Política

PP Nacional dá sinal verde para Arnaldinho: “Filia nos próximos dias”

Deputado Da Vitória afirmou que já está tudo alinhado para filiação do prefeito de Vila Velha. Ele também sinalizou posição do partido sobre disputa ao governo

Leitura: 5 Minutos
Arnaldinho e Da Vitória
Arnaldinho com Ciro Nogueira, Da Vitória e Victor Linhalis (foto: divulgação)

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), recebeu do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, o convite oficial para se filiar ao partido. De acordo com o presidente estadual do PP, deputado federal Da Vitória, está tudo alinhado para que o prefeito se filie nos próximos dias.

“A gente vai continuar nesse cronograma para definir data e tempo, mas está alinhado e bem encaminhado (…) Será para os próximos dias, possibilidade de ser em outubro”, informou Da Vitória em entrevista para a coluna De Olho no Poder.

Arnaldinho quer disputar o governo do Estado e sua filiação passa por ter a garantia de que terá legenda para a disputa. Questionado, Da Vitória sinalizou que o prefeito terá a segurança do partido, caso consiga se viabilizar para a disputa.

“O Arnaldinho está num momento bom, todo o verbo que usou hoje aqui é de construção da viabilidade de uma candidatura majoritária, porque é isso que é importante. Ele terá toda a segurança, passando por esse processo de construção”, afirmou Da Vitória.

O convite oficial ocorreu durante uma reunião, na tarde desta terça-feira (30), em Brasília. O prefeito publicou uma foto do encontro, que contou ainda com a presença de Da Vitória e do deputado federal Victor Linhalis (Podemos).

Na legenda da postagem escreveu:

“Com diálogo, união e responsabilidade, seguimos construindo um projeto para o futuro do Espírito Santo. Em Brasília, estive com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, que me convidou para me filiar ao partido. Esse é mais um passo importante nessa caminhada coletiva com o federal Da Vitória, o deputado estadual Marcelo Santos e o nosso deputado Dr. Victor Linhalis. Juntos, vamos preservar o legado dos bons governos e preparar o Espírito Santo para novos avanços. Um Estado cada vez melhor para todos os capixabas”.

Procurada, a assessoria do prefeito informou que Da Vitória falaria sobre o encontro. Numa breve entrevista à coluna, o deputado foi questionado sobre a aliança com o governo do Estado e sobre suas próprias pretensões no pleito de 2026. Veja o que ele respondeu logo abaixo:

DE OLHO NO PODER – Deputado, o prefeito Arnaldinho afirmou ter recebido o convite para se filiar ao PP, mas não confirmou se vai mesmo se filiar. Ele vai entrar no partido?

DA VITÓRIA – Essa agenda já estava anunciada e se confirmou hoje. Ele já tinha anunciado a intenção de se filiar ao PP, hoje foi mais um grande passo. O Ciro sempre está alinhado com o diretório estadual, tem um entendimento com Arnadinho, mas hoje é uma federação e a gente está construindo esse ambiente que possa avançar. Tem todo o aval do diretório nacional para fazer a filiação do Arnaldinho.

Então, está certo que ele vai se filiar ao partido?

A gente vai continuar nesse cronograma para definir data e tempo, mas está alinhado e bem encaminhado.

E ele está indo para o partido com a garantia de disputar o governo do Estado?

O Arnaldinho está num momento bom, todo o verbo que usou hoje aqui é de construção da viabilidade de uma candidatura majoritária, porque é isso que é importante. Ele terá toda a segurança, passando por esse processo de construção.

E esse processo de construção será juntamente com o governo do Estado ou independente do governo do Estado?

Ele é aliado do governo. O governador publicamente já falou que era importante ele procurar um partido aliado, ele está cumprindo a missão que o governador deu. O governo tem alguns aliados com essa pretensão e Arnaldinho é um deles, com todas as condições e está conduzindo isso com muito equilíbrio, com muito respeito às pessoas.

E como fica o seu posicionamento? Porque o senhor também é um nome para disputar a majoritária…

O tempo é o melhor remédio pra tudo. A gente precisa estar alinhando o Estado com as lideranças e continuar nesse debate e discussão, para ver qual o melhor projeto que a gente vai ter. O Arnaldinho está preparado para isso, assim como eu também. A gente precisa juntar forças para melhorar a proposta para a sociedade.

Mas seu nome continua no jogo?

Eu estou disposto a participar da melhor forma que for pelas relações, pelas forças políticas. Eleição majoritária é mais ampla do que uma proporcional. A gente está aqui com alguns nomes que podem governar o Estado, que podem estar na chapa majoritária…

Inclusive o seu?

Eu tenho muita vontade, sempre fui muito claro e objetivo nisso, mas sempre também com muita responsabilidade de que isso passa por uma construção mais ampla. Acho que a gente está ajudando a fazer com que isso aconteça.

Quando deve ocorrer a filiação do Arnaldinho?

A gente vai definir uma data, mas será para os próximos dias, possibilidade de ser em outubro.

Em Brasília ou no Estado?

É uma decisão que vai passar pela vontade dele, se ele quiser fazer algum ato.

Frisando, o Ciro Nogueira deu a garantia de que Arnaldinho pode disputar o governo do Espírito Santo?

Vou reiterar que a frase usada por Arnaldinho é que ele vai construir esse ambiente para a disputa majoritária, porque tem muita gente falando que é candidato e candidato a qualquer custo a pessoa já queima largada. Hoje o diálogo foi de alto nível, de construir uma candidatura, de viabilizar um projeto eleitoral.

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.