Política

Pazolini anuncia nova secretária de Saúde de Vitória

Thais Campolina Cohen Azoury foi a escolhida para comandar a pasta durante a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini

Foto: arquivo

A médica Thais Campolina Cohen Azoury foi a escolhida para comandar a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória durante a gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). O anúncio foi feito neste sábado (2).

Thais é médica, graduada pela Emescam. Também é mestre em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e atua nas áreas de Estratégia de Saúde da Família, vigilância em saúde e Atenção Básica e Medicina do Trabalho.

Um dos grande desafios a ser enfrentado pela nova secretária é o aumento significativo do número de casos e mortes por covid-19 registrados nos últimos meses, não só em Vitória, como no restante do estado. 

Segundo dados de sexta-feira (1º) do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a capital capixaba já registrou quase 29 mil casos da doença, desde o início da pandemia, sendo a terceira cidade do estado com o maior número de casos. Além disso, quase 600 pessoas já morreram, na capital, por complicações acarretadas pelo novo coronavírus.

O desafio imposto pela pandemia foi destacado pelo próprio prefeito, durante seu discurso de posse, na sexta-feira. Pazolini afirmou que o momento exige coragem, responsabilidade e bom senso para a tomada de decisões, que deverão ser baseadas fundamentalmente na ciência.

Outros secretários

O último nome anunciado por Lorenzo Pazolini havia sido o do advogado e professor Tárek Moyses Moussalem, que assumiu a Procuradoria-Geral do município. Outros oito nomes já haviam sido anunciados pelo prefeito, antes do início do mandato.

O comando da Secretaria de Governo ficou por conta de Roberto Carneiro, presidente do Republicanos no Estado. O secretário de Desenvolvimento é Marcelo Oliveira, que também foi membro da equipe de transição. Aridelmo Teixeira, outro integrante da transição, e doutor em Ciências Contábeis, é o secretário da Fazenda.

Já a Subsecretaria de Comunicação ficou por conta da jornalista Valéria Morgado, que participou da campanha de Pazolini. Os primeiros secretários anunciados foram Icaro Ruginki, que assumiu a Segurança, Juliana Rohsner na Educação, Gustavo Perim na Secretaria de Obras e habitação e Regis Mattos, que comanda a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação.