A reforma em andamento no Palácio Anchieta começa a despertar a curiosidade dos capixabas que passam pelo centro de Vitória. Com previsão de entrega para abril de 2026, a obra inclui a implementação de um projeto que promete ampliar a iluminação na área e valorizar ainda mais a fachada do edifício, que também passa por restauros.
A obra orçada em R$ 2,86 milhões – como noticiado pela Coluna Pedro Permuy – prevê a revitalização da pintura externa, dos ornamentos e esquadrias de madeiras, além do projeto monumental luminotécnico.
A instalação das novas luzes tem o objetivo de aumentar a área iluminada e integrá-la ao entorno, aumentando a segurança ao redor. O projeto também inclui a possibilidade de alterar as cores das luzes durante datas festivas.
Para a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, a restauração do Palácio Anchieta é importante porque diz respeito a um patrimônio histórico e cultural do Estado, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
“Nosso Governo, liderado pelo governador Renato Casagrande, vem trabalhando para valorizar e preservar o patrimônio cultural do Espírito Santo, com ações que impactam positivamente a vida dos capixabas, a exemplo do que estamos realizando, por exemplo, com a reforma do Teatro Carlos Gomes, e a que executamos com a restauração do Palácio Anchieta”.
Os trabalhos são feitos pela Modus Vivendi de Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental e foram viabilizados por meio de Termo de Colaboração com o governo estadual. O restauro foi firmado a partir de chamamento público.