Política

Veja quem os deputados federais eleitos no ES apoiam na campanha à presidência no 2º turno

Cinco dos dez deputados eleitos para a Câmara Federal já revelaram apoio ao deputado Jair Bolsonaro

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória

Diante do resultado do primeiro turno das Eleições 2018, que confirmou o segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no próximo dia 28 de outubro, alguns deputados federais eleitos no Espírito Santo já revelaram apoio aos presidenciáveis.

Segundo um balanço feito pelo jornal online Folha Vitória, com base nos dados repassados pelas assessorias dos candidatos, até o momento, cinco dos dez deputados eleitos para a Câmara Federal, demonstram apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro, que teve 46,06% dos votos válidos no último domingo (7). Até então, um deputado eleito revelou apoio à Fernando Haddad, que ficou com 28,43% dos votos.

Veja como vota cada um dos candidatos na eleição presidencial:

Lauriete Rodrigues Malta (PR)
Eleita Deputada Federal pela primeira vez em 2010 pelo PSC, Lauriete foi eleita com 51.983 votos no Espírito Santo neste ano. Segundo a assessoria, a deputada vota em Jair Bolsonaro pela luta do presidenciável em defesa da família e, inclusive, faz campanha para ele junto ao marido, Magno Malta.

Soraya Manato (PSL)
A candidata Soraya de Souza Manato, já disputou o governo do Estado e, pela primeira vez, é eleita para um cargo eletivo, com 57.741 dos votos. De acordo com a assessoria, a deputada também vota em Jair Bolsonaro e pretende dar apoio a ele na Câmara, caso seja eleito no segundo turno, para fortalecer a gestão do presidenciável.

Amaro Neto (PRB)
Deputado federal eleito com maior votação do Estado, com 181.813 votos, Amaro Neto aguarda um posicionamento do PRB Nacional. De acordo com a assessoria do deputado, no primeiro turno das eleições a coligação esteve com o candidato Jair Bolsonaro. No entanto, até o momento, o apoio não foi confirmado.

Helder Salomão (PT)
Único petista eleito para uma vaga na Câmara Federal , com 73.384 votos, Helder Salomão já declarou apoio ao colega de partido Fernando Haddad. Segundo a assessoria, o voto é "pelo fim do retrocesso, em defesa dos direitos do povo brasileiro e para que o amor vença o ódio."

Paulo Foletto (PSB)
Eleito com 55.957 votos, o deputado Federal Paulo Foletto ainda não decidiu quem apoiará no segundo turno. Segundo a assessoria do parlamentar, no primeiro turno o partido deixou a decisão em aberto e ainda é cedo para ter essa definição.

Sergio Vidigal (PDT)
Eleito com 73.030 votos , Sergio Vidigal foi o mais votado para a Câmara dos Deputados em 2014, com quase 162 mil votos. De acordo com a assessoria de imprensa, ele ainda não se manifestou em relação ao segundo turno e aguarda uma reunião do partido para discutir a pauta. 

Felipe Rigoni (PSB)
Primeiro deputado federal deficiente visual eleito no Brasil, Felipe Rigoni ficou em segundo lugar como o deputado mais votado do Estado, com 84.405 votos. Sobre o apoio, Rigoni ainda não definiu quem irá apoiar no segundo turno da eleição presidencial.

Norma Ayub (DEM)
Norma Ayub, que teve 56.156 votos como candidata a deputada federal, também declarou apoio a Jair Bolsonaro para o segundo turno das Eleições 2018.  "Eu apoio o Bolsonaro porque acredito que com ele teremos um Brasil com mais segurança e como colega na Câmara Federal vejo que o seu objetivo, e as suas propostas, irão de fato mudar o Brasil para muito melhor", destacou a deputada. 

Da Vitória (PPS)
Da Vitória obteve 74.787 votos, o terceiro mais votado. De acordo com a assessoria do deputado, Da Vitoria não concorda com os rumos que o PT deu ao país, com os inúmeros casos de corrupção de membros do partido e que irá apoiar Jair Bolsonaro, militar e que prioriza a segurança pública, mesma bandeira levantada por Da Vitória.

Evair de Melo (PP)
O deputado reeleito Evair de Melo informou que mantém apoio ao candidato do PSL Jair Bolsonaro. "Já tenho apoio declarado ao Bolsonaro desde o primeiro turno. Assim que polarizou a disputa, eu não tive dúvida. Decidi pelo Jair".