Política

CMO aprova inclusão da CPMF no relatório de receita do Orçamento de 2016

Destaque que autoriza alteração do relatório traz arrecadação menor que a desejada pelo governo. Em estimativa do ministro Planejamento o Executivo esperava a aprovação da CPMF neste mês

Redação Folha Vitória
Senadora Rose de Freitas preside a Comissão Mista de Orçamento Foto: Agência Brasil

Brasília - Apesar da tramitação em fase inicial da nova CPMF e incerteza sobre a aprovação do projeto, a Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso aprovou na tarde desta terça-feira, 1, com apoio da base do governo, a inclusão de previsão de ganhos com o tributo no relatório de receita do Orçamento de 2016.

O destaque que autoriza a alteração do relatório traz uma arrecadação menor que a desejada pelo governo. Em estimativa enviada hoje pelo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o Executivo esperava a aprovação da CPMF neste mês, com vigência a partir de abril e arrecadação de R$ 32 bilhões. A emenda aprovada entretanto, prevê a aprovação da matéria em junho, com validade a partir de setembro e arrecadação de R$ 12,7 bilhões.

A emenda foi proposta pelo líder do governo na CMO, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). A proposta foi apoiada por parlamentares da base e criticada pela oposição. Para o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o governo "inova criando receita fictícia, receita que sequer foi apreciada".

Na semana passada, a senadora capixaba Rose de Freitas (PMDB), que preside a CMO, afirmou que procuraria os parlamentares para aprovar o orçamento: "se preciso for, baterei na porta de cada um dos parlamentares para convencer que o Brasil não pode ficar sem Orçamento".

 

Pontos moeda