Política

Fabiana Tostes é a nova colunista de Política do Folha Vitória

Jornalista vai assumir a tradicional coluna De Olho no Poder e trará análises, bastidores e informações exclusivas do cenário político do Estado e do país

Foto: Folha Vitória

Com o objetivo de expandir sua atuação no debate político regional, o jornal online Folha Vitória terá uma nova colunista a partir desta sexta-feira (15). A jornalista Fabiana Tostes vai assumir a tradicional coluna De Olho no Poder.

Atuando há dez anos na cobertura política do Estado, Fabiana terá a missão de trazer os bastidores da política capixaba, entrevistas exclusivas e análises sobre os Três Poderes, com linguagem acessível a todos os leitores.

“Política não é um bicho de sete cabeças e nem a fonte do mal no mundo, como muitos preconizam. Meu trabalho, já ao longo de alguns anos, tem sido de desmistificar este tema e torná-lo mais compreensível e acessível a todos. Revelar os bastidores, o que está por trás de uma movimentação, analisar o xadrez político e levantar o debate sobre os rumos da política em nosso país e principalmente em nosso Estado é desafiador, mas também muito fascinante”, ressalta Fabi Tostes, como prefere ser chamada.

Fabiana é natural de São Paulo, mas adotou o Espírito Santo em 1998, quando começou a cursar jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Formada desde 2002, Fabiana foi repórter policial e investigativa durante os anos em que o Estado estava dominado pelo crime organizado. Atuou em diversas coberturas, como a do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, em 2003.

Foi a partir de 2011 que Fabiana começou a atuar na cobertura do jornalismo político, primeiro como redatora e editora, cobrindo diversos temas, entre eles as eleições de 2012 e 2014. 

Já em 2015 assumiu o colunismo político, onde se encontra até hoje. Mas, seu gosto pela política começou muito antes, ainda na infância.

“Eu cresci com meu pai, sentado à mesa, falando sobre política. Ele nunca se envolveu com partidos, nunca teve cargo político e nem estudou a respeito, mas entende de política como ninguém! Ele foi carteiro do ex-presidente Washington Luís, viveu a história e sempre tem muitos 'causos' para contar. Ele é o culpado de eu gostar tanto desta área”, brinca Fabiana sobre seu pai, Regino, de 88 anos.

Importância da imprensa para a democracia

A jornalista também ressalta a importância do jornalismo profissional na construção de uma sociedade livre e democrática. 

“O prêmio Nobel da Paz ter sido concedido a dois jornalistas é um recado claro sobre a importância da imprensa em nossa sociedade. Num mundo em que a desinformação, o ataque a jornalistas e a censura à imprensa por parte de governos autoritários ganham força, é um refrigério e uma injeção de ânimo para continuarmos nosso trabalho que, pra mim é mais do que um ofício, é um propósito de vida”, finaliza.


Pontos moeda