
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), se encontrou na tarde desta quinta-feira (11) com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O encontro ocorreu em Brasília, onde o prefeito e o dirigente participam de um evento promovido pela organização Todos pela Educação.
O registro do encontro – com uma foto de um cumprimento animado entre os dois – foi divulgado por José Carlos da Fonseca Júnior, o Zé Carlinhos, ex-chefe da Casa Civil no governo de Paulo Hartung (PSD).
Na legenda, Zé Carlinhos escreveu: “A conversa entre Kassab e Pazolini certamente foi muito boa: a ambos não faltam experiência em gestão pública de qualidade, sensibilidade para lidar com gente e capacidade para avançar. Que venha 2026”.
Articulações

O encontro acontece após uma ofensiva do Palácio Anchieta para atrair o PSD capixaba para a base aliada.
A coluna De Olho no Poder noticiou, por duas vezes, encontros entre o governador Renato Casagrande (PSB) e o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, que é o presidente estadual do PSD.
Um deles ocorreu durante um evento empresarial em Vitória e o outro, dias depois, no Palácio Anchieta.
As agendas sinalizam que está em curso uma aproximação institucional – entre o governo do Estado e a Prefeitura de Colatina – e também política, entre Casagrande, Renzo e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Ricardo é pré-candidato ao governo do Estado e quer atrair o PSD para sua base de apoio. Por outro lado, Pazolini – que também é pré-candidato ao governo, segundo seu partido – também quer firmar uma aliança com a legenda que, até então, estava caminhando bem próximo do Republicanos.
O PSD abriga o ex-governador Paulo Hartung, que tem carta branca de Kassab para disputar o que quiser no Estado. Ele, porém, não tem dado sinais de que irá concorrer. Tem, na verdade, incentivado Pazolini para a disputa ao Palácio Anchieta.
O encontro entre Pazolini e Kassab também acontece a uma semana de uma reunião agendada por Renzo com o dirigente nacional. Em pauta, a definição do rumo do PSD no Estado.
Renzo não está em Brasília e não participou do encontro desta quinta-feira.
LEIA TAMBÉM:
Aproximação entre o governo do ES e Renzo a todo vapor
De olho em 2026, Ricardo e Renzo almoçam e chegam juntos a evento em Vitória