
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), recebeu do presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, o convite oficial para se filiar ao partido. De acordo com o presidente estadual do PP, deputado federal Da Vitória, está tudo alinhado para que o prefeito se filie nos próximos dias.
“A gente vai continuar nesse cronograma para definir data e tempo, mas está alinhado e bem encaminhado (…) Será para os próximos dias, possibilidade de ser em outubro”, informou Da Vitória em entrevista para a coluna De Olho no Poder.
Arnaldinho quer disputar o governo do Estado e sua filiação passa por ter a garantia de que terá legenda para a disputa. Questionado, Da Vitória sinalizou que o prefeito terá a segurança do partido, caso consiga se viabilizar para a disputa.
“O Arnaldinho está num momento bom, todo o verbo que usou hoje aqui é de construção da viabilidade de uma candidatura majoritária, porque é isso que é importante. Ele terá toda a segurança, passando por esse processo de construção”, afirmou Da Vitória.
O convite oficial ocorreu durante uma reunião, na tarde desta terça-feira (30), em Brasília. O prefeito publicou uma foto do encontro, que contou ainda com a presença de Da Vitória e do deputado federal Victor Linhalis (Podemos).
Na legenda da postagem escreveu:
“Com diálogo, união e responsabilidade, seguimos construindo um projeto para o futuro do Espírito Santo. Em Brasília, estive com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, que me convidou para me filiar ao partido. Esse é mais um passo importante nessa caminhada coletiva com o federal Da Vitória, o deputado estadual Marcelo Santos e o nosso deputado Dr. Victor Linhalis. Juntos, vamos preservar o legado dos bons governos e preparar o Espírito Santo para novos avanços. Um Estado cada vez melhor para todos os capixabas”.
Procurada, a assessoria do prefeito informou que Da Vitória falaria sobre o encontro. Numa breve entrevista à coluna, o deputado foi questionado sobre a aliança com o governo do Estado e sobre suas próprias pretensões no pleito de 2026. Veja o que ele respondeu logo abaixo:
DE OLHO NO PODER – Deputado, o prefeito Arnaldinho afirmou ter recebido o convite para se filiar ao PP, mas não confirmou se vai mesmo se filiar. Ele vai entrar no partido?
DA VITÓRIA – Essa agenda já estava anunciada e se confirmou hoje. Ele já tinha anunciado a intenção de se filiar ao PP, hoje foi mais um grande passo. O Ciro sempre está alinhado com o diretório estadual, tem um entendimento com Arnadinho, mas hoje é uma federação e a gente está construindo esse ambiente que possa avançar. Tem todo o aval do diretório nacional para fazer a filiação do Arnaldinho.
Então, está certo que ele vai se filiar ao partido?
A gente vai continuar nesse cronograma para definir data e tempo, mas está alinhado e bem encaminhado.
E ele está indo para o partido com a garantia de disputar o governo do Estado?
O Arnaldinho está num momento bom, todo o verbo que usou hoje aqui é de construção da viabilidade de uma candidatura majoritária, porque é isso que é importante. Ele terá toda a segurança, passando por esse processo de construção.
E esse processo de construção será juntamente com o governo do Estado ou independente do governo do Estado?
Ele é aliado do governo. O governador publicamente já falou que era importante ele procurar um partido aliado, ele está cumprindo a missão que o governador deu. O governo tem alguns aliados com essa pretensão e Arnaldinho é um deles, com todas as condições e está conduzindo isso com muito equilíbrio, com muito respeito às pessoas.
E como fica o seu posicionamento? Porque o senhor também é um nome para disputar a majoritária…
O tempo é o melhor remédio pra tudo. A gente precisa estar alinhando o Estado com as lideranças e continuar nesse debate e discussão, para ver qual o melhor projeto que a gente vai ter. O Arnaldinho está preparado para isso, assim como eu também. A gente precisa juntar forças para melhorar a proposta para a sociedade.
Mas seu nome continua no jogo?
Eu estou disposto a participar da melhor forma que for pelas relações, pelas forças políticas. Eleição majoritária é mais ampla do que uma proporcional. A gente está aqui com alguns nomes que podem governar o Estado, que podem estar na chapa majoritária…
Inclusive o seu?
Eu tenho muita vontade, sempre fui muito claro e objetivo nisso, mas sempre também com muita responsabilidade de que isso passa por uma construção mais ampla. Acho que a gente está ajudando a fazer com que isso aconteça.
Quando deve ocorrer a filiação do Arnaldinho?
A gente vai definir uma data, mas será para os próximos dias, possibilidade de ser em outubro.
Em Brasília ou no Estado?
É uma decisão que vai passar pela vontade dele, se ele quiser fazer algum ato.
Frisando, o Ciro Nogueira deu a garantia de que Arnaldinho pode disputar o governo do Espírito Santo?
Vou reiterar que a frase usada por Arnaldinho é que ele vai construir esse ambiente para a disputa majoritária, porque tem muita gente falando que é candidato e candidato a qualquer custo a pessoa já queima largada. Hoje o diálogo foi de alto nível, de construir uma candidatura, de viabilizar um projeto eleitoral.