Eleições 2022

Política

Veja como embarcar no Transcol de graça no domingo de eleição

Os ônibus irão circular gratuitamente das 7h às 18h por sete municípios da Grande Vitória no dia 30 de outubro

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

Os ônibus do Sistema Transcol irão circular de graça, das 7h às 18h, neste domingo de eleição, dia 30 de outubro. A medida vale para os sete municípios da Grande Vitória, onde operam o sistema.

Segundo o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES), Raphael Trés, os passageiros não precisam levar o CartãoGV, mas devem apresentar um documento.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

"Ele precisa portar um documento de identidade e o título, porque essa gratuidade é justamente para permitir que ele vá votar. Que ele vá e volte do local de votação", disse.

A gratuidade tem o propósito de reduzir a abstenção que, no primeiro turno, foi de cerca de 20% dos eleitores no Espírito Santo. A população acredita que a medida incentiva o comparecimento às urnas.

"Se eu morar na Serra e voto em Cariacica ou vice-versa, o ônibus facilita pro cara se locomover", "o eleitor não tem como dizer que não vai votar", "as pessoas estão saindo de casa para votar, pessoas que moram longe não têm condições, mas é um incentivo bom", disseram os cidadãos.

LEIA TAMBÉM: "Álbum das Eleições 2022": quais figurinhas você vai usar para completar?

Os serviços Porta a Porta, da Prefeitura de Vitória, e Mão na Roda, da Ceturb, também irão funcionar normalmente. No entanto, o usuário precisa realizar o agendamento com antecedência.

Mais de mil ônibus vão estar em operação no segundo turno, o equivalente a 70% da frota de um dia normal. Os horários utilizados serão os de sábado. Os eleitores devem entrar pela porta da frente e passar pela catraca.

"É necessário que ele rode a catraca, porque exatamente o número catracado que vai servir como base para nós, para corpo técnico, propiciar o pagamento às empresas que vão tá rodando com esses veículos gratuitamente. A partir das 18h volta ao normal a catacragem ser cobrada da tarifa especial", disse Trés.

*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda