Política

Ao todo, 11 pessoas foram detidas no ES por boca de urna ou propaganda irregular

Detenções foram feitas pelas Polícias Militar neste domingo (02)

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Matheus Moraes | Folha Vitória

Em um novo boletim divulgado na tarde deste domingo (2), a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo informou que, até agora, 11 pessoas foram detidas por boca de urna ou propaganda irregular neste 1º turno.

Em Venda Nova do Imigrante, às 10h30, policiais militares abordaram dois homens assinaram um termo circunstanciado por possível situação de boca de urna. Não foi necessária a utilização de algema ou condução dos indivíduos no compartimento de segurança da viatura.

>> TEMPO REAL | Eleições 2022: acompanhe tudo sobre o 1º turno

Também em Venda Nova do Imigrante, às 8h30, a equipe de serviço de policiamento das eleições na Escola Fioravante Caliman foi acionada por uma promotora, que constatou junto aos militares a propaganda eleitoral irregular em três veículos que estavam estacionados na frente e no pátio da escola

No município de Colatina, às 11h36, o juiz da 6ª zona eleitoral acionou a polícia e informou que abordou um homem na rua. 

Ao indagar o que ele tinha na mochila, o homem disse que estava com material de candidatos, mas não informou o valor que recebeu para distribuir os santinhos. Ele foi conduzido ao batalhão, onde foi confeccionado o termo circunstanciado. O material de campanha foi recolhido.

Outras ocorrências

Mais cedo, outras detenções aconteceram nas cidades da Serra (5) e em Vila Velha (3). Todos foram flagrados fazendo propaganda eleitoral irregular.

Na Serra, cinco pessoas foram detidas quando, 01h da madrugada deste domingo, estavam despejando panfletos e propagandas políticas ao longo de uma das avenidas do bairro Valparaíso, em frente à Escola Estadual Maria Penedo, um dos maiores colégios eleitorais da região. 

Os policiais militares chegaram a perseguir o veículo, que saiu em disparada quando viram os agentes. Após alcançarem o automóvel e receberem voz de prisão, os homens foram conduzidos para a 3ª Delegacia Regional da Serra.

Já em Vila Velha, na região central da cidade, por volta de 1h15 deste domingo, policiais civis avistaram um homem despejando propaganda de candidatos na portaria do Colégio Marista. 

Ele retirava os "santinhos" de um veículo estacionado próximo. O homem, que era o motorista do automóvel, foi conduzido, juntamente com o material de propaganda, para a Delegacia Regional de Vila Velha.

Uma hora após a abertura das urnas, no bairro Cobi de Baixo, policiais militares flagraram dois homens distribuindo propaganda eleitoral próximo a uma escola na avenida Brasil.

Os agentes recolheram o material que foi lacrado e enviado ao 4º Batalhão da Polícia Militar. Os homens assinaram um termo de compromisso para comparecer à Justiça e foram liberados.

Em Ibatiba, no bairro Boa Esperança, um carro plotado com adesivos e propaganda eleitoral, e estacionado próximo a um local de votação, foi guinchado pela Polícia Militar. O proprietário do veículo não foi identificado. 

Pontos moeda