Política

Para senador petista, 'cavalo de pau' do BC deve ser seguido de outras medidas

Ele elogiou a decisão do governo de chamar governadores para conversar e reativar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o "Conselhão"

Para senador petista, ‘cavalo de pau’ do BC deve ser seguido de outras medidas Para senador petista, ‘cavalo de pau’ do BC deve ser seguido de outras medidas Para senador petista, ‘cavalo de pau’ do BC deve ser seguido de outras medidas Para senador petista, ‘cavalo de pau’ do BC deve ser seguido de outras medidas
O BC decidiu manter a Selic em 14,25% Foto: Divulgação

Brasília – O senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou nesta quinta-feira, 21, que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de manter a Selic em 14,25%, classificada por ele como “cavalo de pau”, tem de ser seguida de outras medidas de estímulo à retomada da atividade econômica capitaneadas pelo Ministério da Fazenda. Segundo o petista, somente assim será possível reverter as expectativas de retração da economia brasileira que, lembrou, algumas delas chegam a apontar a volta do crescimento do País apenas em 2018.

“A reação do BC foi nesse sentido, mas é preciso também uma reação de um pouco mais ágil da Fazenda”, disse Pinheiro, ao lembrar que há um mês o novo ministro da pasta, Nelson Barbosa, está no cargo. Ele disse não esperar um pacote de “milagroso” do ministro, mas a adoção de medidas para serem discutidas com a base aliada no Congresso já na volta do recesso parlamentar, no início de fevereiro.

O senador do PT elogiou a decisão do governo de chamar governadores para conversar e reativar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o “Conselhão”. Contudo, o petista – que foi relator no Senado do projeto de repatriação de recursos de brasileiros no exterior não declarados ao Fisco – disse que o Executivo precisa interagir mais com outros setores da sociedade, buscar uma espécie de “concertação”.