
A Polícia Federal realizou a operação batizada de “8º Mandamento” para combater a disseminação de fake news eleitorais na cidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (24).
Os policiais cumpriram quatro mandados busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento na produção e divulgação de notícias falsas com intuito de influenciar o processo eleitoral.
Durante as ações, foram recolhidos celulares e notebook, que serão analisados em busca de elementos que possa comprovar responsabilidade pelas postagens
Segundo nota da Polícia Federal, os crimes estão nos artigos 323 e 325 do Código Eleitoral, que pune a divulgação, por redes sociais, durante do período eleitoral, de fatos inverídicos capazes de influenciar a escolha do eleitor e a difamação. As penas podem passar de dois anos.
Além disso, de acordo com a instituição, a operação tem o intuito de garantir a integridade do processo democrático e coibir práticas que prejudiquem a integridade das eleições.
O nome da operação faz alusão a um dos 10 mandamentos presentes na Bíblia que adverte contra o ato de prestar falso testemunho contra o próximo.