• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Chapa da oposição é eleita para comissão do impeachment contra Dilma

Política

Chapa da oposição é eleita para comissão do impeachment contra Dilma

A chapa que venceu a eleição tem 39 nomes de 13 partidos diferentes (PMDB, PSDB, PPS, PP, PSB, Solidariedade, PTB, PSD, DEM, PSC, PMB, PHS e PEN)

A votação aconteceu na tarde desta terça-feira Foto: Agência Brasil

Brasília - Deputados elegeram nesta terça-feira, 8, a chapa 2, organizada por partidos da oposição e dissidentes do PMDB, para a comissão especial que vai elaborar parecer sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Casa. Intitulada "Unindo o Brasil", a chapa foi eleita por 272 votos a 199 votos, em uma votação marcada por confusão e tentativa de obstrução de governistas. A eleição representa uma derrota para o governo, que apoiava a chapa organizada por governistas e terá minoria na comissão.

A chapa vencedora tem 39 nomes de 13 partidos diferentes (PMDB, PSDB, PPS, PP, PSB, Solidariedade, PTB, PSD, DEM, PSC, PMB, PHS e PEN). Ela foi articulada por líderes do DEM, PSDB, PPS e Solidariedade juntamente com parlamentares do PMDB que estavam insatisfeitos com as indicações pró-governo feitas pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), para a chapa 1.

Logo após a votação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que a votação das vagas remanescentes para a comissão deverá ocorrer amanhã. Pela chapa 2, só foram eleitos 39 deputados para vagas titulares, portanto, faltam ainda 26 deputados de partidos como o PT (8), PR (4), PRB (2), PROS (2), PDT (2), PCdoB (1), PSOL (1), Rede (1), PV (1), PTdoB (1), PTC (1), PMN (1) e PTN (1).