Política

Lula derrota Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil

O candidato do PT derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e foi eleito presidente na votação do segundo turno neste domingo (30)

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito o novo chefe do Executivo nacional. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) derrotou o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), na votação do segundo turno realizada neste domingo (30).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não totalizou a apuração, mas com o percentual de urnas já apuradas, Bolsonaro não tem mais possibilidade de ser eleito.

Com 99,74% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até às 20h40, Lula teve 50,89% dos votos válidos. Bolsonaro teve 49,11%. Matematicamente, o candidato do PL não tem mais chance de ser eleito.

>> Eleições 2022: clique aqui e acompanhe a apuração em tempo real

Entre as propostas do candidato petista para o mandato que se inicia em janeiro de 2023 está a criação de uma nova legislação trabalhista, com objetivo de proteger os trabalhadores autônomos domésticos e quem atua em home office.

Além disso, Lula propõe revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro. Ele deve retomar investimentos em infraestrutura e em habitação, promover a reindustrialização em novas bases tecnológicas e ambientais, e dar fim ao preço de paridade internacional na Petrobras.

LEIA TAMBÉM: Renato Casagrande é reeleito governador do ES

O vice-presidente da chapa eleita é Geraldo Alckmin (PSB). A posse do novo mandato será realizada em 01 de janeiro de 2023.

Campanha

Lula foi eleito sob a bandeira de "resgatar a esperança" do Brasil. Em seu plano de governo, o petista fala em transformar "um país devastado por um processo de destruição que nos trouxe de volta a fome, o desemprego, a inflação, o endividamento e o desalento das famílias".

O presidente eleito tem como principal compromisso implantar políticas públicas para socorrer a população mais vulnerável, sobretudo para combater a fome. 

Ele promete manter o Auxílio Brasil em R$ 600 e transferir um adicional de R$ 150 para famílias beneficiárias do programa que tenham filhos de até 6 anos - o bônus será pago a cada criança dentro dessa faixa etária. A ideia do presidente é retomar o nome Bolsa Família para o programa.

Ele disse ainda que vai conceder aumento real ao salário mínimo, ou seja, acima da inflação. Segundo Lula, o governo dele também vai refinanciar as dívidas de todos os brasileiros que estão com o nome sujo no SPC e na Serasa. 

O presidente eleito ainda garante que vai criar linhas de crédito com juros baixos para micro, pequenos e médios empreendedores, a fim de estimular a geração de empregos.

A proposta de governo de Lula também fala em implementar uma nova legislação trabalhista, de proteção social a todas as formas de ocupação, de emprego e de relação de trabalho. O petista quer dar maior atenção a profissionais autônomos e domésticos, a trabalhadores que atuam de casa e aos mediados por aplicativos e plataformas.

Quem é Lula?

Nascido em Caetés, no Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva se mudou para São Paulo ainda criança, quando os pais buscavam melhores condições de trabalho. Se tornou metalúrgico e teve forte atuação nos movimentos sindicais.

Em 1986, foi eleito deputado federal por São Paulo. Quatro anos depois, concorreu pela primeira vez ao cargo de presidente. Lula disputou a vaga no Planalto novamente em 1994 e 1998, mas foi derrotado.

LEIA TAMBÉM: Veja as últimas notícias sobre as eleições 2022

Somente na quarta vez disputando a Presidência, em 2002, Lula conseguiu se eleger. Ele foi reeleito em 2006. Nas duas eleições presidenciais seguintes, colaborou com a eleição de sua sucessora, Dilma Rousselff.

Lula foi preso e condenado por corrupção durante a Operação Lava Jato. A sentença do então juiz federal Sérgio Moro, no entanto, foi alunada no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

* Com informações do Portal R7.

Pontos moeda