Eleições 2022

Política

Reeleito, Casagrande diz que "rivalidade acabou" e que governo é para todos os capixabas

Renato Casagrande fará o terceiro mandato como governador do Espírito Santo; veja a entrevista completa com o reeleito um dia após ganhar eleições

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

Com 1.171.288 votos, o que representou 53,8% dos votos válidos, Renato Casagrande (PSB) foi reeleito como governador do Espírito Santo. Ele derrotou o ex-deputado Carlos Manato (PL), que foi a opção escolhida por 46,2% dos eleitores capixabas.

Com a reeleição, Casagrande fará o terceiro mandato como governador do Espírito Santo. A primeira vez que foi o chefe do executivo estadual foi entre os anos de 2011 e 2014. Derrotado nas eleições de 2014, ele voltou ao poder em 2019, eleito, na época, no primeiro turno.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Em entrevista ao programa Espírito Santo no Ar, da TV Vitória/Record TV, na manhã desta segunda-feira (31), o governador reeleito fez uma avaliação do período de campanha e deixou claro que toda a rivalidade acabou. A meta é fazer um governo para todos os capixabas.

"Eu governarei para todos os capixabas com boa intenção e boa-fé. Quem quiser ajudar na tarefa de carregar o Espírito Santo, será sempre bem-vindo. Eu nunca tinha participado de uma campanha tão dura e tão difícil. Mas isso ficou para trás. A rivalidade se encerrou ontem (domingo). Quero que as pessoas compreendam que meu desejo é fazer o que faço agora e farei nos próximos quatro anos: governar e atender quem precisa do governo", afirmou.

Leia também: MAPA | Casagrande ganha em 61 cidades do ES e Manato em 17 no 2º turno

Casagrande destacou o fato de ter conseguido angariar votos de eleitores de diversas opiniões políticas, tanto apoiadores da direita, esquerda ou centro.

"Tenho capacidade de dialogar com todas as pessoas. Foi uma estratégia de nossa campanha. O candidato Manato tinha uma relação partidária e pessoal com Bolsonaro e ele trabalhou bem com isso. Na minha campanha, tinha gente que votava em Lula, Bolsonaro, Ciro. Minha característica agregadora fez com que as pessoas votassem em qualquer presidente, tendo a segurança de confiar em mim para governar nos próximos quatro anos", disse.

O governador também comentou a expectativa de trabalhar ao lado dos novos deputados eleitos, federais e estaduais, bem como o senador Magno Malta, que também assume um novo mandato a partir de 2023.

Leia também: ES é o primeiro Estado a concluir apuração no país

"Terei capacidade de me relacionar com quase todos. Isso depende de respeito e da forma com que as pessoas agem e se comportam. A maioria dos deputados foram eleitos da nossa base. Teremos estabilidade política para continuar trabalhando para os capixabas. Também elegemos a maior parte dos deputados federais. Não tenho dificuldade de relacionamento com o senador Magno Malta e tenho boa relação com os outros dois senadores. Vamos partir para trabalhar todos juntos. A minha tarefa é unir os capixabas. Quero ajudar o presidente Lula a pacificar o Brasil", declarou.

Veja a entrevista completa com Renato Casagrande:

Resultado do segundo turno

Foto: Thiago Soares

Após uma disputa acirrada no primeiro e no segundo turno das eleições deste ano, o atual governador do Estado derrotou o ex-deputado federal e foi reeleito para o cargo após a votação deste domingo (30) com 53,80% dos votos válidos.

Com a vitória nas urnas, Casagrande comandará o Executivo estadual pela terceira vez, exercendo o segundo mandato consecutivo. A posse do novo mandato será realizada em 1 de janeiro de 2023.

Por volta das 18h16, com 85,51% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Casagrande já estava matematicamente eleito com 53,80% dos votos válidos. Manato havia recebido, até aquele momento, 46.20% dos votos válidos.

A totalização da apuração das urnas no Estado ocorreu às 19h11. Ao todo, o socialista recebeu 53,80% dos votos válidos enquanto o candidato do PL teve 46,20%. 

Veja abaixo no mapa as cidades em que cada um recebeu mais votos:



Pontos moeda