Política

TEMPO REAL | Acompanhe todas as informações sobre o 2º turno

Neste domingo (30) acontece o segundo turno das eleições para governador do Espírito Santo e presidente do Brasil; acompanhe em tempo real

Iures Wagmaker , Gabriel Barros , Lais Magesky

Redação Folha Vitória

Foto: Folha Vitória

00h06 - Fim do tempo real no Folha Vitória

A cobertura do tempo do 2º turno das Eleições 2022 feita pelo Folha Vitória termina por aqui. Acompanhe outros desdobramentos a partir da manhã desta segunda-feira (31). Muito obrigado!

00h - Produtores rurais e caminhoneiros interditam rodovias após vitória de Lula 

Em alguns dos vídeos, manifestantes pedem intervenção do Exército e afirmam que só irão sair das rodovias com o Exército. Leia a matéria completa.

23h40 - Com vitória de Lula, memes ganham a internet; veja

"Cadê o Bolsonaro?", "Luto", "Obrigada Simone" e "Imbroxável (sic)" estiveram entre os assuntos mais comentados do Twitter até a noite deste domingo (30). Veja outros memes.

Foto: Reprodução / Twitter

23h39 - "Cadê Bolsonaro?" é um dos assuntos mais comentados no Twitter

Ativo nas redes sociais, com lives, comunicados e interações diretas com seus seguidores, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno das eleições deste ano, perdendo a disputa para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virou um dos principais assuntos do Twitter por conta de seu sumiço logo após o resultado das urnas.

23h37 - Abstenção no ES cai no 2º turno em comparação com o 1º nas eleições

Dos 2.921.506 eleitores capixabas aptos à votar, 2.318.350 votaram para governador neste domingo. A abstenção registrada foi de 599.513, cerca de 20,55% dos eleitores. No primeiro turno, 2.311.629 compareceram às urnas. Na votação do início do mês, a abstenção registrada foi de 606.085, cerca de 20,77%.

22h14 - Chefe do MPES, Luciana Andrade parabeniza Casagrande por reeleição

Após a conclusão da apuração das urnas no Espírito Santo, a procuradora-geral do Ministério Público Estadual (MPES), Luciana Andrade, foi a segunda chefe de Poder a parabenizar o socialista; antes dela, o presidente do Legislativo capixaba, deputado Erick Musso (Republicanos), já havia felicitado o governador reeleito.

Foto: Divulgação

23h12 - Abstenção no ES cai no 2º turno em comparação com o 1º nas eleições

Dos 2.921.506 eleitores capixabas aptos à votar, 2.318.350 votaram para governador neste domingo (30). A abstenção registrada foi de 599.513, cerca de 20,55% dos eleitores.

No primeiro turno, 2.311.629 compareceram às urnas. Na votação do início do mês, a abstenção registrada foi de 606.085, cerca de 20,77%.

22h12 - Tarcísio diz que não conversou com Bolsonaro, mas que presidente está 'tranquilo'

O governador eleito do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que ainda não teve a oportunidade de conversar com o presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado na corrida presidencial por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar disso, ele afirmou que Bolsonaro está "tranquilo" e que trabalhará "normalmente" amanhã.

22h05 - Lula é eleito com recorde de votos e o primeiro a ganhar 3x para presidente

Pela terceira vez eleito presidente da República Federativa do Brasil, feito inédito na história, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve também o maior número de votos da história — mais de 59 milhões. O mandato dele será entre 2023 e 2026 e o político superou os 58.295.042 votos que ele mesmo teve em 2006 e os 57.797.847 que Jair Bolsonaro conquistou em 2018. Leia a matéria completa!

Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

22h02 - Partidos parabenizam vitória de Lula e citam democracia

Diversos partidos emitiram notas com cumprimentos à vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais. As legendas citaram o compromisso com a democracia e sugeriram propostas para trazer de volta a paz ao país.

22h - Moraes diz ter ligado para candidatos e não acredita em contestações

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou na noite deste domingo (30) ter ligado para os presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o atual, Jair Bolsonaro (PL), para lhes cumprimentar pela participação "por terem participado do momento mais importante da democracia: as eleições".

Ele afirmou ainda não acreditar em contestações, mas que o TSE analisará caso elas ocorram dentro "das regras dos jogos eleitorais". "Liguei para ambos por ser uma praxe do TSE para cumprimentar na participação, do jogo democrático e avisei que iria proclamar o resultado. Não acredito que haverá contestação. Se houver contestações dentro das regras do jogos eleitorais, elas serão analisadas normalmente", disse.

21h56 - MAPA | Lula venceu em 13 estados e Bolsonaro em 14; veja detalhes da votação

Os brasileiros voltaram às urnas neste domingo (30) para decidir o presidente do Brasil entre 2023 e 2026. Em uma disputa muito acirrada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito e derrotou Jair Bolsonaro (PL). Os candidatos à presidência disputaram o segundo turno após terem atingido, respectivamente, 48,43% e 43,20% dos votos válidos no primeiro turno. Veja aqui a matéria completa!

Foto: Folha Vitória

21h50 - Casagrande e Lula: capixabas fazem festa no Centro de Vitória; veja fotos

A vitória de Renato Casagrande (PSB), reeleito governador do Estado neste domingo (30), com 53.80% dos votos, e a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito para voltar ao Planalto após 12 anos, movimentou a Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Veja aqui todas as fotos!

Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

21h38 - Comboio presidencial chega ao Alvorada sem passar pela imprensa

O comboio do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou por volta das 21h deste domingo ao Palácio da Alvorada, sem parar no local onde se encontra a imprensa. Antes, as viaturas oficiais fizeram uma parada em um edifício do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), depois de terem deixado a Granja do Torto, residência do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Após ser derrotado na disputa pelo Palácio do Planalto, Bolsonaro segue sem se manifestar. A campanha do presidente, questionada pela reportagem do Estadão, também evita comentários sobre o resultado do segundo turno.

21h26 - MAPA | Casagrande ganha em 61 cidades do ES e Manato em 17 no 2º turno

Reeleito governador do Espírito Santo neste domingo (30), Renato Casagrande (PSB) foi o mais votado em 61 municípios capixabas. Já Carlos Manato (PL), que também disputava o cargo neste segundo turno, foi o mais votado em outras 17 cidades. Veja a matéria completa aqui!

Foto: Arte | Folha Vitória

21h24 - 'Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País', diz Moro

O senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro (União Brasil) comentou sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses.", escreveu em post no Twitter.

21h19 - Bolsonaro venceu Lula em 61 cidades do ES; veja mapa

Melhor desempenho do atual presidente foi no município de Venda Nova do Imigrante, onde Bolsonaro teve 74,24% dos votos; veja o voto em todas as cidades!

Foto: Montagem Folha Vitória

21h14 - ES registra 12 ocorrências com 25 pessoas detidas por crime eleitoral

Para a votação deste domingo (30), quando aconteceu o segundo turno das eleições em todo o país, foi montada a maior operação envolvendo as Forças de Segurança no Espírito Santo. Em todo o Espírito Santo, 2.322.269 pessoas foram às urnas neste domingo. Número superior ao registrado no último dia 2 de outubro. Segundo o subsecretário de Segurança Pública, Antônio Reis, tudo aconteceu dentro do previsto e de maneira geral, sem transtornos. Ao todo, foram registradas 12 ocorrências de crimes eleitorais com 25 pessoas detidas

21h08 - Ricardo Ferraço é o vice-governador do ES; veja o perfil

É a segunda vez que Ferraço ocupa o cargo de vice do Executivo estadual, uma vez que ele já cumpriu a mesma função entre 2007 e 2011, no governo de Paulo Hartung. Veja a matéria completa.

Foto: Divulgação

20h50 - Lula discursa ao vivo; assista!

20h48 - Quem é Renato Casagrande, reeleito governador do ES; veja perfil

Vitorioso no pleito, o socialista derrotou Carlos Manato (PL) e toma posse no novo mandato no dia 1º de janeiro de 2023. Leia a matéria na íntegra.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

20h46 - Programa especial analisa resultado das Eleições 2022

Segunda parte da live traz a opinião e análise dos colunistas e especialistas neste domingo (30) sobre o resultado das Eleições. Acompanhe aqui!

20h39 - Macron: "Juntos, vamos unir forças e renovar vínculo de amizade entre países"

O presidente da França, Emmanuel Macron, comemora a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições à Presidência.

"Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países", escreveu Macron em publicação no Twitter.

20h34 - Mesmo com derrota, local de apuração de Haddad vive clima de vitória com Lula

Apesar de Fernando Haddad (PT) ter sido derrotado na disputa ao governo de São Paulo, o clima entre apoiadores no local da apuração é de vitória por causa da vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo Planalto. O ex-presidente se tornou matematicamente eleito Às 19h56.

20h33 - Presidentes da Argentina e da Colômbia felicitam Lula por vitória presidencial

Pelo Twitter, os presidentes da Argentina, Alberto Fernándes, e da Colômbia, Gustavo Petro, parabenizaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo resultado na corrida presidencial deste domingo (30).

"Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos", disse Fernándes. "Viva Lula", postou Petro.

20h07 - Bolsonaro é o 1º presidente a perder desde que existe reeleição no Brasil

Desde 1997, quando foi aprovada a Emenda à Constituição de número 16, que passou a permitir a possibilidade de reeleição para quem ocupava os cargos do Poder Executivo no Brasil, o atual governante à frente do país, Jair Bolsonaro, em exercício até o final de 2022, foi o primeiro chefe do Executivo federal a não ser contemplado pela possibilidade de cumprir um segundo mandato consecutivo. Veja os detalhes.

19h57 - Simone Tebet parabeniza Renato Casagrande, reeleito governador do ES

A senadora e ex-candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) usou as redes sociais para parabenizar o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), por sua reeleição neste domingo (30), no segundo turno das eleições deste ano. 

19h36 - Lula derrota Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito o novo chefe do Executivo nacional. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) derrotou o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), na votação do segundo turno realizada neste domingo (30).

Foto: Folha Vitória

19h32 - Datafolha projeta vitória de Lula (PT)

O Datafolha projeta a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo presidente. Com 90,07% das urnas apuradas, Lula tem 50,53% contra 49,47% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula passou à frente de Bolsonaro na disputa às 18h44, com 67,76% dos votos apurados.

19h30 - Bahia é o último Estado a definir governador

A Bahia foi o último Estado do país a definir o governador. Ao todo, 12 Estados teve disputado para o cargo no segundo turno. 

19h24 - TSE: com 67,7% apurados, Lula vira e está à frente de Bolsonaro

O candidato do PT à Presidência da República, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virou e alcançou 50,01% dos votos válidos, com 67,76% das seções apuradas. O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em seguida, com 49,99%, de acordo com o TSE.

19h20 - ES é o primeiro Estado a concluir apuração no país

Pouco mais de duas horas após o encerramento das urnas, o Espírito Santo encerrou a apuração de 100% dos votos. No Estado, Jair Bolsonaro (PL) teve 58,04% dos votos. Lula, aparece em segundo lugar com quase 41,96% dos votos dos eleitores capixabas. Veja detalhes.

19h11 - Urnas no ES são 100% apuradas para governo; veja os resultados

Renato Casagrande (PSB) - 53,80%

Carlos Manato (PL) - 46,20%

18h42 - "Vou respeitar e parabenizar o governador", diz Carlos Manato (PL)

Foto: Reprodução

"Eu vou respeitar e parabenizar o governador e que ele cumpra as promessas que ele fez. A democracia é isso, uns ganham e os outros perdem. Parabéns governador e o grupo dele. Eu sempre fui um democrata, não adianta a gente achar um culpado, achar isso ou aquilo, não é por aí. A boa política é uma política diferente que você respeita as pessoas, então eu agora vou tocar minha vida privada e tudo bem. Agora é esperar o nacional e torcer pelo nosso presidente. Eu sou empresário, eu tenho minhas empresas, vou continuar com minhas empresas e tocar meus projetos e torcer para o Espírito Santo ser um estado cada dia melhor", afirmou Carlos Manato (PL) sobre a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).

18h38 - Presidente da Ales, Erick Musso vai ligar para Casagrande dando os parabéns pela reeleição

Adversários políticos declarados, tendo inclusive protagonizado fortes trocas de ataques, o presidente da Assembleia Legislativa estadual, Erick Musso (Republicanos), parece acenar para um caminho de paz com o atual governador, reeleito neste domingo (30). É que, assim que tomou ciência do resultado do pleito, do qual Casagrande saiu eleito com 1.122.250 votos e mais de 90% das urnas apuradas, derrotando o ex-deputado Carlos Manato (PL), candidato para o qual Erick havia declarado apoio, o presidente do Legislativo afirmou que também pretende ligar para o socialista.

18h35 - Casagrande faz tweet agradecendo. "Muito obrigado. Venceu a vida!"

18h34 - Apoiadores de Casagrande comemoram reeleição

18h16 - Casagrande é reeleito governador do ES

Com 85% das urnas apuradas, Renato Casagrande (PSB) é reeleito como governador do Espírito Santo. O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) tem 46,20%.

Foto: Thiago Soares

18h12 - Apoiadores de Casagrande acompanham apuração no comitê

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

18h10 - Magno Malta e apoiadores acompanham apuração no comitê de Manato

Foto: Lucas Pisa / TV Vitória

18h07 - Apuração das urnas no ES já tem 73,11% de apuração

A apuração dos votos no Espírito Santo já chegou a 73,11%. Casagrande se mantém na frente de Manato.

18h02 - Homem é detido com faca na Serra

Um homem foi detido após ameaçar pessoas próximo a um local de votação, na Serra. Com ele, a polícia encontrou uma bolsa e, dentro dela, uma faca.

Segundo informações da Polícia Militar, o caso aconteceu durante um patrulhamento em frente à escola Dr. Pedro Feu Rosa (Apae), no bairro Laranjeiras, na Serra.

18h00 - Apuração das urnas no ES passa de 60%

A apuração dos votos no Espírito Santo já chegou a 63%. Casagrande se mantém na frente de Manato.

17h53 - Apuração das urnas no ES chega a 50%

A apuração dos votos no Espírito Santo chegou a 50%. Casagrande se mantém na frente de Manato.

17h45 - AO VIVO: Assista ao programa "Especial Apuração" 

Assista ao programa especial com a apuração das urnas e análise das eleições de 2022.

Foto: Redação Folha Vitória

17h42 - Apoiadores de Casagrande se reúnem em comitê para acompanhar apuração

Os apoiadores do candidato à reeleição ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), acompanham a apuração em comitê em Vitória.

Foto: Luana Damasceno/ TV Vitória

17h37 - Apuração das urnas no ES chega a 20%

A apuração das urnas no Estado chegou a 20%. Até o momento, Casagrande aparece na frente na corrida eleitoral.

17h31 - Bom Jesus do Norte concluí apuração das urnas

O município de Bom Jesus do Norte é o segundo do Estado a concluir a apuração. Renato Casagrande (PSB) teve 57.40% dos votos válidos e Carlos Manato (PL) teve 42.60% dos votos válidos.

17h29 - Apoiadores de Manato acompanham votação em comitê

Os apoiadores do candidato ao governo no Espírito Santo, Carlos Manato (PL), acompanham a apuração.

Foto: Lucas Pisa / TV Vitória

17h25 - Dores do Rio Preto é o primeiro município do ES a fechar a apuração do 2° turno

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o município de Dores do Rio Preto é o primeiro município a fechar a apuração no 2º turno. Renato Casagrande venceu no município com 60,97% dos votos válidos. Manato recebeu 39,03% na cidade. 

17h17 - 'Todas as polícias são órgão de Estado, e não de governo', ressalta Moraes

Buscando rebater suspeitas levantadas sobre a atuação da PRF nas operações em ônibus que transportavam eleitores, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, disse que as instituições policiais, como a Polícia Rodoviária Federal, são órgãos de "Estado e não de governo".

17h06 - Começa a apuração dos votos para governador do ES

A apuração dos primeiros votos no Espírito Santo começaram a ser contabilizados. 

17h05 - Começa a apuração dos votos para presidente no país

A apuração dos primeiros votos começaram a ser contabilizados. 

17h03 - Acompanhe a apuração em tempo real

Veja a apuração dos votos em tempo real na página especial no Folha Vitória

Foto: Folha Vitória

17h00 - SEGUNDO TURNO ENCERRADO

A votação em segundo turno está encerrada. Os eleitores que estão na fila ainda podem votar.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

16h54 - Carla Zambelli vota com colete à prova de balas e não responde se está armada

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) votou neste domingo (30) em uma faculdade em Santana, zona norte de São Paulo. Ela não respondeu se estava armada, afirmando que temia ser vítima de algum ataque. A parlamentar chegou sozinha e estava com colete à prova de balas

16h50 - EXCLUSIVO: Capixaba ex-assessor de Zambelli presencia briga e diz que foi "tudo montado"

O ex-candidato a deputado federal pelo Espírito Santo no pleito deste ano, Dárcio Bracarense (PL) estava acompanhando Carla Zambelli (PL), deputada federal reeleita, quando ela se envolveu em uma confusão em São Paulo neste sábado (29). 

Em conversa com o Folha Vitória na tarde deste domingo, Dárcio contou detalhes do que, segundo ele, realmente aconteceu para além das imagens divulgadas nas redes sociais e na imprensa. Veja a reportagem na íntegra. 

16h45 - Faltam 15 minutos para término da votação

Eleitor precisa ficar atento ao relógio. Faltam apenas 15 minutos para o encerramento da votação nas eleições de 2022.

Foto: Ana Paula Brito | Folha Vitoria

16h37 - 'Estamos terminando eleições com tranquilidade, segurança e paz', afirma Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, afirmou que a eleição está se encerrando em clima de "absoluta tranquilidade, segurança e paz". "Novamente, brasileiros e brasileiras mostraram que querem paz e tranquilidade. Cada um tem direito de votar em quem quiser, e obrigação de respeitar o voto do outro, e estamos demonstrando isso novamente no segundo turno", avaliou.

16h30 - Reta final: faltam 30 minutos para fim da votação

Muitos eleitores já compareceram em suas seções eleitorais para votar neste domingo (30). No Espírito Santo, os capixabas votam para governador e presidente da República. Quem ainda não compareceu às urnas precisa ficar atento ao horário. A votação se encerra às 17h (horário de Brasília).

Foto: Leitor Folha Vitória

16h25 - Caso envolvendo Zambelli não é de responsabilidade do TSE, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, descartou que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) possa ser enquadrada em crime eleitoral por ter apontado arma a um homem na véspera da eleição na capital paulista.

"O ocorrido ontem não é de competência do TSE. o caso vai ao STF Supremo Tribunal Federal, uma vez que, como parlamentar, tem prerrogativa de foro", destacou Moraes.

16h15 - Bolsonaro está no Alvorada e pode ir para Esplanada se vencer eleição, diz Secom

O comboio do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou por volta das 15h30 deste domingo (30) no Palácio da Alvorada, em Brasília. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, o chefe do Executivo entrou na residência oficial e pode falar com a imprensa no local após a apuração dos votos. Também há a possibilidade de Bolsonaro ir à Esplanada dos Ministérios à noite, se vencer a eleição. Veja a reportagem. 

16h13 - Boca de urna: dez pessoas são levadas à delegacia em Fundão

Um grupo de manifestantes foi conduzido à delegacia na tarde deste domingo (30), após realizar boca de urna em uma praça no centro de Fundão. Além de pregar uma bandeira na árvore da praça, o grupo também intimidava pessoas que passavam pelo local. Ao todo, dez pessoas foram conduzidas à delegacia. Veja a reportagem.

16h09 - Ofício da PRF enviado na madrugada manda operações seguirem apesar de veto do TSE

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, enviou um ofício na madrugada deste domingo (30), a todas as Superintendências reafirmando a continuidade das operações da corporação, apesar de o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ter proibido no sábado (29) qualquer ação neste sentido. Cliquei aqui e veja o ofício. 

Neste domingo de eleição, há centenas de denúncias de abordagens da PRF, mas também da Polícia Federal (PF) e também da Polícia Militar (PM), que têm atrasado e até impedido eleitores de chegar às suas seções eleitorais. 

Após a repercussão, especulações sobre o adiamento do término da votação chegou a ser cogitada, mas o presidente do TSE disse que o horário do encerramento da votação está mantido para às 17h (horário de Brasília).

16h03 - Votação é encerrada em mais de 70 países 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral TSE), Alexandre de Moraes, disse que as eleições já foram encerradas em mais de 73 países do exterior. O ministro também informou que apenas 0,55% das 472.075 urnas foram substituídas. Saiba mais na reportagem.

16h00 - Falta uma hora para término da votação

Eleitor tem até às 17h (horário de Brasília) para entrar nas filas das seções eleitorais. A votação será encerrada no horário previsto. O adiamento do término do pleito chegou a ser especulado após operações da Polícia Rodoviária Federal, mas o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a votação não será estendida.

15h51 - Nenhum eleitor foi impedido de votar por causa de operação, diz diretor da PRF

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, disse durante coletiva de imprensa que foi informado pelo diretor da PRF, Silvinei Vasques, as operações realizadas pela corporação não afetaram o andamento da votação. 

Ainda de acordo com o diretor da PRF, nenhum eleitor foi impedido de chegar ao local de votação. Vasques afirmou que os agentes aplicaram multas para os condutores irregulares e liberaram o veículo. Assista a coletiva de imprensa aqui. 

15h44 - Capixabas marcam presença no 2º turno

Diversos personagens chamaram a atenção nas filas das seções eleitorais capixabas. Famílias reunidas, idosos e pessoas com cachorro. Veja a galeria e mais sobre os personagens na reportagem.

Foto: Folha Vitória

15h40 - "Não haverá adiamento do término da eleição", afirma Moraes

Durante a coletiva de imprensa, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o término da votação não será estendido. O adiamento chegou a ser cogitado por eleitores após uma série de operações da PRF em vários Estados do país, em especial no Nordeste. Desta forma, a votação irá se encerrar às 17h pelo horário de Brasília

15h33 - AO VIVO: Presidente do TSE concede entrevista sobre andamento do 2º turno

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concede entrevista à imprensa para esclarecimentos sobre o decorrer da votação do segundo turno das eleições 2022. Veja a transmissão ao vivo aqui. 

15h31 - Eleitor é detido com arma de brinquedo em escola de São Paulo

Um eleitor foi detido na manhã deste domingo (30) por portar um simulacro de arma de fogo (arma falsa) dentro de uma escola onde está ocorrendo votação em São Paulo. Segundo informações da Polícia Militar, o caso ocorreu dentro da Escola Estadual Professora Esther Garcia, na zona sul paulistana. O homem foi conduzido ao 48° Distrito Policial, onde a ocorrência foi registrada.   

15h28 - Imprensa internacional destaca que episódio de Zambelli não é isolado na direita

Diversos veículos de imprensa da mídia internacional comentaram o episódio em que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi filmada apontando uma arma contra um homem negro na capital paulista. A maioria dos jornais destaca que o episódio violento é mais um que envolve a direita brasileira sob o atual governo.

15h24 - Chega a 2.630 as urnas eletrônicas substituídas em todo país

No terceiro boletim divulgado na tarde deste domingo (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que em todo o país 2.630 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas após apresentarem algum tipo de mau funcionamento. Foram contabilizadas ocorrências até as 13h40.

15h22 - Vem chuva por aí! Calor intenso marca segundo turno na Grande Vitória

O segundo turno das eleições 2022, realizado neste domingo (30), é marcado por um calor intenso na região da Grande Vitória. Em alguns municípios, como, por exemplo, em Vitória, os termômetros marcam até 31ºC. No entanto, pancadas de chuva são esperadas para o fim da tarde. Clique aqui e veja a previsão do tempo.

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

15h19 - Candidato a vice, Alckmin vota em São Paulo e critica ação armada da deputada Carla Zambelli

Após votar na manhã deste domingo, 30, o ex-governador de São Paulo e candidato a vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB), conversou com a imprensa. 

Ele criticou o episódio envolvendo a deputada federal Carla Zambelli, que sacou e apontou uma arma contra um homem ontem na rua. "É lamentável. Não é com violência, dando tiro, que se faz processo político. Lei é para todos. Não se pode estar armado neste momento", afirmou. 

Foto: Reprodução Instagram

15h17 - Falta de energia e calorão não impedem votação em Vitória

Mesmo com a falta de energia, eleitores votaram normalmente na escola Álvaro de Castro Mattos, localizada no bairro Jardim da Penha, em Vitória. O apagão no local foi registrado na manhã deste domingo (30). Sem luz, os mesários sofreram com o calorão nas salas de votação.

15h14 - Eleitores colam teclas 1 e 3 e urnas eletrônicas são substituídas

Pelo menos duas urnas eletrônicas precisam ser substituídas no Brasil após eleitores colarem as teclas. Os casos aconteceram na manhã deste domingo (30) durante votação do segundo turno. Um caso aconteceu no Pernambuco e o outro no Mato Grosso. Veja a reportagem completa aqui. 

15h07 - Mais de 100 urnas tiveram problemas no ES

Durante a tarde deste domingo (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) divulgou o balanço das 9.239 seções eleitorais capixabas. De acordo com o TRE-ES, até às 14h, 105 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Dessas, 75 precisaram ser substituídas. Clique aqui e saiba mais.

15h03 - Saiba qual é a última região do Brasil a fechar apuração do voto

Assim como no segundo turno, a expectativa é de que a contabilização dos votos nas Regiões Norte e Nordeste do país demore mais para ser divulgada neste domingo (30).

De acordo coo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os resultados de localidades com maior dificuldade logística na transmissão chegam por último e precisam aguardar na fila de processamento. Clique aqui e saiba mais.

15h00 - Faltam duas horas para o encerramento da votação

Os eleitores têm até às 17h para entrar na fila da seção de votação.  

14h55 - Coligação de Lula pede prisão de diretor da PRF

A coligação Brasil da Esperança, que representa o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pediu à Justiça a prisão do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, e de superintendentes regionais que não estejam cumprindo a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proibiu operações de blitz neste dia de eleições. Clique aqui e saiba mais! 

14h44 - Ciro Gomes vota em Fortaleza: "Segui a orientação do meu partido"

Foto: CAIO ROCHA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

O candidato à presidência derrotado Ciro Gomes (PDT) votou na manhã deste domingo (30) na capital cearense, em Fortaleza, na sede da Secretaria de Saúde do estado.

"Como eu sempre faço. Tenho um grande respeito e gratidão pelo PDT, especialmente por presidente nacional do PDT Carlos Lupi, e segui a orientação do partido", respondeu ao ser questionado pela imprensa na saída. A afirmação sugere que ele teria votado em Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Leia mais!

14h34 - TSE: 2.630 urnas foram substituídas até as 13h30 deste domingo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 13h30 deste domingo de votação (30), 2.630 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. Os dados são do boletim eleitoral emitido pelo tribunal.

14h06 - TRE-ES substitui 75 urnas no ES

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) divulgou um novo balanço do dia da votação. Até às 14h, 105 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Dessas, 75 precisaram ser substituídas 

13h55 - Juiz eleitoral é acionado após confusão em Linhares

A votação foi marcada pelo acionamento de um juiz eleitoral após uma grande confusão registrada na Escola Marília Rezende, localizada no bairro Interlagos, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A ação foi registrada na manhã deste domingo (30). Leia mais! 

13h43 - Seções vazias em colégio de Vitória

Foto: Pedro Permuy

Pouco movimento foi registrado no colégio Salesiano, em Jardim Camburi, Vitória. Eleitores afirmam que concluiram a votação com apenas 6 segundos. Mesários afirmam que o maior movimento ocorreu das 8h às 9h.

13h35 - TSE manda PRF explicar operações em transporte público de eleitores

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou por volta de 12h deste domingo, 30, que o diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) explique as razões de operações que vêm sendo denunciadas por eleitores nas redes sociais. Há relatos de diversos Estados, em especial no Nordeste.

No despacho, Moraes citou uma publicação que acusa a PRF de fazer uma blitz em Cuité (PB) que estaria impedindo os eleitores de votar. Em outro vídeo, o prefeito da cidade, Charles Camarense, disse ter recebido vários relatos de operações similares no Nordeste. Segundo ele, os atos parecem "orquestrados". Leia mais!

13h28 - TRE-ES realiza teste de integridade das urnas

Foto: Suellen Araujo/TV Vitória

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizou, no Shopping Mestre Álvaro, na Serra, o teste de integridade das urnas eletrônicas. Foram 25 urnas que passaram por uma auditoria, sendo as 18 primeiras submetidas ao teste de integridade, duas ao projeto piloto, três ao teste de autenticidade dos sistemas eleitorais e duas a uma eventual auditoria.

13h05 - Votação tranquila no maior colégio eleitoral do ES

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

Apesar de ter registrado longas filas no primeiro turno das eleições, quem compareceu para votar neste segundo turno no colégio SEB, em Vila Velha, que possui o maior número de eleitores do Espírito Santo, não enfrentou filas e teve uma votação tranquila.

12h39 - TSE: 1.883 urnas substituídas até 11h30 no Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que, até as 11h30 neste domingo de votação eleições (30), 1.883 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. Os dados são do boletim eleitoral divulgado pelo Tribunal.

12h35 - Lula é o mais votado na Coréia do Sul, Austrália, Cingapura e Nova Zelândia

Os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a votação fora do Brasil serão divulgados somente após às 17 horas. No entanto, dados extraoficiais mostram que o candidato Lula (PT) recebeu a maior parte dos votos em alguns países onde a votação já foi encerrada.

Na Coreia do Sul, Lula venceu com 126 votos contra 70 para Bolsonaro. Na Austrália, foram 2970 para o petista contra 1688 para o atual presidente. Na Nova Zelândia foram 353 votos contra 132. Já em Cingapura, Lula recebeu 100 votos a mais do que Bolsonaro, que teve 131.

12h26 - Votos fora do país: Bolsonaro vence no Japão e Indonésia

Dados extraoficiais mostram que o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), foi o mais votado, até o momento, em dois países onde a eleição já foi encerrada. No Japão, Bolsonaro teve cerca de 3,4 mil votos, ficando à frente de Lula (PT). Na Indonésia, o presidente venceu com 32 votos, contra 15 para o petista.

12h05 - Duas ocorrências de boca de urna são registradas no ES

De acordo com a Polícia Militar, quatro pessoas foram encaminhadas para delegacias ao serem flagradas praticando boca de urna, o que é considerado crime eleitoral. Em São Domingos do Norte, duas pessoas foram flagradas com bandeiras de candidato. Em Nova Venécia, outras duas pessoas foram flagradas em filas pedindo votos.

12h01 - Além do ES, outros 11 estados votam para governador

Além do Espírito Santo, eleitores de outros 11 estados brasileiros vão às urnas neste domingo (30) para decidir quem vai chefiar o executivo local pelos próximos quatro anos. A decisão de governador também ficou pendente para o segundo turno em Alagoas, no Amazonas, na Bahia, em Mato Grosso do Sul, na Paraíba, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul, em Rondônia, em Santa Catarina, em São Paulo e em Sergipe. 

11h54 - Quase mil urnas substituídas em todo o Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que, nas primeiras horas de votação deste domingo de eleições (30), 926 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. Os dados são do boletim eleitoral divulgado pelo Tribunal.

11h37 - Lula promete pacificação; Bolsonaro diz que vitória é 'pelo bem do Brasil'

Bolsonaro votou minutos após a abertura das urnas. Ele chegou à sua seção eleitoral, na escola municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, zona oeste do Rio, às 7h50. O presidente conversou com apoiadores enquanto aguardava a abertura dos portões, às 8h. Depois de votar, ele afirmou que "o Brasil será vitorioso na tarde de hoje".

O candidato do PT votou por volta das 9h20 na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, seu berço político. Apoiadores receberam o petista com aplausos e gritos de "ô lê, ô lê, ô lá, Lula, Lula".

Leia mais!

11h15 - Eleitor de 93 anos faz questão de votar em Vitória

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

O eleitor Antônio Carlos Moraes, 93 anos, fez questão de votar em um colégio particular do bairro Mata da Praia, em Vitória. Ele disse que estava exercendo a obrigação de voto com orgulho. Ao lado, estava a filha dele, Hilda Abigail Moraes Muniz, 62 anos e outros familiares.

11h11 - Juiz cancela ônibus gratuito em São Roque do Canaã

O juiz da 16ª Zona Eleitoral, Marcelo Soares Gomes, proibiu a Prefeitura de São Roque do Canaã de ofertar transporte gratuito para os eleitores do município neste domingo (30) de eleição. O prefeito, Marcos Guerra, já tinha anunciado a circulação de cinco linhas, em dois horários diferentes, para levar os eleitores até cinco zonas eleitorais, mas na noite de sábado (29), teve de cancelar. 

Leia mais na Coluna De Olho no Poder

10h45 - Imprensa internacional vê Brasil dividido em eleições 'tensas'

Alguns dos principais veículos da imprensa internacional destacam o caráter tenso da campanha para as eleições presidenciais do segundo turno e veem o País polarizado, o que deve refletir em um resultado apertado hoje.

"Brasileiros decidirão entre dois políticos polarizadores com visões dramaticamente diferentes para a nação mais populosa da América Latina", relata o Financial Times. O diário britânico classifica o processo eleitoral deste ano como "longo e amargo". Leia mais!

10h31 - 35 urnas já foram substituídas no ES

De acordo com o primeiro balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), até às 10h, 41 urnas eletrônicas apresentaram problemas no Estado. Dessas, 35 precisaram ser substituídas.

10h24 - Candidato Manato chega para votar em Vitória

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

O ex-deputado e candidato ao governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL) chegou para votar em um colégio particular de Vitória. Acompanhado por apoiadores, ele falou com a imprensa antes de se dirigir para a seção eleitoral.

10h10 - Seção eleitoral fica sem energia em Vitória

Foto: Adriana Marques / TV Vitória

Na escola Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, Vitória, acabou a energia durante a votação. No local são 11 seções em funcionamento e os eleitores continuaram votando normalmente, pois a urna possui sistema que mantém funcionamento, mesmo sem energia elétrica.

10h05 - Vendedor de coco espera vender o dobro durante votação

Foto: Folha Vitória

Ely Vieira, famoso tio Ely. Vende coco e milho há 24 anos no mesmo ponto da Praia do Canto. No cruzamento das ruas Aleixo Neto com Chapot Presvot e um dos locais mais movimentados de votação. A expectativa é vender o dobro do que em dia comum. Ele diz que movimento maior é à tarde, depois que o pessoal sai da praia e vai votar. 

9h57 - Veja a lista de locais para votar em trânsito no ES

Eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral neste domingo (30), mas solicitaram voto em trânsito dentro do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podem votar normalmente no segundo turno das Eleições 2022. Veja a lista!

9h49 - Brasileiros enfrentam filas para votar em Portugal e na Itália

Foto: TRE-DF

Brasileiros estão votando em Porto, em Portugal, e em Milão, na Itália, desde às 6h30 deste domingo (30), horário de Brasília. Segundo imagens divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), as eleições brasileiras nos respectivos países ocorre com tranquilidade, mas há fila nas cidades nos dois países.

9h33 - Candidato Lula vota em São Paulo

Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

O candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou, na manhã deste domingo, em um colégio em São Bernardo do Campo, São Paulo. Vários apoiadores estavam aguardando a presença do candidato no local de votação. Na saída, Lula disse que esse pode ser o 30 de outubro mais importante de sua vida e beijou o comprovante de votação.

9h17 - Justificativa eleitoral deve ser feita no mesmo horário da votação

Os eleitores que precisarem justificar a ausência no segundo turno das eleições poderão utilizar o aplicativo e-Título durante o horário de votação, das 8h às 17h.

O eleitor também pode entregar o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas nos locais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do seu estado. Saiba mais!

9h10 - Candidato Casagrande chega para votação

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

Acompanhado da primeira-dama, o atual governador e candidato à reeleição no Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), chegou para votar em um colégio de Vitória. Apoiadores também acompanharam o candidato.

9h06 - Movimentação intensa em escola de Vila Velha

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

No colégio NEP, na Praia da Costa, em Vila Velha, a movimentação também é intensa nas primeiras horas de votação deste domingo.

8h59 - Aos 90 anos, capixaba vai votar mesmo com dificuldade de andar

Foto: Arquivo da Família

A idosa Nair Hilário Seibert, de 90 anos, moradora do bairro Porto Canoa, na Serra, contou, com exclusividade ao Folha Vitória, sobre a felicidade que sente ao exercer o voto.

Nascida em 22 de abril de 1932, em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, ela revelou que, enquanto tiver forças, continuará exercendo o direito de ir às urnas. Coincidência ou não, ela nasceu no ano em que foi autorizado o voto feminino no país.

Nair contou ainda que lembra da primeira vez que foi votar, quando já tinha mais de 30 anos de idade.

Leia mais!

8h40 - Candidato Jair Bolsonaro vota no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução / Twitter

O atual presidente da República e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL) votou, logo após a abertura das seções, em uma escola do Rio de Janeiro. Bolsonaro estava acompanhado de seguranças, posou para fotos e saiu sem falar com a imprensa. Ele volta para Brasília, onde vai acompanhar a apuração.

8h36 - Pequenas filas registradas em locais de votação

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

Na Escola São Domingos, em Vitória, diversos eleitores compareceram nas seções no primeiro horário de votação. Pequenas filas são registradas, mas o voto é rápido.

8h23 - Quais documentos levar na hora de votar?

Para votar, o eleitor precisa apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Antes de sair de casa, o eleitor precisa conferir se está com pelo menos um dos seguintes documentos: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

8h17 - Faltei no 1º turno, posso votar no 2º?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições 2022 podem e devem votar no segundo turno, em 30 de outubro, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. O órgão explicou que cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. 

8h00 - COMEÇA A VOTAÇÃO NO SEGUNDO TURNO

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A votação para o segundo turno das eleições 2022 começam às 8h, no horário de Brasília, em todo o Brasil. Durante todo o dia, mais de 156 milhões de eleitores vão votar em todo o país. No Espírito Santo, mais de 2,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas. A votação termina às 17h.

7h57 - Ordem de votação

Para este segundo turno, o capixaba vai votar em dois candidatos: primeiro, deverá ser escolhido o governador. Na disputa, estão os candidatos Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL).

Na sequência, o segundo e último voto é para presidente da República. Os eleitores devem escolher entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).

7h52 - Previsão do tempo para este domingo

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pode chover rapidamente no litoral norte do Estado durante a madrugada e manhã devido à presença da umidade trazida pelos ventos costeiros.

Ao longo do dia, há previsão de chuva esparsa nas demais áreas do norte capixaba, exceto no sul da região Noroeste. O vento sopra de forma moderada no litoral, com possibilidade de rajadas entre o litoral sul e o metropolitano. Saiba mais!

7h48 - Eleitores já aguardam início da votação

Foto: Folha Vitória

Antes mesmo do início do horário de votação, diversos eleitores já aguardam nas filas para exercer o direito. Em uma seção do bairro Flexal 1, em Cariacica.

7h42 - Folha Vitória terá apuração em tempo real

Reafirmando o compromisso com a democracia e com o capixaba, a equipe integrada de jornalismo da Rede Vitória estará mobilizada mais uma vez neste domingo (30) para levar todas as informações sobre a votação do segundo turno. Saiba mais!

7h20 - Ônibus de graça

Sete cidades do Espírito Santo estão entre os municípios que terão gratuidade do transporte público de passageiros na eleição deste domingo (30) visando segundo turno do pleito.

Os eleitores de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória vão poder fazer uso dos coletivos de maneira inteiramente gratuita para ir votar, das 7h às 18h. Saiba mais!

7h07 - Mudanças no trânsito em Vitória

Por conta do segundo turno das eleições neste domingo (30), as ruas de lazer e ciclofaixas foram suspensas na Grande Vitória. Algumas ruas e avenidas também ficarão fechadas para facilitar as operações durante o pleito.

Em Vitória, as "Ruas de Lazer" nas Avenidas Dante Michelini e Marechal Mascarenhas de Moraes estão suspensas, assim como as ciclofaixas para melhorar a mobilidade no trânsito.

7h02 - Funcionamento de supermercados, shoppings e serviços públicos na Grande Vitória

Por conta da votação no segundo turno das eleições neste domingo (30), alguns serviços podem sofrer alteração no horário de funcionamento. Além disso, algumas ruas e avenidas ficarão fechadas para facilitar as operações durante o pleito. Veja aqui como fica o esquema

7h01 - Esquema de segurança

Mais de 7,3 mil agentes das Forças de Segurança do Espírito Santo vão atuar no segundo turno das Eleições 2022 neste domingo (30). Ao todo, serão 7.326 agentes de Segurança na ação integrada, que conta com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Guardas Municipais.

7h00 - INÍCIO DO TEMPO REAL NO FOLHA VITÓRIA

Bom dia! Começamos agora a cobertura do 2º turno das Eleições 2022. Acompanhe com o Folha Vitória todos os factuais e os desdobramentos deste domingo (30).

Pontos moeda