Orquestra sinfônica e banda da PM na cerimônia de posse do novo governador do Estado
A praça João Clímaco já está organizada e devidamente cercada para receber as pessoas que desejarem acompanhar a transmissão da faixa ao governador eleito e ao vice
Do lado de fora do Palácio Anchieta já dá para sentir o clima para a posse do governador eleito Paulo Hartung (PMDB) e do vice, César Colnago (PSDB). A cerimônia de assinatura do termo de posse será a partir de 15 horas, na Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá. Já a passagem da faixa governamental será a partir de 16h30, no Palácio Anchieta, no Centro da Capital.
A praça João Clímaco já está organizada e devidamente cercada para receber as pessoas que desejarem acompanhar a transmissão da faixa ao governador eleito e ao vice.
Assim que chegar na Casa de Leis, o governador Renato Casagrande (PSB) e o governador eleito Paulo Hartung vão para o Salão Nobre da Assembleia, onde serão recebidos em sessão solene pelo presidente Theodorico Ferraço (DEM).
Em seguida, haverá a entrada das bandeiras, que ficam centralizadas na sala e voltadas para a mesa diretora. Haverá a execução do Hino Nacional acompanhada pela Banda de Música da Polícia Militar.
A cerimônia seguirá com a leitura do Termo de Posse que será feita pela primeira-secretária da Casa, Solange Lube (PMDB), e o governador assumirá o compromisso constitucional. A banda de música voltará a tocar. Desta vez, o tema será “O Guarani”, de Carlos Gomes.
Às 16h30, o governador e o vice, após outra apresentação da Banda da Polícia Militar, serão convidados pelo comandante da Guarda de Honra - formada por militares da PM e do Corpo de Bombeiros - para que o novo Chefe do Executivo passe em revista à tropa.
Já no interior do Palácio Anchieta, o governador, o vice e convidados irão ao Salão Nobre para aguardar o momento da passagem da faixa.
O rito seguirá com a leitura do Termo de Transmissão do Exercício do Cargo de Governo, onde estarão presentes o governador que sai, Renato Casagrande, e o que assume, Paulo Hartung. Esse rito contará com as assinaturas dos dois.
A faixa governamental será colocada no novo governador pela cerimonialista Hilda Cabas. Em seguida haverá, novamente, a execução do Hino do Espírito Santo.
Haverá uma apresentação do Coral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), que será acompanhado pela Orquestra Sinfônica do ES. A regência será do maestro Helder Trefzger.
Depois de tomar posse, o governador Paulo Hartung discursará. A transmissão da posse será feita em telões na Praça João Clímaco e também em telões internos. O governador Paulo Hartung receberá os cumprimentos no Salão Nobre do Palácio Anchieta.