Política

Padilha minimiza punição da Justiça eleitoral

Padilha minimiza punição da Justiça eleitoral Padilha minimiza punição da Justiça eleitoral Padilha minimiza punição da Justiça eleitoral Padilha minimiza punição da Justiça eleitoral

São Paulo – O candidato ao governo do Estado de São Paulo, Alexandre Padilha (PT), minimizou neste sábado, 13, a punição que recebeu da Justiça eleitoral, que decretou que o petista terá de ceder um minuto de resposta ao governador e candidato à reeleição Geraldo Alckmin na propaganda eleitoral. “Não (prejudica). Pelo contrário, quero ver qual é a reposta que ele vai dar”, disse, depois de participar de uma caminhada e um comício em Sapopemba, na zona leste da capital paulista.

Padilha foi condenado a ceder 1 minuto de seu tempo de TV no horário eleitoral gratuito para Alckmin. A Justiça Eleitoral entendeu que o petista divulgou informações inverídicas ao afirmar que o cartão Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM), implantado pelo governo do Estado, não dá desconto no preço das tarifas e não faz integração entre os sistemas de transporte. O direito de resposta será usado pelos tucanos na segunda-feira à noite.

Segundo Padilha, a sua proposta com maior integração e mais desconto “é muito melhor do que existe hoje”, disse. “Quero ver o que ele vai falar, porque o mundo da propaganda acabou”, repetiu.

Durante o comício, Padilha atacou tanto Alckmin quanto o candidato do PMDB, Paulo Skaf. O petista acusou o governador de tratar a zona leste como um problema para o Estado e de desprezar a região. “Esses dias ele falou que os problemas que a zona leste tem é porque a região tem 4 milhões de habitantes”, disse. “Nós não vemos os 4 milhões da zona leste como problema, vemos como solução para a mudança de São Paulo”, completou.

O petista prometeu ainda que, se eleito, não vai tratar a USP zona leste como uma universidade de “segunda categoria” e acusou o governador de fazer a população da região de cobaia. “A maior prova que os tucanos desprezam a zona leste é o monotrilho”, disse. “Não falta vergonha para o governador, depois de ter adiado (o monotrilho) ele fazer uma inauguração teste”, completou.

Segundo Padilha, Alckmin resolveu inaugurar o monotrilho de forma experimental na região, mas não tem coragem de fazer “testes” na Paulista, em Higienópolis, ou na Oscar Freire. “Como se o povo da zona leste fosse cobaia para fazer teste”, disse.

O candidato voltou a criticar a proposta de Skaf de criar a secretaria do povo, disse que o peemedebista é o candidato dos ricos. Essa semana, Padilha classificou a proposta de ridícula. “Quem só representou os ricos, não é no mês da eleição que vai começar a sentir as dores e representar os mais pobres. A maior prova disso é essa proposta ridícula que ele apresentou de criar uma secretaria do povo”, disse, após visitar uma fábrica de vidros em São Bernardo do Campo, na quinta-feira, 11.

Hoje, ele voltou a dizer que Skaf está respaldado pelo ex-governador Luiz Antonio Fleury Filho para essa proposta e afirmou que no passado Fleury nunca teve uma boa relação com os mais pobres. “Eu vi hoje que ele se inspirou no ex-governador Fleury e a gente sabe como o Fleury cuidou do povo quando era governador de São Paulo, bateu nos professores, foi desrespeitoso com os movimentos populares”, disse.

Acompanharam Padilha no ato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Fernando Haddad e o candidato ao senado pelo partido Eduardo Suplicy.