Política

Novo Portal da Transparência é lançado pelo governo do Estado

Segundo o governo, o novo portal tem interface de linguagem compreensível e visual amigável. Além disso, o novo site é responsivo, se adaptando ao tamanho do dispositivo utilizado no acesso

Hartung apresenta novo portal da transparência Foto: Divulgação/Governo

Foi lançado na tarde desta quinta-feira (8) o novo portal da transparência do governo do Espírito Santo em solenidade realizada no Palácio Anchieta.  As novas funcionalidades do site foram consolidadas com a ajuda de audiências públicas.

De acordo com o governo, o novo portal tem interface de linguagem compreensível e visual amigável, intuitivo e prático. Além disso, o novo site é responsivo, isto é, se adapta ao tamanho do dispositivo utilizado durante o acesso, como celulares e tablets.  

As Informações disponibilizadas no novo portal, segundo o governo, também são mais completas, íntegras e acessíveis, atendendo à legislação e ao interesse do usuário.

Além dos dados sobre despesas, receitas, orçamentos, convênios, contratos e servidores públicos, será possível acessar informação sobre todas as modalidades de licitações; patrimônio; contracheque, férias, licenças,  ausências, afastamento, conselhos e jetons; informações temáticas e mapa de equipamentos.

O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), em conjunto com o Instituto de Tecnologia do Espírito Santo (Prodest). 

“Estamos ganhando capacidade de dar resposta para a sociedade. É um passo gigante. Os donos das instituições públicas são os contribuintes, pois são eles que financiam a gestão e os investimentos de um governo. O novo Portal da Transparência é uma ferramenta que permite a ampliação da participação social para que os verdadeiros donos dos recursos acompanhem, fiscalizem e cobrem uma gestão mais efetiva”, disse o governador na solenidade.

Pontos moeda