Política

PP aprova federação com União Brasil que pode criar maior bancada da Câmara

Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, anunciou que o partido decidiu seguir com as negociações com União

Leitura: 3 Minutos
PP aprova federação com União Brasil que pode criar maior bancada da Câmara PP aprova federação com União Brasil que pode criar maior bancada da Câmara PP aprova federação com União Brasil que pode criar maior bancada da Câmara PP aprova federação com União Brasil que pode criar maior bancada da Câmara
Senador Ciro Nogueira, presidente do PP nacional
Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), anunciou na terça-feira (18) que o partido decidiu seguir com as negociações para formar uma federação com o União Brasil.

A decisão de formar a Federação PP e União foi informada depois que a presidência da sigla convocou reunião para consultar a Executiva Nacional sobre o tema.

LEIA TAMBÉM:

“Após intensa discussão, deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais decidiram, por unanimidade, dar pleno aval à presidência do partido para prosseguir as tratativas no sentido de consolidar a criação da federação”, escreveu Ciro Nogueira em uma publicação no X (antigo Twitter).

O União Brasil ainda não anunciou sua posição. A informação é de que a presidência do partido está de acordo com a negociação, mas deve consultar as bancadas do Legislativo e os governadores.

No Espírito Santo, o PP é presidido pelo deputado federal Josias da Vitória. Já o União, atualmente liderado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, deve passar para as mãos do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.

Se confirmada, a junção do PP e do União Brasil resultará na maior bancada dentro da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, e os maiores repasses de verba.

Atualmente, o PL é quem detém o maior grupo político, seguido pela federação entre PT, PCdoB e PV.

Inicialmente, as negociações envolviam também o Republicanos.

Na última quinta-feira (13) o presidente do partido, senador Marcos Pereira (SP) informou ter comunicado aos líderes do PP e do União Brasil que a bancada decidiu rejeitar a união de maneira “quase que unânime”. Agora, a sigla estuda a possibilidade de uma fusão com o PSDB.

Como funciona uma Federação

A formação de uma federação partidária significa que as duas ou mais legendas envolvidas atuam de forma unificada em todo o País, como se fossem um único partido.

A federação é uma entidade com personalidade jurídica própria e deve ter um estatuto que estabelece suas regras de funcionamento.

O acordo envolve divisão do Fundo Partidário e tempo de televisão e deve vigorar por pelo menos quatro anos.

Essa é a principal diferença entre uma federação e uma coligação, aliança que termina após o período eleitoral.