Eleições 2022

Política

Casagrande diz que pesquisas erraram no Brasil e no ES

O candidato afirmou que sempre manteve o pé no chão e que agora é o momento de reestruturar sua campanha

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Liderando todas as pesquisas oficiais de intenção de voto no Espírito Santo, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição, foi surpreendido por um cenário diferente do apresentado nos levantamentos. Para confirmar uma possível vitória, o socialista precisará enfrentar o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) no segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro

Com 100% das urnas apuradas, Casagrande ficou com 46.94% dos votos válidos (976.652), enquanto Manato terminou o primeiro turno com 38.48% (800.598).

Ainda durante as apurações, o candidato foi para o seu comitê de campanha, onde conversou com apoiadores que o aguardavam.

Durante entrevista à imprensa, Casagrande comentou sobre a diferença dos cenários apresentados nas pesquisas de intenção de voto e o resultado das urnas.

"As pesquisas, de certa forma, erraram no Brasil todo, em todos os estados, inclusive aqui no Espírito Santo. As pesquisas apontavam em uma direção, mas nós sempre nos preparamos para disputar as eleições em dois turnos. Hora nenhuma houve qualquer palavra de arrogância, sempre mantivemos o pé no chão. Sabemos que os votos migram de um candidato para outro nesse processo. Agora, o próximo passo é reorganizar a campanha", disse Casagrande.

RENATO CASAGRANDE

Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.

LEIA TAMBÉM: Casagrande promete linha de crédito para jovens e mais 30 mil vagas para o CNH Social

Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.

Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).

CARLOS MANATO

Nascido em Alegre, o médico e ex-deputado federal Carlos Manato segue na disputa pela posição de governador do Estado. Presente na política capixaba desde 2003, Manato já ocupou o posto de deputado federal por quatro vezes.

Com a vida acadêmica voltada à área da Saúde, Manato é pós-graduado em Medicina do Trabalho, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), e em Colposcopia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

LEIA TAMBÉM: Em sabatina, Manato promete dar incentivo às igrejas que mantêm projetos sociais

O candidato também é pós-graduado em Administração Hospitalar e especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Na Câmara dos Deputados, já foi membro das seguintes comissões: Turismo, Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, entre outras.

Em sua carreira, o político já trabalhou como professor na Emescam, médico no Instituto Estadual de Saúde Pública. Ele também foi diretor-clínico e diretor-geral do Hospital Dório Silva, além de diretor-clínico e diretor-presidente do Hospital Metropolitano.

Pontos moeda