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Novo ministro dos Portos, Edinho diz compreender 'ceticismo do empresariado'

Novo ministro dos Portos, Edinho diz compreender ‘ceticismo do empresariado’ Novo ministro dos Portos, Edinho diz compreender ‘ceticismo do empresariado’ Novo ministro dos Portos, Edinho diz compreender ‘ceticismo do empresariado’ Novo ministro dos Portos, Edinho diz compreender ‘ceticismo do empresariado’

Brasília – O futuro ministro dos Portos, deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP), afirmou que existe “ceticismo” do setor em relação a sua nomeação para o cargo. O novo ministro disse que compreende a desconfiança diante da sua falta de experiência no segmento portuário. “Eu compreendo que haja uma certa preocupação e ceticismo por parte do empresariado do setor, porque não tem convivência comigo”, reconheceu.

Araújo já foi deputado estadual em São Paulo por três vezes e, em outubro, foi eleito para o quarto período na Câmara. Ele foi também prefeito das cidades paulistas de Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto. “Os empresários precisam procurar saber o meu histórico”, disse.

O ministro afirmou que pretende vencer a desconfiança escalando um corpo técnico “competente e com espírito público”. Segundo ele, este será o caminho para atender à determinação da presidente Dilma Rousseff de buscar investimentos. “O objetivo é focar na modernização dos portos e dialogar com o setor privado”, observou.

A prioridade será conversar com o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a Lei 12.815/2013, a MP dos Portos. O órgão federal de fiscalização avalia a nova legislação desde o ano passado, o que tem atrasado novos arrendamentos de áreas para novos portos. A expectativa do governo era ter conseguido em novembro a liberação do tribunal para rodadas de concessão, o que não se confirmou depois que o ministro André Luís de Carvalho pediu vista do processo. “Eu considero que agilizar, resolver e pacificar essa questão junto ao Tribunal de Contas é a principal prioridade”, disse Araújo.

Sem o aval do TCU, a Secretaria de Portos não pode fazer o arrendamento de áreas no porto de Santos e em terminais do Pará. O embate entre o ministério e o tribunal começou depois que a ministra Ana Arraes impôs 19 alterações à proposta do governo de licitar áreas com base na Lei dos Portos. O ministério conseguiu se acertar com a ministra sobre 15 desses pontos, mas o principal deles ficou pendente: a fixação de tarifa teto para as licitações.

O novo ministro irá apelar para o argumento de que o tribunal deve, agora, acelerar a análise da matéria para evitar o represamento de aportes privados em projetos importantes para o comércio exterior brasileiro. “Vou solicitar audiências e conversar com os ministros para que possamos desobstruir (os investimentos). Eu tenho absoluta convicção que o tribunal é sensível à importância desta lei e que é preciso termos todos um entendimento comum para destravar a competitividade e a própria economia. Acho que ninguém é contra, o que precisamos é encontrar os pontos de convergência”, considerou.