Política

Deputados aprovam projeto que incentiva doação de livros

De autoria do deputado Marcos Bruno (Rede), a lei determina que uma parte dos livros doados aos estudantes serão exclusivamente de autores capixabas

Livros serão doados para alunos do ensino médio da rede pública Foto: Agência Brasil

Os deputados capixabas aprovaram nesta quarta-feira (3) o projeto de lei que incentiva a doação de livros da iniciativa privada para os alunos do ensino médio. De autoria do deputado Marcos Bruno (Rede), o PEDLivros (Programa Estadual de Doação de Livros) tratará da doação de livros literários e paradidáticos a alunos do ensino médio da rede pública estadual.

Segundo a matéria, os próprios estudantes vão escolher os livros. Para isso, as empresas vão abrir créditos nas livrarias parceiras e as escolas darão uma declaração para a retirada durante um prazo determinado.

Uma parte dos livros doados aos estudantes serão exclusivamente de autores capixabas. A lei também exige que até 2020 toda escola pública tenha uma biblioteca com um livro para cada aluno matriculado. 

O deputado Marcos Bruno acredita que a medida vai beneficiar muito os jovens estudantes capixabas. “Nessa fase é necessário manter-se ainda mais informado, em virtude de provas de vestibulares e redações a que certamente (os estudantes) serão submetidos, sem falar no mercado de trabalho que tende a beneficiar quem possui maior nível de escrita e leitura”, analisa.

Após aprovação no legislativo, a matéria segue para o Palácio Anchieta, onde precisa ser aprovada pelo governador Paulo Hartung antes de virar lei.

Pontos moeda