Política

Servidores de Vitória vão receber 13º salário em parcela única até o fim do mês

Ao todo, serão mais de 17.300 ativos e inativos que receberão o benefício até o dia 29 de novembro

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo

Para os trabalhadores, a chegada do fim de ano representa um alívio para o bolso. Isso porque o pagamento do 13º salário garante um dinheiro extra, que pode ser usado para quitar dívidas, comprar os presentes de Natal ou até mesmo guardar.

No caso dos servidores da Prefeitura de Vitória, o benefício, que normalmente é pago em duas parcelas, vai ser depositado de uma vez só, em parcela única. Ao todo, serão mais de 17.300 ativos e inativos que receberão até o dia 29 de novembro.

De acordo com o prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini, o pagamento em parcela única é um reconhecimento e um incentivo aos que se esforçaram durante mais um ano marcado pela pandemia.

"Estamos adiantando o pagamento como reconhecimento pelo esforços dos servidores. O ano, com a pandemia, exigiu muita dedicação. Queremos reconhecer toda energia, superação e atendimento em diversas áreas e em toda esfera da prefeitura", afirmou.

Leia também: Saiba o que fazer com o 13º salário: pagar dívidas, investir ou gastar?

Pazolini afirma que o valor total dos pagamentos chega a quase R$ 50 milhões. O depósito será realizado no dia 26 de novembro para os 11.569 servidores ativos. Para os 4.721 aposentados e 1.098 pensionistas, o pagamento será realizado no dia 29.

"Foi um esforço fiscal coletivo que nos permitiu realizar esse pagamento com quase um mês de adiantamento. Além disso, serão quase R$ 50 milhões injetados na economia, o que vai movimentar o comércio e pode gerar mais empregos", disse.

Quem tem direito ao décimo terceiro salário

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, somente tem direito ao benefício quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias, além de aposentados e pensionistas.

Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o 13º salário.

No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

O pagamento geralmente é feito em duas parcelas, mas pode mudar dependendo de acordos coletivos, por exemplo. A primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.

Quando o pagamento é feito em parcela única, ele deve ser feito até 30 de novembro. Há casos em que é possível receber a primeira parcela junto com as férias, mas isso deve ser acordado entre o empregado e a empresa onde trabalha.

Já os aposentados e pensionistas receberam o décimo terceiro antecipado neste ano. O benefício foi pago em duas parcelas, em maio e junho.

Leia também: 13º salário: primeira parcela será paga até o fim do mês; saiba quem tem direito e como é feito o cálculo

Pontos moeda