Política

Casagrande agradece eleitores após ganhar eleições: “Venceu a vida!”

O chefe do Executivo estadual concorreu, no segundo turno, com o adversário político Carlos Manato (PL), ex-deputado federal por quatro mandatos consecutivos

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Após reeleição com 53,80% dos votos, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), publicou nas redes sociais um agradecimento especial aos eleitores. Em poucas palavras, resumiu a alegria em: “Venceu a vida!”

A frase utilizada, não por acaso, remete, implicitamente, à luta contra a covid-19 no Estado, que, criticada por alguns que não queriam ver o comércio fechado, acabou por trazer bons resultados ao combate à pandemia entre os capixabas e evitar que houvesse um número ainda maior de mortes pela doença.

O chefe do Executivo estadual concorreu, no segundo turno, com o adversário político Carlos Manato (PL), ex-deputado federal por quatro mandatos consecutivos e filiado ao mesmo partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, que também foi derrotado nas eleições deste ano, para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a vitória nas urnas, Casagrande comandará o Executivo estadual pela terceira vez, exercendo o segundo mandato consecutivo. A posse do novo mandato será realizada em 01 de janeiro de 2023.

Entre as propostas de Casagrande para o próximo mandato estão a implementação do Complexo de Saúde do Norte do Estado, a criação de medidas para reduzir a violência contra minorias, a ampliação de programas de qualificação profissional, o fomento das inovações no ambiente escolar e a renovação da frota do sistema Transcol com ônibus elétricos, entre outros.

Quem é Renato Casagrande?

Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.

Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente no município da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.

Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).

Pontos moeda