após o resultado oficial, os demais candidatos ao cargo emitiram notas, na qual agradeceram o apoio ao povo capixaba pela confiança. Eles também destacaram que o serviço em prol da população capixaba continua.

O deputado federal Carlos Manato (PSL) foi o segundo colocado nas urnas. Com 525.973 votos (27,22%), ele destacou, em seu pronunciamento após o resultado, que em uma pesquisa eleitoral divulgada no dia anterior à votação, estava com 14% das intenções de voto, resultado inferior ao que ocorreu na eleição. 

Veja a nota completa:

Encerramos esta campanha com a sensação de dever cumprido. Demos ao povo capixaba a oportunidade de escolha e a decisão das urnas é soberana. Agradeço, sinceramente, os mais de 500 mil capixabas que acreditaram em nossa proposta e confiaram a mim este voto. Foi uma grande honra contar com o apoio de todos vocês. Mas essa eleição deixou claro como as pesquisas eleitorais não mostram a realidade das ruas. Ontem, numa pesquisa, apareci com 14% de intenção de votos, hoje, as urnas mostraram que eu tinha mais de 27%. Espero que o povo perceba isso e, a partir de agora, deixe de dar tanta importância para esses números apresentados por pesquisas.
Nossa missão partidária foi concluída com muito sucesso. Fizemos uma deputada federal, a Dra. Soraya Manato, e 4 deputados estaduais, Delegado Danilo Bahiense, Capitão Assumção, Coronel Alexandre Quintino e Torino Marques. Isso é uma grande conquista para o nosso partido, o PSL. Somos muito gratos ao povo capixaba por essa grande oportunidade! Agora é momento de concentrar nossos esforços, para fazermos Jair Messias Bolsonaro, o nosso Presidente da República.

A candidata do PT, Jackeline Rocha, também agradeceu o apoio dos capixabas e, em especial, a militância do partido. Ela teve 7,38% dos votos válidos, o que corresponde a 142.654 eleitores. No pronunciamento, ela lembrou que esta foi a primeira vez que concorreu ao cargo do executivo estadual nas eleições. Confira o pronunciamento da candidata:

Quero agradecer todo o apoio que recebi, da militância do partido dos trabalhadores, e ao PT, que me deu a confiança para essa missão de ser candidata ao governo do estado, sendo a primeira vez que eu disputo um pleito eletivo. Quero de coração agradecer a todos que contribuíram, e me deram a honra de ter o voto, isso foi muitíssimo importante. Quero agradecer a todos os capixabas pelo apoio na campanha, quero reiterar a intenção do Partido dos Trabalhadores ao colocar minha candidatura no pleito, que é a intenção de ter um estado cada vez mais participativo, inclusivo, um estado em que o desenvolvimento econômico e social caminhassem de forma sustentável e intensa, para que o emprego, a saúde educação e segurança estejam voltados para todos e todas, e não apenas uma pequena parcela da população. Então foi uma caminhada de muita luta, uma caminhada incansável, para levar também o nome do nosso partido, do companheiro Haddad, que substitui o Lula nessas eleições, e que sabemos que o PT tem um legado, e que nós queremos disputar de forma respeitosa, porque sabemos que a vida dos capixabas e dos brasileiros pode ser melhor, sabendo que propostas olhando e visando o povo sem de fato realizadas, e aqui não pode ser diferente. Eu amo esse estado, meu estado, e é aqui que eu quero fazer o melhor, não apenas às pessoas que estão ao meu redor, mas também todos aqueles e aquelas que precisem de fato da mão do estado realize políticas públicas, para tornar o Espírito Santo um lugar cada vez mais próspero.

Rose de Freitas (PODE) obteve 105.754 votos (5.47%). A candidata destacou, em seu pronunciamento, que continua trabalhando em prol do Espírito Santo, seguindo no mandato de senadora. Veja o que disse a candidata:

Quem tomou conhecimento da nossa candidatura ao Governo, expressou claramente a vontade de que eu continue como senadora. Não pude me afastar do Congresso e tenho certeza que um conjunto de fatores prejudicou sobremaneira a nossa candidatura. Portanto, a minha trincheira de luta pelo povo capixaba continua no Senado Federal, nestes tempos desafiadores do Brasil. Prevaleceu o que importa na democracia: a vontade soberana do eleitor.

O candidato Aridelmo Texeira (PTB) também agradeceu o apoio da população capixaba. Ele registrou 3.25% dos votos válidos, correspondente a 62.821 eleitores. No pronunciamento, Aridelmo destacou as necessidades do Estado por mais Educação, Saúde e Segurança. Confira a nota completa:

Quero agradecer a todos que acompanharam a Marcha do 14 e a confiança em mim depositada nas urnas neste domingo. Foram mais de 62 mil votos de pessoas que confiam na renovação política para o Estado e um Brasil melhor. Muitos eu tive a honra de poder cumprimentar pessoalmente ou dialogar via debates, entrevistas, palestras ou reuniões. Vivi os últimos 45 dias intensamente, com uma agenda que, muitas vezes, me fez dormir ou comer pouco. Não consigo descrever o meu crescimento e realização pessoal com tudo que aprendi. Escrevemos mais uma linda página na história do Espírito Santo, através de um discurso moderno, íntegro, com inovação política e feito para todos os capixabas. Como democrata, respeito a vontade da maioria. Neste momento, desejo que a gestão Casagrande seja bem melhor do que a anterior. Precisamos de muito mais Educação, Saúde e Segurança. Precisamos de um Espírito Santo preparado para as oportunidades do presente. A Força Do Agora. Precisamos de eficiência e desenvolvimento para o futuro. Vou torcer, e acompanhar de perto as ações do governo, para fazermos o Estado do Espírito Santo se tornar o melhor local deste país para morar, estudar e trabalhar. Vamos juntos!

André Moreira (PSOL) registrou 1.18% dos votos válidos no Espírito Santo (22.875). O candidato lembrou, em pronunciamento, das propostas de representar diversos movimentos sociais presentes no Estado. Leia a nota completa:

Primeiramente, como defensores da democracia, respeitamos o processo eleitoral e acolhemos o resultado das urnas, que representa a vontade do povo. Mas não podemos deixar de registrar neste momento nossa desesperança com o futuro do Espírito Santo. Como reafirmamos durante toda a campanha, o projeto vencedor não está alinhado aos anseios da maioria da população capixaba, que, na nossa avaliação, necessitava de mudanças urgentes e profundas no atual modelo de desenvolvimento.
Há décadas esse modelo privilegia as elites empresarias em detrimento das demandas do povo capixaba, sobretudo dos mais pobres, que no plano de governo do PSOl seriam prioridade.
O PSOL, no entanto, manterá seu compromisso de fiscalizar o futuro governo e seguirá defendendo os direitos fundamentais dos segmentos mais vulneráveis da sociedade.
Encerramos o processo eleitoral convictos de que fomos coerentes às nossas posições ideológicas e princípios. Temos orgulho da Frente de Esquerda Socialista (PSOL-PCB) e de todas as nossas candidatas e nossos candidatos que integram essa coligação. A Frente cumpriu seu papel de representar nesta eleição coletivos da juventude, de negro e negras, de LGBTQ, dos movimentos sindicais e sociais entre outros segmentos alinhadas à defesa incondicional dos direitos e das liberdades.
Entramos nesta disputa dispostos a apresentar um novo projeto à sociedade capixaba. Acreditamos que nesse propósito saímos vencedores. Vamos seguir lutando para construir uma sociedade mais justa e igualitária onde as pessoas sejam sempre prioridade.
Vamos em frente. A Luta continua!
Pontos moeda