Política

Ainda com dúvida? Saiba como consultar seu local de votação

Para evitar contratempos no dia do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TJE), disponibilizou em seu site uma ferramenta de busca

Foto: Reprodução

No próximo domingo (15) quase 150 milhões de brasileiros irão votar nas eleições municipais. Os eleitores terão que escolher seus candidatos à prefeito e para vereador. Como o pleito eleitoral acontece a cada dois anos — alternando entre eleições nacionais e locais, muitos eleitores se confundem ou não sabem onde devem para votar.

Para evitar contratempos no dia do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TJE), disponibilizou em seu site uma ferramenta de busca. O processo é bastante simples. Basta preencher um curto formulário com seu número de CPF, data de nascimento, nome de sua mãe e clicar em consultar.

Título de eleitor digital

Foto: Reprodução

E sempre difícil achar o título de eleitor no dia da votação, certo? Pensando nisso,  e-Título, um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor, facilita a vida de quem vai votar. O app permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Além disso, apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Segundo o TJE, agora em 2020, ficou mais fácil acessar o aplicativo, pois é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor. Outra novidade permite que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários. E o app se tornou acessível para pessoas com deficiência visual.

A  aplicação pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

A única ressalva com relação ao e-Título é que o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico. Nesse cado é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital. 

Resultados

Foto: Reprodução

E para quem gosta de acompanhar a apuração dos votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um aplicativo que conferem ainda mais transparência ao processo eleitoral. Por meio do app Resultados, qualquer pessoa pode acompanhar e obter os resultados das eleições em sua cidade a partir dos votos já apurados.

O aplicativo pode ser instalados gratuitamente em qualquer dispositivo móvel (smartphone ou tablet), bastando apenas ter acesso às lojas Google Play e App Store. Ambos se destinam ao público em geral.

Pontos moeda