Política

Para Lula, negociação por votos parece 'bolsa de valores'

Com a voz rouca, às vezes falha, o ex-presidente discursou rapidamente a um grupo com algumas centenas de militantes pró-Dilma, ligados a movimentos sociais, que estão em Brasília

Para Lula, negociação por votos parece ‘bolsa de valores’ Para Lula, negociação por votos parece ‘bolsa de valores’ Para Lula, negociação por votos parece ‘bolsa de valores’ Para Lula, negociação por votos parece ‘bolsa de valores’
O ex-presidente Lula voltou a comparar o momento atual com os que precederam o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Brasília – Imerso nas negociações para tentar barrar o impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, desde o início da semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou o sobe e desce de números, contra ou a favor do governo, à Bolsa de Valores.

“É uma guerra de sobe e desce. Parece uma Bolsa de Valores. Tem hora que o cara está com a gente e depois não está mais. Por isso temos que conversar 24 horas por dia”, disse Lula.

Com a voz rouca, às vezes falha, o ex-presidente discursou rapidamente a um grupo com algumas centenas de militantes pró-Dilma, ligados a movimentos sociais, que estão acampados no entorno de um ginásio poliesportivo em Brasília.

“É fácil fazer protesto em Brasília e ficar em hotel”, disse Lula, numa provocação a manifestantes pró-impeachment que se hospedaram em hotéis caros da capital.

O ex-presidente voltou a comparar o momento atual com os que precederam o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e o golpe militar que derrubou o governo João Goulart, em 1964. No entanto, disse que, ao contrário dos opositores da ditadura militar, que foram obrigados a sair do País, um eventual governo do vice-presidente Michel Temer vai enfrentar resistência nas ruas.

“Nós não vamos sair do Brasil, não vamos nos exilar. Nós vamos lutar”, afirmou.

Indicando que pode voltar a ser candidato na disputa de 2018, Lula desafiou Temer a tentar chegar à Presidência por meio de eleições.

“Se o seu Temer quer ser candidato, que não tente através do golpe. Espero chegar em 2018, ele se candidata e a gente vai para as urnas”, disse.

Lula pediu que os manifestantes pró-Dilma evitem provocações neste domingo, durante a votação na Câmara, e afirmou que, ao contrário dos manifestantes antipetistas, os defensores do mandato da presidente Dilma não pregam o ódio e a discórdia. Apesar da declaração de Lula, um manifestante com camisa do PT hostilizou a reportagem do Estado durante o evento, com ameaças, ofensas e palavrões.