Política

Aos 90 anos, capixaba vai votar mesmo com dificuldades para andar

Coincidência ou não, Nair Hilário nasceu em 1932, no ano em que foi autorizado o voto feminino no país

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Arquivo da Família

A idosa Nair Hilário Seibert, de 90 anos, moradora do bairro Porto Canoa, na Serra, contou, com exclusividade ao Folha Vitória, sobre a felicidade que sente ao exercer o voto. 

Nascida em 22 de abril de 1932, em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, ela revelou que, enquanto tiver forças, continuará exercendo o direito de ir às urnas. Coincidência ou não, ela nasceu no ano em que foi autorizado o voto feminino no país.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Nair contou ainda que lembra da primeira vez que foi votar, quando já tinha mais de 30 anos de idade.

Fui criada no interior e lá as mulheres nem votavam. Meu primeiro voto foi em Aimorés, em Minas Gerais, onde fui morar depois que casei. Fui dona de casa e servente em escola. Sou viúva há 34 anos, tenho 6 filhos, 8 netos e 7 bisnetos e tenho orgulho de continuar exercendo meus direitos como cidadã”, disse.

LEIA TAMBÉM: Local de votação muda no 2º turno? Veja como consultar a sua seção

Uma das netas de Nair, a técnica em laboratório Katiucia Martins, de 43 anos, contou que a avó faz questão do voto mesmo tendo dificuldades para se locomover. Apesar dos obstáculos, a família auxilia e leva a idosa de carro para realizar o desejo dela.

Foto: Arquivo da Família
Dona Nair e a neta Katiucia
Ela faz questão de votar pois acredita que todos devem exercer o dever de cidadão e também acredita em um futuro melhor. Ela tem uma ideologia muito forte e já sabe em quem votar e não muda seu voto por nada, é bem decidida. Ficou bem realizada de ter votado no 1º turno e vai manter a escolha dela para o segundo”, disse Katiucia.

Dona Nair relatou também que em casa não tem briga por política e que, caso haja qualquer discussão, ela ignora. Para ela, o candidato ideal tem que ser trabalhador e fazer coisas boas pelo país.

Pontos moeda