Política

Adiamento da votação da Reforma da Previdência trará dificuldades para governo, diz consultor político

Adiamento da votação, marcada para 19 de fevereiro, foi necessária para que o governo consiga se articular e conquistar os votos que faltam para aprovar o texto

A votação da Reforma da Previdência voltou a ser destaque no noticiário político do Brasil nos últimos dias e, nesta quinta-feira (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), confirmou que a matéria será colocada em votação na Casa no dia 19 de fevereiro.

A data - poucos dias após o Carnaval e do fim do recesso parlamentar - é icônica para o governo, que enxerga essa como uma das últimas oportunidades para aprovar a reforma.

Entender, no entanto, o adiamento da votação, os bastidores políticos para a obtenção de votos e a dificuldade de se votar um projeto tão complexo em ano eleitoral é fundamental para tentar analisar o que acontecerá na Câmara. Por conta disso, o Folha Vitória conversou com o consultor em marketing político Darlan Campos, que detalhou alguns pontos importantes do que envolveu a reforma durante este ano e qual cenário vem sendo desenhado até o dia 19 de fevereiro. Confira!

Inicialmente, a Reforma da Previdência seria votada este ano, mas diversos fatores influenciaram para que a data fosse postergada. Quais principais pontos que precisam ser analisados?

Primeiro, a gente tem que perceber que o governo Temer tem sobrevivido na contramão na forma como os outros governos tem sobrevivido. Geralmente, o governo é sustentado por uma base sólida ou com o apoio no Congresso. Como o governo Temer não tem essa legitimidade social, a base sólida no congresso é que o mantém.

Este foi um ano extremamente complexo para o presidente, que teve que fazer vários acordos partidários, teve que negociar muito para barrar as duas denúncias na Câmara. Acredito que o maior desafio é perceber - a menos de um ano das eleições - que essa é a votação de uma pauta altamente impopular e para votar projetos desse tipo você tem que ter uma base muito sólida.

O que o governo não quer é tentar colocar a Reforma em votação e não conseguir os votos. Por isso, esses adiamentos acontecem, para que o governo tente conseguir a quantidade de votos necessária.

Por quais motivos o governo não conseguiu votar a reforma este ano?

A decisão de colocar a Reforma em pauta foi tomada muito tardiamente porque o Temer precisava antes saber se ia continuar no governo. Isso fez com que se atrasasse votações importantes, dentre elas a da Reforma da Previdência.

Mesmo adianto o processo para fevereiro, ainda há a dúvidas! Não dá para saber se o governo vai conseguir a quantidade de votos necessária, afinal estaremos em ano eleitoral e tudo ganha mais destaque. Isso vai acontecer com a Reforma da Previdência ou qualquer outra pauta importante que o governo queira votar.

O governo vai conseguir a quantidade de votos necessária?

Se tem um elemento que não se pode tirar do governo Temer é o seu poder de articulação. Ele é um político experiente, que já foi presidente da Câmara, teve vários mandatos, que conhece o jogo parlamentar, então ainda há a possibilidade de que a reforma seja aprovada. No entanto, cada vez que isso é adiado fica mais difícil.

Qual vai ser o papel dos deputados nessa questão?

Cada vez que se aproxima mais do pleito eleitoral os deputados começam a olhar um pouco mais para sua base e isso cria uma maior dificuldade de votar pautas que desagradam as suas bases. Os deputados vão começar a pensar duas vezes. Eles temem que essa aproximação com porque precisarão se reeleger.

Pontos moeda