Política

Pacheco pede mais prazo para analisar denúncia contra Temer na CCJ

Pacheco pede mais prazo para analisar denúncia contra Temer na CCJ Pacheco pede mais prazo para analisar denúncia contra Temer na CCJ Pacheco pede mais prazo para analisar denúncia contra Temer na CCJ Pacheco pede mais prazo para analisar denúncia contra Temer na CCJ

Brasília – Diante das articulações da base do governo para encurtar o debate sobre a denúncia apresentada contra o presidente Michel Temer, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) apresentou nesta terça-feira, 11, um requerimento à Mesa Diretora da Câmara pedindo a prorrogação por três sessões para a conclusão dos trabalhos na comissão.

Após receber o pedido, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu submetê-lo à apreciação do plenário. A votação sobre o assunto deve ocorrer ainda nesta terça. Mais cedo, Maia fez um apelo a deputados, pedindo o contrário: que a denúncia fosse analisada até sexta-feira. O Planalto espera ter 40 ou 41 votos na CCJ e tem pressa para que tudo seja votado antes do recesso, porque ninguém sabe como será o mês de agosto e ainda há duas denúncias a serem apresentadas pelo procurador Rodrigo Janot.

O prazo regimental para analisar a denúncia contra Temer terminaria nesta quarta-feira, 12. Se o pedido for atendido, a comissão poderá debater o assunto até a próxima segunda-feira, 17.

Pacheco tomou a decisão de apresentar o requerimento após líderes da base sinalizarem que iriam quebrar o acordo feito na CCJ de que haveria um amplo espaço para a discussão do assunto na comissão.

Estava previsto que além dos 66 deputados titulares e os 66 suplentes da comissão, outros 40, 20 da base e 20 da oposição, poderiam se pronunciar.

O Palácio do Planalto, no entanto, articulava encurtar essa fase de discussão e votar a denúncia no plenário já na sexta-feira, 14, antes do início do recesso parlamentar na próxima semana.