Política

Horário para votar no próximo domingo é alterado devido à pandemia

Ampliação do horário para votação nas urnas eletrônicas do Estado

Foto: Agência Brasil

Devido à pandemia, as eleições municipais em todo o Brasil terão tempo maior para a votação neste ano. A medida, adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê a garantia de segurança para os eleitores votarem, evitando aglomerações no dia da votação e para distribuir melhor o fluxo de pessoas nos locais de votação.

Neste ano, o horário de votação será das 7h às 17h, sempre considerando os fusos horários de cada município. Deste período, as três primeiras horas serão preferenciais para idosos acima de 60 anos, pois fazem parte do grupo de risco do coronavírus.

Caso a cidade tenha segundo turno, este horário ampliado também valerá para o dia 29 de novembro. Para definir este novo período de votação, o TSE contou com o apoio de uma consultoria técnica, composta por matemáticos e sanitaristas.

Foto: Pixabay

Cuidados a tomar no dia da eleição

Com a definição de um horário prioritário para a votação de idosos acima de 60 anos, o órgão eleitoral conta com o apoio dos eleitores que comparecerem aos locais de votação, pois será seguida a prioridade entre 7h e 10h. Acompanhantes ou eleitores com idade inferior a 60 anos deverão aguardar para votar.

O uso de máscaras é obrigatório nos locais de votação, não sendo permitida a entrada de pessoas sem a utilização do acessório, nem a permanência sem o item. Os mesários estarão utilizando as máscaras e os protetores faciais.

Pontos moeda