"8º Mandamento”

PF faz operação de combate a fake news eleitoral no Norte do ES

A Operação 8º Mandamento, em alusão a falso testemunho, foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (24) em São Mateus

Leitura: 2 Minutos
Foto: Polícia Federal/ Divulgação
Foto: Polícia Federal/ Divulgação

A Polícia Federal realizou a operação batizada de “8º Mandamento” para combater a disseminação de fake news eleitorais na cidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (24).

Os policiais cumpriram quatro mandados busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento na produção e divulgação de notícias falsas com intuito de influenciar o processo eleitoral.

Durante as ações, foram recolhidos celulares e notebook, que serão analisados em busca de elementos que possa comprovar responsabilidade pelas postagens

Segundo nota da Polícia Federal, os crimes estão nos artigos 323 e 325 do Código Eleitoral, que pune a divulgação, por redes sociais, durante do período eleitoral, de fatos inverídicos capazes de influenciar a escolha do eleitor e a difamação. As penas podem passar de dois anos.

Além disso, de acordo com a instituição, a operação tem o intuito de garantir a integridade do processo democrático e coibir práticas que prejudiquem a integridade das eleições.

O nome da operação faz alusão a um dos 10 mandamentos presentes na Bíblia que adverte contra o ato de prestar falso testemunho contra o próximo.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória