Política

Eleições na OAB-ES: conheça quem está na disputa pela presidência da entidade

Além do atual presidente José Carlos Rizk Filho, que tenta um segundo mandato, estão em campanha os advogados Érica Neves e Alexandre Rossoni

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Atual presidente da OAB, José Carlos Rizk Filho (à esquerda da advogada de blusa amarela) caminhou pelo Centro de Vitória com outros 600 advogados antes de registrar a chapa "Pra Frente OAB"

A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional do Espírito Santo (OAB-ES) acontece no dia 18 de novembro, mas a campanha já começou. Na última segunda-feira (04), o atual presidente, José Carlos Rizk Filho, registrou sua chapa, a "Pra Frente OAB", depois de comandar um evento realizado no Alice Vitória Hotel, no Centro de Vitória, às 15h, reunindo 600 advogados. 

Eles saíram em caminhada do hotel à sede da OAB-ES com uma faixa “Em defesa da advocacia e da sociedade”. Segundo o candidato, que pretende percorrer todo o Estado em campanha, a ideia é dar continuidade às conquistas de sua gestão, ampliando projetos como o "Meu Escritório" (onde são oferecidas salas de atendimento com computadores para reuniões entre advogados e seus clientes) e maior alcance da chamada "Van da Advocacia" para mais cidades do interior. O veículo transporta os advogados das regiões Norte e Sul  do Espírito Santo para Vitória.

“Fomos às ruas e à Justiça contra a extinção de comarcas no Estado, dizer que não se fecha fórum, que não se pode permitir o distanciamento maior entre a Justiça do cidadão. E agora, com a pandemia passando, vamos certamente avançar muito mais”, reforçou.

Além de Rizk Filho, também estão na disputa os advogados Erica Neves e Alexandre Rossoni. 

Foto: Divulgação
Alexandre Rossoni diz que quer fazer uma chapa de oposição na OAB-ES

Rossoni disse que sua chapa será de oposição. Ele não deu detalhes da composição pois só vai registrá-la no último dia do prazo, quando também irá apresentar os 86 projetos para uma nova OAB. 

Segundo Rossoni, há mais de 10 mil advogados inadimplentes devido ao baixo poder aquisitivo de parte dos profissionais que não conseguem pagar a anuidade. Ele apontou que advogados desempenham outras tarefas para complementar a renda como motorista de aplicativo ou na área de estética como manicure. 

Também destacou que quer levar a OAB a ter mais diálogo com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo.  

Já a advogada Érica Neves é a titular da chapa "É diferente. É OAB de verdade". Ela informou que o registro será feito na semana que vem, sem especificar o dia. A chapa será formada por 104 nomes. 

Foto: Divulgação
Advogada Érica Neves é a titular da chapa "É diferente. É OAB de verdade"

"Somos uma frente ampla com novos nomes e lideranças que possuem histórias marcantes. Ricardo Brum, Elisângela Melo, Homero Mafra e Motta Leal abriram mão de seus projetos para apoiar o nosso", afirma. 

Ricardo Brum, que concorreu nas últimas eleições em 2018 contra Rizk, deve ser indicado para ser o vice da chapa. 

Entre as propostas, Érica elencou que a OAB passará a ter orçamento participativo. "Somos diferentes por unir a experiência com a gestão inovadora. Nossa OAB terá orçamento participativo, dados abertos com compras e contratos acessíveis após 48h e uma Escola Superior de Advocacia (ESA) focada na profissionalização de uma advocacia 4.0", descreveu. 

Nas eleições para a presidência da OAB e demais conselhos podem votar cerca de 14.510 advogados que estão em dia com a anuidade. As informações constam no Portal da Transparência da entidade. O mandado na OAB dura três anos. 






Pontos moeda