Eleições 2022

Política

Espírito Santo deu exemplo para o Brasil com eleição tranquila, diz TRE

Segundo desembargador, após problemas no primeiro turno, o processo eleitoral no Espírito Santo foi satisfatório

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Tiago Alencar | Folha Vitória

Durante entrevista coletiva realizada neste domingo (30), logo após a finalização da apuração das urnas no Espírito Santo, que confirmaram a vitória de Renato Casagrande (PSB) no segundo turno do pleito deste ano, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, falou sobre as eleições no Estado.

Questionado sobre que avaliação fazia das eleições deste ano, uma vez que preside a Corte eleitoral, o desembargador afirmou que, apesar dos problemas registrados no primeiro turno do pleito, o resultado, no que se refere à organização do processo, foi satisfatório.

"Nós tivemos um resultado satisfatório. Tivemos alguns problemas no primeiro turno, que foram corrigidos a contento; fizemos um treinamento especial aos mesários, todos os nossos auxiliares, no sentido de que tudo fosse solucionado. Hoje, o Espírito Santo dá exemplo para o Brasil (...) tenho que agradecer, o resultado traduz a manifestação livre dos eleitores capixabas", afirmou.

ES é o primeiro Estado a concluir apuração no país

Pouco mais de duas horas após o encerramento das urnas, o Espírito Santo encerrou a apuração de 100% dos votos. No Estado, Jair Bolsonaro (PL) teve 58,04% dos votos. Lula, aparece em segundo lugar com quase 41,96% dos votos dos eleitores capixabas.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Com 85,51% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até às 18h16, Renato Casagrande (PSB) teve 53,80% dos votos válidos. Carlos Manato (PL) recebeu, até o momento, 46.20% dos votos válidos e, matematicamente, não tem mais possibilidade de ser eleito.

Vitória foi o primeiro município da Grande Vitória a concluir a apuração, por volta de 18h. Dores do Rio Preto, localizado na Região Serrana do Estado, foi o primeiro município capixaba a ter as urnas 100% apuradas.

TRE-ES divulga balanço das eleições

A votação começou às 8h em todo o Espírito Santo, em 9.239 seções eleitorais. Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, até às 17h, com o encerramento da votação, 155 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Dessas, 114 precisaram ser substituídas.

Saiba quais municípios registraram problemas com as urnas eletrônicas:

Afonso Cláudio: 1

Água Doce do Norte: 1

Águia Branca: 3

Alegre: 2

Anchieta: 2

Aracruz: 4

Baixo Guandu: 1

Barra de São Francisco: 5

Brejetuba: 1

Cachoeiro de Itapemirim: 3

Cariacica: 36

Castelo: 2

Colatina: 7

Conceição da Barra: 2

Ecoporanga: 2

Fundão: 1

Guarapari: 7

Ibatiba: 6

Ibiraçu: 2

Iúna: 1

Linhares: 5

Mantenópolis: 1

Marilândia: 1

Muniz Freire: 1

Nova Venécia: 4

Pancas: 1

Pedro Canário: 1

Pinheiros: 1

Piúma: 1

Rio Bananal: 2

São Gabriel da Palha: 1

São Mateus: 10

Serra: 26

Venda Nova do Imigrante: 1

Viana: 1

Vila Valério: 4

Vila Velha: 4

Vitória: 1

Disputa definida no segundo turno

Ainda no primeiro turno, no último dia 2 de outubro, os candidatos Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL) saíram na frente na corrida eleitoral, mas não atingiram o percentual necessário para serem eleitos em primeiro turno pelos capixabas. 

Pontos moeda