Política

Em Alagoas, Dilma diz que obras para combate à seca serão mantidas

Redação Folha Vitória

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, 5, em Inhapi, no interior de Alagoas, que apesar das dificuldades enfrentadas pelo País, as obras para combate à seca serão mantidas.

"As obras estão em Alagoas e estão espalhadas em todos os Estados do Nordeste", disse a presidente. "Meu compromisso é manter os investimentos que garantam a segurança hídrica do País."

Dilma citou uma série de ações do governo para ajudar no combate à seca, entre as quais o Plano Safra e o programa de construção de cisternas. "Quando fizemos o Bolsa Família, entendemos que também tínhamos de ter obras que garantissem o acesso à água para milhões", afirmou.

Ao lado do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do governador Renan Filho (PMDB), a presidente também garantiu o apoio às ações do governo estadual. "Vamos fazer todo o esforço para ajudar o governo de Alagoas no que for possível e necessário", disse a presidente.

Em Inhapi, Dilma inaugurou o 3º trecho do Canal do Sertão Alagoano, que amplia em mais de 28 quilômetros o abastecimento de água no interior do Estado. Quando concluído, o projeto vai ter 250 quilômetros e deve levar água para cerca de um milhão de pessoas em 42 municípios do Estado. As obras são financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em discurso, Renan Filho pediu que o governo agilize a autorização das obras do 5º trecho do Canal do Sertão Alagoano. "É preciso manter essa obra viva, com gente trabalhando e contribuindo para o progresso do País", disse.

BR-316

Dilma anunciou também que está confirmada a pavimentação do trecho da rodovia BR-116 que liga Carié, em Alagoas, até Inajá, em Pernambuco. Em seu discurso, a presidente não informou o período previsto para conclusão da obra, nem quando começará nem quanto custará.

O trecho que liga Carié a Inajá tem 47 quilômetros de extensão. O edital de licitação da obra foi publicado em março deste ano, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Nesta tarde, Dilma vai a Maceió para reunião com lideranças empresariais de Alagoas, prevista para ter início as 15h15 (de Brasília). O encontro é fechado para a imprensa. No final do dia, Dilma volta para Brasília.

Pontos moeda