Paulo Hartung dá posse a novos secretários em solenidade no Palácio Anchieta

Política

Paulo Hartung dá posse a novos secretários em solenidade no Palácio Anchieta

Para o secretário de Estado do Educação Haroldo Rocha, a educação apresentou importantes avanços nas últimas décadas, mas ainda há muitos desafios

Cerimônia foi realizada na manhã desta sexta-feira (02) Foto: Governo do Estado

O governador Paulo Hartung (PMDB) e o vice-governador César Colnago (PSDB) nomearam e deram aos novos secretários de Estado, e diretores de órgãos, na manhã desta sexta-feira (2). A cerimônia de posse coletiva aconteceu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, que ficou completamente lotado. Ao todo são 25 secretários, mas 23 tomaram posse hoje. 

Em seu discurso, o secretário de Estado do Educação Haroldo Rocha  prometeu atenção especial para a educação básica. “A educação apresentou importantes avanços nas últimas décadas, mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados. Por isso, o Governo decidiu conferir prioridade máxima à educação, em especial à educação básica. Precisamos fazer uma verdadeira revolução na escola pública para colocar o Espírito Santo entre os três melhores estados em índice de aprendizagem. Além disso, vamos implantar um novo modelo de escola de Ensino Médio, a Escola Viva, onde a gestão das escolas e todos seus recursos pedagógicos estarão voltados para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos”, disse. 

Após a solenidade, Hartung concedeu entrevista aos jornalistas presentes. Ele aproveitou para destacar a assinatura de quatro decretos que têm por objetivo a contenção de despesas por parte do governo.

"Os decretos já estão disponíveis e são quatro básicos. Os decretos permeiam a contenção de despesas. Despesas de custeios, cargos comissionados do Estado e cargos temporários. Assim como viagens e diárias. Hoje já definimos os cortes de despesas. Criamos esses decretos e vamos ter a nossa comissão para debater tecnicamente o orçamento de 2015. Vamos suspender a participação do Governo em patrocínio de evento. Nos últimos anos os gastos aumentaram muito", explicou.

Meritocracia

"Usamos a solenidade desta manhã para estruturar todo um conjunto de valores e princípios que devem nortear a ação de todos os gestores que tomaram posse. Estamos retomando o sistema de meritocracia".

Planejamento estratégico

"Vamos fazer um mapeamento. Marcamos o planejamento estratégico para o início do mês de março. Queríamos ter feito antes, mas não foi possível graças à transição tumultuada. Bom, não sou de chorar em cima do leite derramado. Agora é colher informações importantes, realizar um mapeamento detalhado da situação das secretarias. Vamos avaliar os projetos em andamentos, saber o que vamos dar continuidade  e o que precisa ser aprimorado. Em março vamos sentar e organizar".

Portal da Transparência

"Queremos facilitar o portal. Nosso desejo é simplificar para o cidadão. É importante que a sociedade entre e encontre a informação desejada com mais facilidade. Nada mais justo que o cidadão tenha acesso fácil para saber como o dinheiro do imposto é investido".

Dinheiro em caixa

"Essa informação de R$ 3 bilhões em caixa será disponibilizada. Todos terão acesso aos documentos. Se eu somar 2 + 2, o resultado será o mesmo em qualquer lugar do mundo. O idioma pode ser diferente, mas a lógica da matemática é a mesma em qualquer lugar. Vamos passar os números do Espírito Santo, e a sociedade vai saber qual é a realizada do Estado. Posso afirmar que é desafiadora. Apesar de tudo, estou animado. Volto afirmar que a educação será prioridade".

Unidade política

"Acredito que nossa vida é feita de momentos. Acho que cabe ao governante político buscar agregar um conjunto de forças para ajudar a sociedade. É preciso juntar forças. Eu sou um político agregador. Um grande desafio não pode ser vencido sozinho".

Veja a lista completa dos secretários que tomaram posse nesta sexta-feira:
Segurança : André Garcia
 Saúde: Ricardo Oliveira 
Educação: Haroldo Corrêa Rocha 
 Fazenda : Ana Paula Vescovi
Justiça: Eugênio Ricas
Desenvolvimento Urbano: João Coser
Ciência e Tecnologia: Guerino Balestrassi
Transportes e Obras Públicas: Paulo Ruy Carnelli
Ações Estratégicas: Evaldo Martinelli
Assistência Social: Sueli Vidigal
Governo: Ângela Silvares
Desenvolvimento Econômico: José Eduardo Azevedo
Agricultura: Octaciano Neto
Planejamento: Régis Mattos
Gestão e recursos Humanos: Sandra Bellon
Cultura: João Gualberto
Comunicação: Andréia Lopes
Controle e Transparência: Marcelo Zenkner
Esportes: Valdir Klug
Turismo: Robson Leite, como interino
Detran: Fabiano Contarato
Casa Civil : Paulo Roberto Ferreira
Casa Militar : coronel José Nivaldo Campos Vieira
Procuradoria-Geral do Estado: Rodrigo Rabello
Instituto Jones dos Santos Neves:  Andrezza Rosalém
Ceturb:  Alex Mariano
Iema: Sueli Tonini
Cesan: Denise Cadete
Banestes: Guilherme Dias
Banestes Seguradora: Elcio Alvares