Política

Pezão sanciona lei que autoriza privatização da Cedae

Pezão sanciona lei que autoriza privatização da Cedae Pezão sanciona lei que autoriza privatização da Cedae Pezão sanciona lei que autoriza privatização da Cedae Pezão sanciona lei que autoriza privatização da Cedae

Rio – O governador Luiz Fernando Pezão sancionou a lei que autoriza a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). A medida, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 8, era a principal exigência do governo federal para viabilizar o acordo de recuperação fiscal do Estado, que prevê a suspensão da dívida do Rio com a União e empréstimo de R$ 3,5 bilhões.

O projeto de lei foi aprovado em 21 de fevereiro, depois de sucessivos adiamentos. Deputados incluíram emendas que garantem a prioridade do uso dos recursos do empréstimo no pagamento dos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado e a manutenção da tarifa social no fornecimento de água. O texto foi aprovado por 41 votos a 28.

Para valer, ainda é necessário a aprovação de alterações na Lei de Responsabilidade Fiscal pelo Congresso. O governador Luiz Fernando Pezão entrou com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal, para antecipar os efeitos do acordo. Ainda não houve decisão.