Política

Comissão da Assembleia debate aumento de faixas na Terceira Ponte

Comissão de Infraestrutura ouviu o engenheiro civil Luiz Carlos Menezes, que realizou um estudo para mudar o trânsito na via e, consequentemente, melhorar a mobilidade no entorno da Terceira Ponte

Comissão da Assembleia debate aumento de faixas na Terceira Ponte Comissão da Assembleia debate aumento de faixas na Terceira Ponte Comissão da Assembleia debate aumento de faixas na Terceira Ponte Comissão da Assembleia debate aumento de faixas na Terceira Ponte
Comissão da Assembleia debate aumento de faixas na Terceira Ponte

O trânsito na Terceira Ponte e a melhoria da mobilidade urbana dos acessos de uma das vias mais movimentadas do Estado foram o tema central da reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa.

Os deputados que compõem a Comissão receberam nesta segunda-feira (7) o engenheiro civil Luiz Carlos Menezes, que foi apresentar um estudo para tratar da mudança do trânsito no local.

Segundo Menezes, graças a largura da via é possível aumentar o número de faixas de circulação de veículos sem a necessidade de obras.

“A ponte foi planejada como uma ponte rodoviária. Ela é muita larga porque foi pensada como autoestrada, uma via de velocidade. Há espaço suficiente para a implantação de uma nova via, a exemplo do que já aconteceu em São Paulo”, explicou o engenheiro que deu como exemplo a Avenida 23 de Maio, que liga as regiões Norte e Sul da cidade de São Paulo.

A sugestão apresentada pelo engenheiro é aumentar o número de faixas nos dois sentidos, aumentando para seis as vias locais: em cada lado, duas faixas com 2,80 metros e uma faixa 3,05 preferencial para ônibus, com uma estrutura de metal dividindo os dois lados. A nova largura da faixa, apesar de mais estreita, está dentro dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito para tráfego rodoviário.

Telas protetivas

A instalação de telas protetivas, com o intuito de reduzir o número de suicídios no local, também foi abordada pelos deputados. Para o engenheiro não existe nenhum impedimento da instalação dessas telas – apenas o custo de instalação.

A Comissão vai encaminhar o estudo para a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsp). “Vamos pedir que a agência, junto com a concessionária, analisem a implantação dessas mudanças. Para a comissão, pode ser bastante viável, especialmente porque o custo é baixo, não interfere na segurança dos usuários e haverá um impacto muito positivo na mobilidade”, disse o deputado Marcelo Santos, presidente da Comissão.

A instalação dessas telas também já cobrada pela ARSP, na última semana, após um pedido do governador Paulo Hartung. A Rodosol, concessionária que administra a via, tem até quarta-feira (9) para apresentar uma data pra conclusão de um estudo de viabilidade dessas telas protetivas.

A ponte

Construída entre 1978 e 1989, a ponte Darcy Castello Mendonça possui hoje quatro faixas de tráfego (com 3,50 metros de largura, além das folgas, totalizando largura total de 18 metros). 

O deputado Esmael Almeida questionou a possibilidade da utilização de bicicletas no local, mas segundo Menezes isso não é possível.

“Para o ciclista, a Terceira Ponte necessita de um projeto especial. As sugestões apresentadas são medidas operacionais, de baixo custo, que melhorariam muito a mobilidade local. Mas, para outras coisas, precisamos de intervenções, projetos e obras. Esse é o caso da bicicleta”, concluiu.