O Partido Novo abriu as portas e garantiu legenda para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), disputar o governo do Estado no ano que vem. A decisão do partido veio após um encontro entre o prefeito e presidente nacional da legenda, Eduardo Ribeiro, nesta quinta-feira (03), em São Paulo.
Conforme a coluna De Olho no Poder já tinha noticiado no último dia 24, o prefeito solicitou uma agenda com a cúpula do partido ao presidente estadual do Novo, Iuri Aguiar. O dirigente intermediou e acompanhou a reunião, juntamente com o deputado federal Victor Linhalis (Podemos) e com o presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD).
Segundo Iuri, a reunião foi produtiva e a legenda abriu as portas para o prefeito, que está sem partido desde março, quando se desfiliou do Podemos.
“A reunião foi muito boa, com muitos pontos de convergência e estrada pavimentada, mas não teve martelo batido. Vamos unir forças, mas não está nada decidido. No Novo quem decide é a estadual e o presidente nacional disse que aquilo que a gente decidir, está sacramentado. Mas tem a abertura para se filiar ao partido e disputar o governo do Estado”.
Segundo ele, o prefeito teria “adorado” a conversa. “O prefeito tem uma simpatia pelo Novo, tivemos uma relação boa na eleição passada, sempre tivemos uma relação muito próxima e agora andamos mais um pouquinho”.
Questionado se o partido garantiria espaço para Arnaldinho se filiar e disputar o Palácio Anchieta no ano que vem, Iuri respondeu sem titubear: “Sim, garantimos”. O dirigente disse que agora a decisão cabe ao prefeito.
Para o presidente não há dúvidas de que Arnaldinho irá concorrer no ano que vem. Segundo ele, o prefeito disse com todas as letras, na reunião, que está decidido a disputar o governo do Estado.
Arnaldinho foi procurado pela coluna, mas não retornou até o momento dessa publicação. Se houver manifestação, a coluna será atualizada.
Desde que deixou o Podemos, o prefeito tem buscado uma legenda para viabilizar o nome visando às eleições do ano que vem. Já abriu conversas com o PSD, PRD e o Novo.
Novo vai entrar na gestão?
Embora tenha uma relação próxima e apoie a gestão, o Novo não faz parte da administração de Arnaldinho, não tendo nenhum nome indicado no primeiro escalão da Prefeitura de Vila Velha.
Questionado se na reunião foi tratado sobre espaço para o partido na gestão a partir de agora, Iuri negou. “Não falamos sobre fazer parte da gestão. Foi uma conversa preliminar”.
LEIA TAMBÉM:
Arnaldinho vai se reunir com presidente nacional do Novo
Marcelo Santos sobe o tom contra secretários: “Não confundam suas pastas com comitês”