Eleições 2022

Política

TEMPO REAL | Eleições 2022: acompanhe tudo sobre o 1º turno

Neste domingo (2) acontece o primeiro turno das eleições para deputado estadual, federal, senador, governador e presidente do Brasil; acompanhe em tempo real

Iures Wagmaker , Gabriel Barros , Lais Magesky

Redação Folha Vitória


Foto: Folha Vitória


00h24 - Jackeline Rocha é a única mulher do ES eleita para a Câmara dos Deputados

Quatro anos após ter ficado em terceiro lugar na disputa pelo governo do Espírito Santo, a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jackeline Rocha (PT), foi a única mulher eleita para a Câmara dos Deputados, no pleito deste domingo (02)

23h58 - Na Bahia, Jerônimo, com 49,3% dos votos, disputará 2º turno com ACM Neto, com 40,9%

O candidato Jerônimo Rodrigues (PT) teve 49,32% dos votos válidos na Bahia e vai disputar o segundo turno na eleição para governador do Estado com Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (União Brasil), que ficou com 40,89%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em terceiro lugar ficou João Inácio Ribeiro Roma Neto (PL), com 9% dos votos válidos no Estado.

Foto: Divulgação

23h56 - Haddad: "Vamos ganhar pela 1ª vez no Estado de SP; miliciano não botará o pé aqui"

O candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, disse na noite deste domingo (2) a apoiadores na Avenida Paulista que vai "ajudar o presidente Lula a governar". "Vamos ganhar pela primeira vez o Estado de São Paulo; os progressistas vão ganhar um Estado que vai ajudar a União a resgatar o direito do povo trabalhador, que sofre a cada dia as mazelas do bolsonarismo." E enfatizou: "Miliciano não vai botar o pé em São Paulo, nós não vamos deixar". 

23h38 - Simone Tebet: "Brasileiro optou por 2 turnos, mas eu e Mara entramos e saímos gigantes"

A senadora Simone Tebet (MS), candidata à Presidência da República pelo MDB, reconheceu na noite deste domingo que a vontade soberana do povo brasileiro optou por dois turnos para a eleição para presidente, mas que ela e sua vice, Mara Gabrilli (PSDB), entraram e saíram gigantes do pleito. Leia a reportagem completa.

23h20 - 'Não há nenhuma contestação ao resultado deste domingo', diz Moraes

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse não ter recebido nenhuma contestação ao resultado da votação neste domingo, que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro ao segundo turno. Moraes buscou desvincular a discrepância do resultado das urnas às pesquisas de opinião feitas ao longo da corrida presidencial. Alguns levantamentos apontavam possibilidade de vitória do petista em primeiro turno. "Quem deve explicar discrepância de resultados de pesquisas são os institutos. (...) Apenas registramos as pesquisas, não temos nenhum outro envolvimento", afirmou Moraes. 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

23h05 - "Amanhã estaremos nas ruas para ganhar as eleições", diz Lula

No Twitter, Lula, candidato à presidência do Brasil, afirmou que nesta segunda-feira (3) já estará nas ruas em campanha para o 2º turno das eleições. Jair Bolsonaro ainda não se posicionou em nenhuma rede social.

22h57 - Renovação de 50% e votação menor na bancada federal capixaba

Colunista Fabiana Tostes analisa que a bancada capixaba federal terá uma renovação de 50% na próxima legislatura. Cinco, dos 10 eleitos, são estreantes. São eles: Gilvan da Federal (PL), Gilson Daniel (Podemos), Dr. Victor (Podemos), Jackeline Rocha (PT) e Messias Donato (Republicanos). Leia na íntegra a coluna De Olho no Poder.

22h49 - Rose de Freitas não comenta derrota na disputa pelo Senado

Atual dona da última vaga disponível para o Espírito Santo no Senado Federal, a senadora Rose de Freitas (MDB) acabou saindo derrotada do pleito deste ano, perdendo a disputa para o ex-senador Magno Malta (PL), neste domingo (02). A reportagem do Folha Vitória tentou contato com Rose para repercutir o resultado do primeiro turno das eleições deste domingo. A assessoria da candidata disse que ela estava reunida com a família e que, por isso, não conseguiria comentar o desfecho do pleito.

22h19 - Com 1,9 milhão de votos, Sergio Moro é eleito senador no Paraná

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) foi eleito senador no Paraná na eleição deste domingo (2). Com 100% das seções totalizadas, ele recebeu 1,9 milhão de votos na disputa ao Senado, o equivalente a 33%, e assumirá a cadeira que era de Alvaro Dias (Podemos), que foi derrotado em sua tentativa de reeleição e terminou o pleito no terceiro lugar, atrás de Paulo Martins (PL).

21h40 - Ciro diz que precisará de mais algumas horas para refletir com o partido

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, agradeceu na noite deste domingo (20) os votos recebidos, mas se disse "profundamente preocupado" em relação ao que está vendo acontecer no Brasil. "Nunca vi situação tão complexa e desafiadora e ameaçadora sobre nós como nação", continuou. Com 96,56% das urnas apuradas, Ciro tem apenas 3,06%, com 3,49 milhões de votos e terminará a sua quarta tentativa de chegar ao Planalto em quarto lugar, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).

21h38 - Casagrande diz que pesquisas erraram no Brasil e no ES

Liderando todas as pesquisas oficiais de intenção de voto no Espírito Santo, o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição, foi surpreendido por um cenário diferente do apresentado nos levantamentos. Para confirmar uma possível vitória, o socialista precisará enfrentar o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) no segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro. Durante entrevista à imprensa, Casagrande comentou sobre a diferença dos cenários apresentados nas pesquisas de intenção de voto e o resultado das urnas.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

21h35 - Imprensa internacional destaca 'surpresa' com vantagem abaixo da esperada de Lula

A imprensa estrangeira reporta os resultados da disputa eleitoral no Brasil, com alguns dos meios destacando que a vantagem entre os primeiros colocados ficou abaixo do esperado nas pesquisas. O argentino Clarín publica na manchete de seu site a "surpresa nas eleições do Brasil", com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tendo menor vantagem que o esperado sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro. Veja os detalhes.

Foto: José Dias/PR/Ricardo Stuckert/PT

21h15 - Camila Valadão é a mulher mais votada no ES

Liderança negra, a atual vereadora Camila Valadão (PSOL) é a mulher mais votada como deputada estadual do Espírito Santo. Entre os eleitos, Iriny Lopes, Raquel Lessa e Janete de Sá também estão na lista das vitoriosas.

Foto: Isabella Arruda

21h09 - Lula e Bolsonaro vão disputar Presidência no segundo turno

Os candidatos do PT e do PL saíram na frente na corrida eleitoral, mas não atingiram o percentual necessário para serem eleitos em primeiro turno. Veja os detalhes.

Foto: Folha Vitória

20h57 - ES é o primeiro Estado do Brasil a encerrar a totalização do votos

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o Espírito Santo foi o primeiro Estado do Brasil a encerrar a totalização dos votos neste domingo (2), no 1º turno das eleições.

20h54 - Eleições 2022: veja quem são os 30 deputados estaduais do ES eleitos

Os 30 parlamentares que vão representar os capixabas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo pelos próximos quatro anos já foram definidos. Confira a lista!

20h52 - Confira os 10 deputados federais eleitos no ES

Ao longo deste domingo (02), os eleitores capixabas foram às urnas no Espírito Santo. Eles votaram para eleger seus candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador do Estado e presidente da República. Veja aqui a lista dos nomes e partidos dos deputados federais eleitos.

20h50 - “Sempre disse que ia ter 2º turno, agora vou trabalhar”, diz Manato

Após definição do segundo turno para o Governo do Estado, entre os candidatos Renato Casagrande (PSB), atual chefe do executivo estadual, e Carlos Manato (PL), do partido do atual presidente Jair Bolsonaro, Manato, que teve mais de 38% dos votos válidos, conversou com a reportagem do Folha Vitória. “Sempre estive otimista. Agora, vamos para uma nova eleição. Vamos com todo mundo que disputou. Sempre disse que ia ter segundo. Agora vou trabalhar”, disse Manato.

20h38 - Senador do ES, Magno diz que vai defender prisão perpétua para pedófilos

Na noite deste domingo (2), o senador eleito comemorou a vitória, e agradeceu o que chamou de reconhecimento dos capixabas. "Estou agradecido a Deus e ao povo do Espírito Santo e continuo movido pelas mesma causas. Minhas principais pautas serão a redução da maioridade penal e a prisão perpétua para pedófilos", declarou. Confira a reportagem completa aqui.

19h54 - Magno Malto é eleito senador no ES

Magno Malta (PL) foi eleito senador no Espírito Santo. Agora, Magno vai representar os capixabas no Senado. Essa será a terceira vez que ele assume o cargo, do qual está fora desde 2018, quando saiu derrotado do pleito.

19h30 - Casagrande e Manato vão disputar governo do ES no segundo turno

Os candidatos do PSB e do PL saíram na frente na corrida eleitoral, mas não atingiram o percentual necessário para serem eleitos em primeiro turno. Veja aqui os detalhes.

18h51 - Governo do ES: apuração parcial mostra possível 2º turno

Apuração parcial mostra possível segundo turno entre Carlos Manato (PL) e Renato Casagrande (PSB) no governo do Espírito Santo.

18h43 - Mais dois município encerram a apuração no ES

Itarana e Boa Esperança também já encerraram a apuraçâo no Estado capixaba.

18h39 - Mais quatro municípios do ES concluem apuração

Mantenópois, São Gabriel da Palha, Rio Novo do Sul e Atílio Vivacqua também concluíram a apuração dos votos no Espírito Santo.

18h37 - Apuração parcial no ES

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 42,86% das seções tiveram os votos computados até às 18h37 deste domingo (2). No senado, Magno Malta está com 42,11% dos votos; Rose de Freitas segue com 38,55%. Para o governo, Renato Casagrande segue liderando com 47,69% dos votos; Manato, em seguida, tem 39,42%. Na presidência, Jair Bolsonaro tem 52,92% e Lula tem 39,61% dos votos.

18h24 - Bom Jesus do Norte é o segundo a fechar apuração dos votos no ES

De acordo com o TRE-ES, Bom Jesus do Norte é o segundo município do Espírito Santo a concluir a apuração.

18h06 - Dores do Rio Preto fecha apuração dos votos

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) divulgou agora que o município de Dores do Rio Preto, no Caparaó capixaba, é o primeiro município a fechar a apuração dos votos.

18h00 - Está no ar o programa "Eleições 2022: Especial Apuração"

O programa especial com a apuração dos votos e análise do dia de eleições no Espírito Santo já está no ar. Confira aqui.

17h52 - 16 crimes eleitorais foram registrados no ES

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Segurança Pública, 16 ocorrências sobre crimes eleitorais foram registradas no Espírito Santo. Foram oito de boca de urna, seis de propaganda irregular, uma de uso de documento falso e uma de uso de celular na cabine. 

17h45 - Fiscal é autuado por boca de urna e preso por porte ilegal de arma de fogo no Sul do ES

Um homem, fiscal de partido político, foi preso em flagrante em Cachoeiro de Itapemirim por porte ilegal de arma e autuado pela prática de boca de urna. De acordo com a Polícia Federal, a ocorrência foi por volta das 16h, no bairro Zumbi. O órgão recebeu um vídeo em que três homens abordavam motos e carros distribuindo ilegalmente “santinhos”. Clique aqui para saber mais. 

17h34 - 115 urnas precisaram ser substituídas no ES

Novo boletim do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) aponta que, até às 17h, 229 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Delas, 115 precisaram ser substituídas.

17h30 - "Que eleitos assumam responsabilidade", diz presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), publicou uma mensagem na qual diz que espera, com as eleições deste domingo, 2, "a manutenção da democracia" no País. O senador destacou sua expectativa de que os vencedores assumam suas responsabilidades, e o derrotados "reconheçam o resultado".

17h23 - Eleições 2022: Especial Apuração

Dentro de instantes, você acompanha um programa especial com a apuração dos votos e análise do dia de eleições no Espírito Santo.

17h15 - Começa apuração no ES

Começa a apuração dos votos no Espírito Santo. Acompanhe em tempo real aqui. 

17h07 - Começa a apuração dos votos

O Tribunal Superior Eleitoral começou a apuração dos votos.  

17h05 - Lula vai acompanhar apuração em hotel

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai acompanhar a apuração em um hotel na região Central de São Paulo.

17h00 - Portões fechados!

Milhões de brasileiros foram às urnas neste domingo (02) para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Os locais de votação foram fechados às 17h. As pessoas que estavam na fila ainda podem votar. A partir de agora, o Tribunal Superior Eleitoral começa a marcha da apuração. Clique aqui e acompanhe a página de apuração do Folha Vitória em tempo real.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

16h55 - Maioria das pessoas entregou o celular, diz TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse que foram registrados "pouquíssimos casos" de pessoas que se recusaram a entregar o celular. Segundo ele, 99,9% dos eleitores entregam os aparelhos

16h53 - 250 presos por crimes eleitorais neste domingo

As polícias de todo o Brasil já efetuaram 250 prisões até a tarde deste domingo. As informações são do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena a Operação Eleições 2022. Clique aqui e veja os detalhes. 

16h51 - Reta final 

Falta menos de dez minutos para o fechamento dos portões nos locais de votação. 

16h50 - 3.222 urnas foram substituídas no país

Novo boletim do divulgado pela Justiça Eleitoral aponta que, até as 16h, 3.222 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. O número representa 0,60% do total das urnas utilizadas.

16h49 - No exterior, 50 urnas foram trocadas por voto em papel

Cinquenta urnas eletrônicas precisaram ser trocadas pela votação em cédulas de papel em 16 países. As informações foram compiladas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), responsável pela organização da eleição no exterior.

16h45 - Faltam 15 minutos para término da votação

As eleições de 2022 estão chegando ao fim. Faltam apenas 15 minutos para o fechamento dos portões dos locais de votação.  

16h37 - Veja eleitores curiosos durante a votação

Mais de 2,9 milhões de eleitores estão aptos a votar no Espírito Santo neste domingo (2). Dentre eles, a reportagem do jornal online encontrou alguns personagens curiosos nas seções eleitorais, aguardando para votar. Conheça!

Foto: Montagem / Folha Vitória

16h30 - Votação se encaminha para reta final

Faltam 30 minutos para o fechamento dos portões dos locais de votação. Eleitor que estiver na fila poderá votar mesmo que passe das 17h.

16h24 - Homem encontra outra assinatura em seu nome e é impedido de votar no ES

Um homem foi impedido de votar em uma escola de Cariacica. Em entrevista ao Folha Vitória, Carlos Alberto da Silva contou que decidiu ir votar na hora do almoço, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Mello Sobrinho, no bairro Vila Palestina. Ele foi surpreendido ao encontrar uma assinatura no seu nome. Clique aqui e entenda a história.

16h16 - 30 urnas foram substituídas só em Guarapari 

De acordo com o Cartório Eleitoral de Guarapari, somente no município, 30 urnas precisaram ser substituídas por conta de problemas neste primeiro turno. 

16h13 - No ES, 11 pessoas foram detidas por boca de urna

Em um novo boletim divulgado durante a tarde, a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo informou que 11 pessoas foram detidas por boca de urna ou propaganda irregular neste 1º turno. Clique aqui e entenda os detalhes de cada caso.

16h08 - Votação dos candidatos ao Senado

Nas eleições deste ano, nove nomes disputam a vaga de senador pelo Espírito Santo. Clique aqui e veja o momento do voto dos candidatos.

16h00 - Falta 1 hora para o fechamento dos portões

Faltando uma hora para o fechamento dos portões, o movimento é tranquilo na Escola Alberto de Almeida em Santo Antônio, em Vitória. Quem ainda não votou, deve ficar atento ao horário. As pessoas que estiverem nas filas após o horário vão poder exercer o direito ao voto. 

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

15h57 - Mulher surta ao ver Dilma Rousseff

Uma eleitora bolsonarista fez um escândalo ao encontrar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no Colégio Santa Marcelina, que fica em Belo Horizonte, Minas Gerais. A mulher gritou com eleitores de Lula. Veja a confusão abaixo:

15h49 - Quem estiver nos locais de votação até 17h poderá votar

Os portões dos locais de votação serão fechados às 17h, horário de Brasília, em todo o Brasil. No entanto, quem estiver nas filas poderá votar mesmo caso passe do horário. Quem ainda não votou, precisa ficar atento aos relógios! 

15h42 - Eleitor quebra urnas em Goiás

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um homem quebrou uma urna eletrônica a pauladas. Segundo o UOL, o caso aconteceu em uma escola de Goiânia, no bairro Jardim Vila Boa, no início da tarde deste domingo (2). Um eleitor que esperava para votar na contou que antes de quebrar a urna com o pedaço de madeira, o rapaz "gritou histericamente". Clique aqui e veja o vídeo!

Foto: Reprodução redes sociais

15h36 -  TCU aumenta número de técnicos na inspeção de urnas para acelerar auditoria

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, decidiu aumentar em 50% o número de auditores responsáveis pela coleta dos resultados das urnas eletrônicas para realizar o procedimento que ficou conhecido internamente como "fiscalização da apuração paralela". A Corte de Contas possui agora 54 técnicos nos Estados e 15 na sede da instituição em Brasília compilando dados para fazer uma auditoria do resultado.

15h24 - Comparecimento no exterior é maior do que última eleição

O comparecimento de eleitores no exterior registrado até o momento foi 50% maior que na eleição anterior. A informação foi divulgado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

15h20 - Votação tranquila em todo país

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou na tarde deste domingo (2) que as eleições estão transcorrendo "de forma tranquila" até o momento. Clique aqui e saiba mais!

15h15 - Votação tranquila em Cariacica

Faltando pouco mais de uma hora para encerrar a votação, a Escola São João Batista, em Cariacica tem poucas filas. Segundo os eleitores, o tempo de espera não passa de cinco minutos.

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

15h05 - Faltam menos de 2 horas para o fim da votação

Os eleitores precisam ficar atentos à hora. A votação deste domingo (2) se estende até as 17h, horário de Brasília, em todo o País. Faltam menos de duas horas para o fechamento dos portões dos pontos de votação.

15h01 - Cresce número de denúncias de irregularidades no ES

O Espírito Santo registrou, até o início da tarde deste domingo, 1.013 denúncias de propagandas eleitorais irregulares. Já foram registradas irregularidades eleitorais em todos os 78 municípios capixabas. As cidades com mais casos são Vila Velha, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Cariacica. As informações são do aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.

14h48 - Faltam mesários em seção de Vila Velha

Uma eleitora relatou à reportagem do Folha Vitória que o atraso ocorrido em uma escola da Praia da Costa é causado por falta de mesários em seção. Segundo ela, apenas um está trabalhando. Uma das mesárias, no entanto, disse que a demora é provocada por excesso de eleitores na sessão. Segundo ela, a média de eleitores por sala é de 200 pessoas. Na seção de Vila Velha, há 326 eleitores.

Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

14h27 - TRE-ES divulga novo balanço

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), divulgou um novo boletim às 14h20. Segundo os dados 102 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Dessas, 52 urnas precisaram ser substituídas em todo o estado. A maior parte foi na Serra.

14h12 - Eleitores relatam espera de até 1h para votar

Em Jardim da Penha, na escola Eber Louzada Zippinotti, eleitores enfrentam longas filas na tarde deste domingo (2), para conseguirem votar. Quem deixou para votar depois do almoço, precisa esperar até uma hora para conseguir chegar à cabina de votação.

Foto: Lucas Pisa/TV Vitória

14h01 - Mesmo sem Lei Seca, eleitor alcoolizado pode ser retirado de seção

O Espírito Santo não adotou a Lei Seca, que proíbe a comercialização e consumo de bebidas alcóolicas no dia da votação. No entanto, segundo o secretário de Segurança, coronel Marcio Celante, apesar de não haver proibição, o eleitor que estiver alcoolizado poderá ser retirado do local de votação, caso atrapalhe o andamento do processo. Saiba mais!

13h42 - Sinalização confusa em seção de Cariacica

Os cartazes de sinalização deixaram alguns eleitores confusos na hora de votar na na Escola Iraci Gobbi, no bairro Expedito em Cariacica. O motivo foi a mudança em algumas seções. Segundo a preposta Aline Rodrigues, apesar do início de confusão, o problema foi resolvido e a equipe prontamente orientou aos eleitores sobre seus locais de votação.

Foto: Thiago Alencar/ Folha Vitória

13h36 - "Cãopanheiro" de votação

No bairro Expedito, em Cariacica, o eleitor Gabriel Souza Monteiro foi votar e levou até o cachorro. O "cãopanheiro" foi até vestido com uma camisa do Brasil.

Foto: Folha Vitória

13h31 - Soraya Thronicke vota em Mato Grosso do Sul

A candidata à presidência Soraya Thronicke (União) votou durante a manhã em uma escola localizada em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul

13h21 - Família inteira se organiza e vota às 13h

Supertição? Em uma igreja da Praia da Costa, uma família se organizou e marcou a hora exata de ir votar: 13h. Mesmo usando camisas com cores distintas, pai, mãe e filho votaram no mesmo candidato à presidência.

Foto: Samantha Wanderley

13h19 - Folha Vitória terá apuração em tempo real e programa ao vivo

Neste domingo (2), a equipe integrada de jornalismo da Rede Vitória estará mobilizada para levar ao capixaba todas as informações sobre a votação e o resultado das urnas do primeiro turno das Eleições 2022.

O conteúdo estará disponível desde cedo, antes da abertura das urnas, em todas as plataformas do Folha Vitória: home, Facebook, Instagram e Twitter. Os eleitores também poderão receber as informações nos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp do Folha Vitória.

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

13h10 - Capitão Vinícius Souza vota em Cachoeiro

O candidato ao governo do Espírito Santo, capitão Vinícius Souza (PSTU), votou, por volta das 10h, na Escola Carolina Passos Gaigher, em Cachoeiro de Itapemirim. Ele foi acompanhado pelos filhos.

Foto: Divulgação

13h07 - Denúncias eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal

O aplicativo Pardal Eleitoral, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é usado para que sejam realizadas denúncias de crimes eleitorais. Para usar a plataforma, o eleitor pode baixar o Pardal em smartphones com os sistemas Android e IOS. Após a instalação, basta seguir o passo a passo, começando pela seguinte opção: ‘’Fazer uma Denúncia’’, e, na sequência, o tópico “Propaganda Eleitoral Irregular". Saiba mais!

12h53 - OEA diz que eleição no Brasil transcorre com normalidade

Até aqui, as eleições brasileiras transcorrem dentro da "normalidade absoluta", de acordo com o chefe da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA), Rubén Ramírez. Ele falou com jornalistas após visitar um colégio particular em Brasília, onde está ocorrendo a votação. Saiba mais!

12h47 - Mais de 50 países enceram votação para presidente do Brasil

Enquanto os brasileiros seguem às urnas para registrar o voto no Brasil, em 59 países a votação se encerrou às 12h para presidente da República. A divulgação oficial dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país. Leia mais!

12h38 - Espera de quase 1 hora em Vitória

De acordo com o fiscal Willian, da seção 278, duas seções foram transferidas para o Senac: a do Instituto Braille e a do Senai. Além disso, problemas para coletar a biometria. "Teve uma mulher que ficou quase uma hora aqui, tentando votar com a mãe. A mãe já era idosa, nem queria votar, mas a filha fez questão. Tentamos explicar que ela não podia votar para a mãe. Acabou demorando um pouco".

12h29 - Casagrande vota em colégio de Vitória

O atual governador e candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB), votou em uma escola particular do bairro Bento Ferreira, em Vitória. Ele estava acompanhado por familiares, pelo candidato à vice, Ricardo Ferraço, e pela candidata ao Senado, Rose de Freitas.

Foto: Divulgação

12h23 - Até que horas posso votar?

A votação, que começou às 8h, vai até às 17h em todo o país, seguindo o horário de Brasília. Nas cidades com fuso horário diferente, o período de votação irá começar e terminar em horários diferenciados para se alinhar com o horário de Brasília. Saiba mais.

12h02  - Espera nas filas e problemas na biometria

Faltando 5 horas para o fim da votação no 1º turno das eleições, grandes filas e muita movimentação no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Bento Ferreira, Vitória. Eleitores relatam mais de quarenta minutos nas filas. Houve registro de problemas na leitura biométrica.

11h35 - Candidato Aridelmo vota em Vitória

Aridelmo Texeira (Novo), candidato ao governo do Espírito Santo, votou em um colégio particular do bairro Santa Lúcia, em Vitória. Ele estava acompanhado da candidata a vice na chapa, Camila Domingues.

Foto: Divulgação

11h25 - Urna trava e eleitores esperam resolução do problema

Em uma seção localizada em uma escola particular em Jardim da Penha, Vitória, a urna travou e os eleitores precisaram esperar a resolução do problema. Segundo o presidente da seção, “quando trava a gente desliga e reinicia, é o procedimento padrão. Não perde voto já contabilizado”. O funcionamento voltou alguns minutos depois. No entanto, eleitores afirmam que esperam mais de 40 minutos para votar.

11h19 - Vendedor de picolé aproveita para fazer uma grana extra

O vendedor ambulante Marcelo Fernandes Matias, 57 anos, aproveita o movimento do dia de eleições para faturar um dinheiro a mais. Ele deixou para votar mais tarde e aproveita para vender mais diante do calor e do número de eleitores. "As vendas estão ótimas. Já consegui arrecadar bem mais do que normalmente".

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

11h12 - Justiça Eleitoral lança "Disque-Eleições" para tirar dúvidas

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) está disponibilizando para os eleitores um canal em que será possível tirar dúvidas sobre o pleito por meio de contato telefônico. De acordo com a Corte, o "Disque-Eleições 2022", tem como objetivo orientar o eleitorado sobre local de votação, como votar na urna eletrônica, com fazer para justificar o voto, dentre outros. Saiba mais!

11h04 - Idosos fazem questão de exercer o direito ao voto em Vila Velha

Na festa da democracia , o casal Sebastião Sabino, 77 anos, e Clemilda de Freitas, 73, fizeram questão de comparecer a um colégio de Vila Velha para votarem. "Muito feliz por mais esse dia de votação. Exercermos nosso direito de cidadãos e enquanto nós tivermos bem de saúde e podendo estar presente, vamos votar", disse Clemilda.

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

10h59 - Eleitores relatam demora nas filas em Vila Velha e Serra

Eleitores relatam que ficam quase 1 hora em filas para votar em seções localizadas em Vila Velha e na Serra. Na EMEF Jonas Farias, em Nova Carapina 1, Serra, há relatos de mais de 50 minutos de espera.

Foto: Matheus Moraes | Folha Vitória

10h52 - Candidata Simone Tebet vota em Campo Grande (MS)

A candidata à presidência Simone Tebet (MDB) votou em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, na Escola Estadual Lucia Martins Coelho.

10h48 - Ciro Gomes vota em Fortaleza

O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) votou na sede da Secretaria de Saúde do Ceará, em Fortaleza.

10h43 - Candidata ao Senado, Rose de Freitas vota ao lado de Casagrande

A candidata à reeleição, a senadora Rose de Freitas (MDB) votou em Fradinhos às 9h30. A candidata foi acompanhada pelo governador Renato Casagrande (PSB-40), o vice-governador Ricardo Ferraço e a primeira suplente, Solange Lube.

Foto: Divulgação

10h40 - Felipe D'Avila vota em São Paulo

O candidato Felipe D'Avila (Novo) votou há pouco no Colégio Mater Dei, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo.

10h38 - Candidato à presidência, padre Kelmon vota em Salvador

O candidato à Presidência da República Padre Kelmon (PTB) chegou para votar na Escola Adroaldo Ribeiro Costa, no bairro do Cabula, em Salvador, por volta das 8h15, acompanhado de assessores.

10h35 - Em operação, PF e PC flagram carros espalhando santinhos nas ruas

Durante a madrugada deste domingo, a Polícia Federal e a Polícia Civil realizaram a operação “Olho Vivo”. Os infratores se aproveitam da madrugada para descarregar “santinhos” dos candidatos nas ruas das cidades, principalmente nas regiões próximas aos locais de votação. Ao todo foram lavrados cinco termos circunstanciados, respectivamente em Vitória, Vila Velha (dois), Serra e Cachoeiro de Itapemirim, com a condução de 16 (dezesseis) pessoas para a Superintendência da PF em Vila Velha, para a Delegacia da PF em Cachoeiro e para o Departamento de Polícia Judiciária da Polícia Civil.

10h23 - Seis pessoas são detidas por crime eleitoral no ES

O primeiro boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) informa que seis pessoas foram detidas por crime eleitoral neste domingo (02). Foram 5 detidos na Serra e um em Vila Velha. Houve, ainda, dois registros de ocorrência por propaganda irregular.

10h16 - Audifax, candidato ao governo, vota na Serra

O candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos (Rede), votou, por volta das 9h, na escola Hélio Ferraz, na Serra

Foto: Divulgação

10h10 - Candidato ao Senado, Erick Musso vota em Aracruz

O candidato ao Senado Erick Musso (Republicanos) votou em Aracruz, na escola Primo Bitti, em Coqueiral de Aracruz. 

Foto: Divulgação

10h06 - Candidato ao governo, Guerino vota em Linhares

O candidato Guerino Zanon (PSD) digitou seus votos na urna eletrônica, localizada em uma seção da Escola Jerônimo Monteiro, no bairro BNH em Linhares. Ele votou por volta das 8h55.

Foto: Divulgação

10h - Tribunal Regional Eleitoral do ES divulga balanço

O primeiro boletim da votação, divulgado Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), mostra que até às 10h, 45 urnas eletrônicas apresentaram problemas. Dessas, 20 precisaram ser substituídas em todo o estado.

9h59 - Candidato ao governo, Manato vota em Vitória

O candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato (PL), votou, por volta das 9h30, em uma escola particular da Mata da Praia, em Vitória.

Foto: Divulgação

9h52 - Urnas substituídas em Aracruz

Três urnas foram substituídas em Aracruz, segundo o Cartório Eleitoral da cidade. As substituições foram feitas em distritos rurais e no centro do município, após uma hora do início da votação.

9h47 - Bolsonaro vota no Rio de Janeiro

O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, votou na cidade do Rio de Janeiro. Ele chegou por volta das 8h50 na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na zona oeste. Saiba mais!

9h43 - Urnas substituídas em Colatina

Segundo o Cartório Eleitoral de Colatina, em uma hora de início da votação, foram substituídas duas urnas em seções eleitorais no centro do município.

9h40 - Lula vota em São Bernardo do Campo, São Paulo

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, compareceu à Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, seu berço político para votar. Leia mais.

9h39 - Urnas substituídas em Linhares

Segundo o Cartório Eleitoral de Linhares, em uma hora de início da votação, foram substituídas três urnas. O clima é de tranquilidade nas seções eleitorais com grande participação de eleitores idosos que costumam votar pela manhã.

9h36 - Mudanças de seções confundem eleitores

Na escola Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares, na Serra, há policiamento e muita sujeira, com santinhos jogados ao chão. Diferente dos demais anos, eleitores dizem haver muita desorganização. Algumas seções foram mudadas de lugar e não há, em algumas salas, a devida identificação.

Foto: Roger Nunes / TV Vitória

9h33 - Queda de energia elétrica em distrito rural de São Mateus

Cartório eleitoral de São Mateus informa que houve queda de energia elétrica no distrito de Nestor Gomes, zona rural de São Mateus. A EDP já foi acionada.

9h29 - Contraste de movimento em Vila Velha

Enquanto uma escola de Vila Velha tem movimento intenso, outro colégio próximo registra movimentação tranquila nas primeiras horas de votação.

Foto: Folha Vitória

9h16 - Movimento no maior colégio eleitoral em Vila Velha

No maior colégio eleitoral de Vila Velha, a movimentação é intensa nas primeiras horas deste dia de eleição. Muitos eleitores se encaminharam ao local e formaram filas nas seções.

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

9h11 - Justificativa de ausência pode ser enviada online

Os eleitores que precisarem justificar a ausência no primeiro e segundo turno das eleições poderão utilizar o aplicativo e-Título durante o horário de votação, das 8h às 17h. A justificativa também pode ser feita em qualquer local de votação com apresentação do requerimento de justificativa eleitoral e um documento com foto, também durante o horário do pleito. Saiba mais!

8h58 - Movimentação de brasileiros em Portugal

Em Lisboa, centenas de brasileiros também foram às urnas para exercer o papel da cidadania. Em Portugal, são mais de 80 mil brasileiros aptos a votar. Fora do Brasil, os eleitores votam apenas para o cargo de Presidente da República.

8h53 - Casagrande acompanha candidato a vice na votação

O atual governador e candidato à reeleição Renato Casagrande e a candidata ao Senado Rose de Freitas acompanham o candidato a vice-governador, Ricardo Ferraço, em seu local de votação na Praia do Canto, em Vitória.

Foto: Folha Vitória

8h45 - Colégio em Vitória tem movimentação tranquila

No colégio Salesiano, em Jardim Camburi, Vitória, pouca movimentação e abertura pontual das seções. Eleitores afirmam que não houve nenhuma briga nem problema registrado até às 8:42, com tempo de espera médio de 11 minutos. Também não houve nenhuma manifestação política, com nenhum objeto, acessório ou roupa que identifique quaisquer candidatos.

Foto: Pedro Permuy/Folha Vitória

8h40 - Transcol terá ônibus extras neste domingo

O reforço acontece das 7h às 19h, e contará com 20 ônibus extras que ficarão estrategicamente distribuídos nos terminais de Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Jardim América, Itacibá, Campo Grande, São Torquato, Ibes, Itaparica e Vila Velha.

8h31 - Preciso de máscara e comprovante de vacina para votar?

Nas eleições municipais de 2020, o uso de máscaras era obrigatório na hora de votar, em decorrência da pandemia da covid-19. No entanto, de acordo com as regras vigentes, nem o acessório, nem o comprovante de vacina serão exigidos nas seções eleitorais. Saiba mais!

8h26 - Confira os números dos candidatos no ES

Mais de 156 milhões de brasileiros estão habilitados a ir às urnas nos 26 Estados e no Distrito Federal neste domingo (2). Neste ano, cinco cargos estão em disputa: deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República. Veja os candidatos a cada cargo pelo Espírito Santo.

8h07 - Documentos, roupas e adesivos: saiba o que é permitido!

Para votar, o eleitor precisa apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Não há restrição de roupas, mas é indicado que não se use roupas de praia. Adesivos de candidatos podem ser usados, mas não é permitido pedir votos. Veja um guia completo!

8h00 - Começa agora a votação para o 1º turno

Começa agora a votação para o 1º turno. Chegou para votar ou viu algo curioso? Clique aqui e envie para o Folha Vitória fotos e vídeos pelo WhatsApp.

7h56 - Eleitores aguardam início da votação

Antes mesmo da abertura das urnas, diversos eleitores já formavam filas na CEMEI Camilo Casagrande, em Flexal 1, Cariacica. A imagem abaixo foi registrada por volta das 7h.

Foto: Thiago Soares

7h48 - Mesários fazem testes nas urnas

Antes do início da votação, mesários realizam os últimos testes nas urnas para garantir que tudo esteja funcionando corretamente às 8h, quando é liberada para o registro de votos pelos eleitores.

Thiago Soares
Thiago Soares

7h38 - Ruas de Lazer e ciclofaixas serão suspensas em Vitória

Para facilitar a mobilidades dos eleitores e garantir o bom fluxo de veículos na Capital, a Prefeitura de Vitória suspende, excepcionalmente, neste domingo, as Ruas de Lazer e as ciclofaixas. Veja detalhes!

7h32 - Brasileiros enfrentam 1h de fila para votar na Alemanha

Em outros países, as urnas abriram às 8h do horário local. Em Munique, na Alemanha, a capixaba Letícia Rezende de Abreu Baumann registrou a fila de brasileiros que aguardavam mais de 1 hora, embaixo de chuva, para registrar o voto.

Foto: Letícia Rezende de Abreu Baumann

7h25 - Funcionamento de estabelecimentos na Grande Vitória

Por conta do primeiro turno das eleições, alguns serviços não irão funcionar e outros terão horários diferentes do normal na Grande Vitória. Além disso, algumas ruas e avenidas ficarão fechadas para facilitar as operações durante o pleito. Supermercados ficam fechados. Veja funcionamento de shoppings, parques e serviços públicos.

7h02 - Esquema de segurança

Mais de 6 mil agentes das Forças de Segurança do Espírito Santo vão atuar na "Operação Eleições 2022" neste domingo (2), quando acontece o primeiro turno das eleições em todo o Brasil. Ao todo, serão 6.600 agentes de Segurança na ação integrada, que conta com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Guardas Municipais. Veja mais detalhes aqui.

7h00 - Início do tempo real no Folha Vitória

Bom dia! Começamos agora a cobertura do 1º turno das Eleições 2022. Acompanhe com o Folha Vitória todos os factuais e os desdobramentos deste domingo (2).

Pontos moeda