Política

Bolsonaro é o 1º presidente a perder desde que existe reeleição no Brasil

A hipótese de reeleição foi aprovada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a qual o beneficiou

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Twitter

Desde 1997, quando foi aprovada a Emenda à Constituição de número 16, que passou a permitir a possibilidade de reeleição para quem ocupava os cargos do Poder Executivo no Brasil, o atual governante à frente do país, Jair Bolsonaro, em exercício até o final de 2022, foi o primeiro chefe do Executivo federal a não ser contemplado pela possibilidade de cumprir um segundo mandato consecutivo.

LEIA TAMBÉM: >> ES é o primeiro Estado a concluir apuração no país

A hipótese de reeleição foi aprovada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a qual o beneficiou. Desse modo, ele cumpriu os mandatos entre 1994 e 1998 e entre 1998 e 2002. Em seguida, foi eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela primeira vez em 2002 e reeleito em 2006.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Na sequência de Lula, veio sua sucessora no Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente no país, que também foi reeleita, em 2014. Apesar disso, acabou sofrendo impeachment em 2016, quando então assumiu o vice-presidente à ocasião, Michel Temer (PMDB).

Com o término do mandato interino de Temer, Jair Bolsonaro veio a ser eleito em 2018. À época, o atual chefe do Executivo cumpria o exercício pelo partido PSL, o qual foi trocado durante o mandato. O candidato agora derrotado ficou praticamente dois anos sem partido, desde 2019, e a atual legenda é a nona em sua carreira política.

LEIA TAMBÉM: >> Lula derrota Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil

O atual partido ao qual é vinculado, o Partido Liberal, foi fundado em 1985 por um ex-integrante da Arena, o partido de sustentação da ditadura militar no Brasil. O PL se uniu a governos que hoje são alvos preferenciais da direita.

Pontos moeda