Política

Prefeito e secretário de Piúma são afastados por 90 dias após operação do MPES

Eles são investigados por organização criminosa, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, além de corrupção ativa e passiva

Foto: Divulgação
José Ricardo foi afastado da Prefeitura de Piúma por 90 dias após a operação do MPES

O prefeito de Piúma, José Ricardo Pereira da Costa, e o secretário municipal de Obras e Serviços, André Layber Miranda, foram afastados dos cargos por 90 dias. Eles estão entre os investigados na Operação Rubi II, deflagrada nesta quinta-feira (17) pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). 

De acordo com o MPES, o objetivo da operação é desarticular e colher provas relativas à atuação de uma organização criminosa constituída para lesar os cofres públicos de Piúma. Os suspeitos são investigados por possível direcionamento licitatório em favor de pessoas jurídicas contratadas, pagamento de vantagem indevida a agentes públicos e superfaturamento de contratos administrativos de prestação de serviço público.

Além do prefeito e do secretário de Obras e Serviços, todos os investigados nesta nova fase da operação estão proibidos de entrar nas dependências da Prefeitura de Piúma. Costa, Miranda e mais dois investigados também tiveram os bens indisponibilizados pela Justiça, atendendo pedido do MPES. Ao todo, dez pessoas foram alvos da Rubi II.

Durante a operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências do prefeito e do secretário. Também foi alvo de busca e apreensão a empresa Fortaleza Ambiental Gerenciamento de Resíduos Sólidos, bem como sócios e pessoas ligadas à administração da empresa, por suspeita de envolvimento em esquema de pagamento de propina similar ao identificado na primeira fase da Operação Rubi, deflagrada em 8 de maio deste ano.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, celulares, passaportes dos investigados, pendrives e computadores. A partir de agora, os integrantes do MPES vão analisar os materiais apreendidos e os depoimentos de investigados e testemunhas, que serão colhidos nas próximas semanas.

Foragido

A segunda fase da operação também visou cumprir uma nova ordem de prisão temporária contra o empresário José Carlos Marcondes Soares, que está foragido da Justiça desde maio. Logo após a primeira fase da Operação Rubi, José Carlos Marcondes Soares teve a prisão temporária convertida em preventiva pelo relator do processo no Tribunal de Justiça do Estado (TJES).

Investigação

As investigações colheram fortes indícios do envolvimento de agentes políticos e servidores municipais no recebimento de propina de empresários dos ramos de limpeza pública, como contrapartida a benefícios financeiros em licitações e contratos e possível enriquecimento indevido dos envolvidos.

Os crimes investigados são organização criminosa, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, além de corrupção ativa e passiva.​

O advogado José Peres de Araújo, responsável pela defesa do prefeito de Piúma, afirmou que ainda não teve acesso aos autos do processo e, por isso, não tem como se posicionar sobre o assunto. Já o responsável pela defesa do secretário de Obras e Serviços não foi localizado. 

A reportagem também ligou para os telefones de contato da empresa Fortaleza Ambiental Gerenciamento de Resíduos Sólidos, mas as ligações não foram atendidas.

Pontos moeda