Sede da Prefeitura da Serra e em destaque o secretário de Cultura exonerado, Anderson Madeira
Sede da Prefeitura da Serra e em destaque o secretário de Cultura exonerado, Anderson Madeira

O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), exonerou o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Magalhães Madeira. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do município, na manhã desta terça-feira (25).

Anderson estava na gestão desde o início do mandato de Weverson e foi indicado pelo Podemos – ele é filiado ao partido. Em seu lugar foi nomeada, interinamente, a chefe de cerimonial Wanessa Cristina Vasconcelos Bruno Souza.

A exoneração de Madeira não foi a pedido – segundo consta na publicação – e pegou o Podemos de surpresa. O partido, que é aliado do prefeito, publicou uma nota alegando que não foi comunicado previamente da decisão e sinalizou falta de diálogo.

Na Serra, o Podemos é presidido pelo deputado estadual Alexandre Xambinho (Podemos), que foi coordenador da campanha de Weverson. O deputado confirmou a indicação do secretário e disse que ele realizou um trabalho “técnico” à frente da pasta.

Veja a nota do Podemos na íntegra:

“O Podemos participou ativamente da eleição do prefeito Weverson Meireles em 2024, elegendo três vereadores e tendo o deputado estadual Alexandre Xambinho, presidente municipal da sigla, como coordenador da campanha.

O partido indicou o secretário Anderson Madeira para a Setur, onde realizou um trabalho técnico e alinhado às demandas da cidade.

Nesta terça-feira, o Podemos recebeu com surpresa a exoneração do secretário, decisão tomada unilateralmente sem qualquer comunicação prévia ao partido.

O Podemos reafirma seu respeito institucional ao Executivo, mas ressalta a importância do diálogo e da construção conjunta para o fortalecimento do governo e para o bem da população serrana”.

A Prefeitura da Serra foi questionada sobre o motivo da exoneração, mas até o momento, não se manifestou a respeito – a coluna será atualizada se houver manifestação.

Xambinho e Weverson durante evento oficial em agosto (foto: Instagram/Xambinho)

Sexta mudança no secretariado

Weverson caminha para fechar seu primeiro ano de mandato como prefeito, mas já fez seis alterações de peso no primeiro escalão – contando com a de hoje.

As alterações começaram no segundo mês de mandato (fevereiro), quando a secretária Cláudia Maria da Silva pediu exoneração da Secretaria de Assistência Social (Semas).

Fernanda Coimbra, que estava à frente da Saúde, foi deslocada para a Semas e o enfermeiro Diogo Cosme assumiu a Secretaria da Saúde.

Ele, porém, ficou apenas quatro meses na gestão e pediu exoneração. Fernanda, então, retornou para a Saúde e Graziela Pagani foi para a Semas.

Em julho, o então secretário de Gestão e Planejamento, Ricardo Pandolfi, também pediu exoneração e foi substituído por Jorge Tadeu Laranja.

Em agosto, a mudança ocorreu no comando da Comunicação: saiu Renata Salgueiro para a entrada de Fabíola Zardini, que já foi secretária da mesma pasta na gestão Vidigal.

E em setembro, Laís Garcia (Rede) assumiu a Secretaria de Habitação da Serra no lugar da então secretária Graziela Pagani, que acumulava Habitação e Assistência Social.

LEIA TAMBÉM:

Laís Garcia vai assumir Secretaria de Habitação na Serra

Weverson anuncia secretariado

Fabiana Tostes

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e acompanha os bastidores da política capixaba desde 2011.