Política

VÍDEO | 'Não tem ninguém santo aqui', diz deputada do ES ao admitir candidatos laranjas do PSL nas eleições de 2018

"Então, pessoal da esquerda, não tem ninguém santo aqui dentro, não. Tem laranja em tudo que é partido. Aqui no PSL tiveram candidatos laranja, mas a grande maioria foi eleito honestamente", disse a parlamentar

Foto: Reprodução/Camara dos Deputados

A deputada federal capixaba Soraya Manato (PSL) admitiu, durante sessão plenária na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (15), que a legenda lançou candidaturas 'laranjas' para a campanha eleitoral de 2018. A declaração no momento em que a sigla passa por uma crise interna que opõe aliados do presidente do partido, Luciano Bivar (PSL-PE) e do presidente Jair Bolsonaro.

Citando outros partidos, como PT, PP, MDB e PSDB, a deputada confirmou a presença das candidaturas ilegais, também, no partido que a elegeu e que elegeu o presidente Jair Bolsonaro.

"Então, pessoal da esquerda, não tem ninguém santo aqui dentro, não. Tem laranja em tudo que é partido. Aqui no PSL tiveram candidatos laranja, mas a grande maioria foi eleito honestamente", disse.

Crise no PSL

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de terça-feira, 15, a Operação Guinhol para apurar supostas fraudes na aplicação de recursos destinados a candidaturas femininas em Pernambuco. O deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do PSL, está entre os alvos da ação, que cumpre nove mandados de busca expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Segundo a PF, há indícios de que os recursos destinados às candidaturas de mulheres foram usados "de forma fictícia" e "desviados para livre aplicação do partido e de seus gestores".

Em meio à briga interna no PSL, o presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta, que não quer "tomar o partido de ninguém", mas cobrou a divulgação dos gastos da sigla.  Perguntado se deseja a saída do presidente do PSL, Bolsonaro disse que não defende "nada". Ainda afirmou não ter mágoas sobre ninguém. "Minha resposta é transparência para tudo", disse.

No último dia 8, Bolsonaro externou a crise no partido ao pedir a um militante que "esquecesse o PSL" e dizer que Bivar estava "queimado para caramba". Desde então, a sigla está rachada em grupos pró-Bivar, que ameaça até expulsão de dissidentes, e pró-Bolsonaro, que avalia uma forma de deixar o partido sem abrir mão de mandato e dinheiro do fundo partidário.

Outro lado

Por meio de nota, a deputada argumenta que, no Espírito Santo, o PSL participou das eleições de 2018 com duas candidatas: uma teve 57.741 votos e a outra, em torno de 12 mil votos. Veja a nota na íntegra

"Antes de tudo, gostaria de esclarecer que no Espírito Santo o PSL participou das eleições de 2018 com duas candidatas: uma teve 57.741 votos e a outra, em torno de 12 mil votos. Portanto, o PSL Estadual não praticou crime algum. Mas, devido a insistência de alguns parlamentares que seguem apontando que no PSL houve candidaturas consideradas “laranjas” nas últimas eleições, utilizei o microfone do Plenário para mostrar que há uma ampla investigação e que, a maioria dos partidos brasileiros estão possivelmente cometendo essa prática.

Acusam o PSL de ter 15,9% de possíveis candidatas laranjas, mas partidos como o PT (11%), PP (10,5%), MDB (14,6%), PSD (20%), PR (28,5%), PSB (12,5%), estão com possibilidades de utilizarem deste artifício, Mas, quero chamar a atenção também do Podemos com 35,5%, o PTB com 34,8%, o PROS com 40% e o PSOL com 27,1%.

Então, como falei em Plenário, não tem ninguém santo. Antes de acusar o meu partido, procurem ver o que os outros partidos fizeram e verifiquem se também estão sendo investigados."

Pontos moeda